Gerenciando Blog - Um portal de Conteúdos Blog Uncategorized 4 galerias de arte para conhecer em São Paulo
Uncategorized

4 galerias de arte para conhecer em São Paulo

Independente de onde você mora, com certeza já ouviu falar e até mesmo pesquisou sobre a cidade de São Paulo. Apesar de ser conhecida, nacional e internacionalmente, o lugar esconde muitas particularidades. Quem não conhece SP a fundo pode acreditar que ela se resume a prédios, escritórios e muita correria. Isso não é mentira, mas a terra da garoa abriga muito mais do que uma vida acelerada. 

Uma prova disso são as diferentes manifestações culturais que acontecem em feiras, museus, galerias e até mesmo a céu aberto, no meio da rua. Ao visitar São Paulo, é possível respirar arte em cada canto. Se você deseja explorar esse aspecto da cidade, confira 4 galerias que não podem ficar de fora do roteiro:

Galeria Vermelho

Fundada há mais de 20 anos, a Galeria Vermelho fica próxima ao metrô Paulista e Consolação, dando fácil acesso para moradores e turistas. O objetivo do espaço é compartilhar a arte contemporânea de artistas brasileiros e latino-americanos. A galeria conta com um acervo fixo e exposições que podem ser checadas no site oficial do espaço. 

Os visitantes podem comparecer ao local de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e aos sábados, das 11h às 17h. A recomendação de passeio vale principalmente para quem gosta de apreciar a arte nos seus diferentes formatos: dança, cinema, música, moda e literatura. 

Pinacoteca 

É quase impossível falar de galeria de arte em São Paulo sem falar da Pinacoteca. O local ficou famoso dentro e fora da cidade, atraindo até mesmo a visita de turistas de todo o mundo para ver seu acervo fixo, exposições temporárias e uma lista de atividades.

Aberta de quarta a segunda-feira, das 10h às 18h, a Pinacoteca funciona em 3 edifícios. Um localizado na Praça da Luz, outro no Largo General Osório e mais um na Avenida Tiradentes. 

Instituto Tomie Ohtake

Quem gosta da mistura de artes não pode deixar o Instituto Tomie Ohtake de fora do roteiro. Com foco nas artes visuais, a galeria explora também a relação da arte com a arquitetura, o design e a educação, criando uma atmosfera única.

O espaço localizado a cerca de 800 metros da estação Faria Lima fica aberto de terça a domingo, das 10h às 19h. Além do acervo fixo, é possível participar de atividades presenciais e on-line. 

Zipper Galeria 

A Zipper Galeria tem tido grande importância para o desenvolvimento da arte na cidade. Desde 2010, o espaço tem aberto suas portas para artistas emergentes, incentivando a produção de arte em São Paulo. 

Localizada no Jardim América, o local permanece aberto ao público das 10h às 19h de segunda a sexta-feira e das 11h às 17h aos sábados. O espaço também conta com acervo próprio, feiras e exposições.

Como aproveitar as visitas? 

Você acabou de saber mais sobre 4 galerias de arte em São Paulo. Mas, afinal, como garantir que as visitas até elas serão bem aproveitadas? Tudo depende das suas expectativas e do seu gosto, por isso não existe uma regra. Mesmo assim, é possível seguir 3 dicas básicas:

Vá de transporte público

Quem é de São Paulo ou já visitou a cidade sabe que o trânsito é um dos pontos que chamam a atenção. Para evitar o estresse e aproveitar melhor o tempo, a dica é utilizar o transporte público para chegar até as galerias.

Chegue cedo

As galerias são repletas de obras que merecem ser apreciadas com calma. Por isso, se você tem tempo, o mais indicado é chegar logo após o espaço ter sido aberto. Isso também garante que você conseguirá circular com mais tranquilidade. 

Cheque informações sobre a programação e entrada

Todas as galerias possuem acervo próprio, mas é comum que tenham exposições e feiras por tempo determinado. Por isso, a dica é se informar antes sobre a programação no site e entender como funciona a compra de ingressos para a entrada.

Sair da versão mobile