maio 15, 2025
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Abrindo um comércio: estratégias para empreendedores iniciantes

Empreender é um desafio que exige planejamento, dedicação e conhecimento. Para quem deseja abrir um comércio, é essencial adotar estratégias que aumentem as chances de sucesso. Tais estratégias servem não apenas para você criar um negócio de sucesso, mas também para fazê-lo durar por anos.

Algumas vezes, os equipamentos farão toda a diferença na hora de ter um negócio de sucesso. Mesmo em pequenos negócios, equipamentos como um bom sistema de gestão ou um freezer horizontal (peça de suma importância no setor alimentício) podem colocar sua empresa à frente da concorrência.

Porém, em outros casos, a formação do negócio em si, com pesquisas de mercado e uma boa gestão financeira, tem um papel ainda maior. Se você quer iniciar sua empresa da maneira adequada, vamos te apresentar quatro dicas para isso — a última pode definir a longevidade ou morte do seu negócio.

Monte um plano de negócios adequado

Antes de definir seu público-alvo ou escolher o local da sua empresa, o primeiro passo é ter em mãos um plano de negócios. Enxergue um plano de negócios como a “certidão de nascimento” da sua empresa, onde estão as principais informações a respeito dela, como:

  • dados dos empreendedores e razão social da empresa;
  • resumo do negócio;
  • setor de atividade;
  • informações sobre o mercado e os objetivos da empresa;
  • capital social;
  • fontes de recursos e projeções iniciais de receitas;
  • valores, missão, visão e propósitos da organização.

Com um plano de negócios em mãos, você terá nítidas vantagens sobre seus concorrentes menos organizados. A principal delas será um caminho para tirar sua empresa do papel, bem como dados financeiros que vão te ajudar a conseguir financiamentos ou investidores para obter o primeiro capital para sua nova empresa.

Saiba qual é o seu público-alvo

Embora gênios do empreendedorismo como Steve Jobs não gostem de fazer pesquisas de mercado, ter o conhecimento de quem é o público-alvo da sua empresa é uma etapa muito importante antes de abrir seu negócio.

Por exemplo, abrir uma loja de skates é completamente diferente de criar uma empresa de aluguel de roupas para casamento. Mas, em ambos os casos, você precisa saber quais são as necessidades do seu público. E aí não tem segredo: é preciso ir para a rua e fazer pesquisas, questionar as pessoas.

Com a pesquisa de mercado, você pode conferir alguns desses dados ou descobrir que precisa fazer modificações. Essa pesquisa também vai te ajudar a definir a localidade em que esse público se concentra, o valor médio gasto e seus problemas. Dessa forma, seu posicionamento de mercado se torna mais sólido e eficiente.

Escolha uma ótima localização

“Localização, localização e localização”. Esse é o mantra do setor imobiliário quando o assunto é vender imóveis, e o mesmo vale para a sua empresa. Caso seu negócio dependa de um ponto fixo, jamais negligencie o poder de um imóvel próximo às principais vias de circulação do seu público-alvo. 

Se você quer montar uma empresa de aluguel de bicicletas, por exemplo, pode fazer isso numa área próxima a pontos de encontro de ciclistas, ou então na beira-mar. Ou no caso de uma loja de roupas, escolha pontos de grande movimentação, como shoppings ou avenidas centrais.

Além disso, certifique-se de que o local tenha fácil acesso tanto para clientes quanto para fornecedores, contando com área de estacionamento privativo ou então que seja próximo a locais públicos, com o objetivo de reforçar a segurança.

Localização para e-commerce

A localização também é importante para negócios digitais, mesmo que eles não possuam espaço físico. Nesse caso, você precisa de um site com boa hospedagem e estratégias de marketing para colocar seu e-commerce bem posicionado em mecanismos de busca como o Google.

Aprenda a utilizar palavras-chave relevantes na hora de criar o seu site (ex: “placa de vídeo” no caso de uma plataforma de informática). Essas palavras te ajudam a fazer o seu site ficar entre os primeiros resultados nas pesquisas e ser visto por mais pessoas, aumentando seu destaque e suas vendas.

Não esqueça o financeiro

De acordo com dados do Sebrae, cerca de 60% das empresas fecham em até cinco anos de atividade, e a falta de planejamento financeiro é responsável por aproximadamente 50% dos fechamentos. 

Ou seja, se o plano de negócio é importante para fazer sua empresa nascer, duas coisas são importantíssimas no planejamento financeiro. A primeira é acompanhar de perto suas despesas e receitas, especialmente nas compras feitas a prazo.

Como o dinheiro dessas vendas não entram imediatamente no caixa, você precisa ter atenção para não contabilizá-las e acabar bagunçando suas finanças.

A segunda é ter um capital de giro para dar conta das despesas iniciais enquanto seu negócio não gera receita. Depois, ter esse capital para cobrir eventuais custos com fornecedores e o pagamento de funcionários e despesas cotidianas.

Seguindo essas dicas, você terá sucesso em criar um negócio que prospere por anos e gere excelentes retornos.

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