Vi a notícia no Spice Up Your Blog, que foi confirmada por diversos blogs que tiveram o seu PageRank alterado.
Embora o próprio Google já tenha sinalizado há bastante tempo que o PageRank não tem mais tanto valor quanto no passado (veja meu artigo O Google PageRank Ainda é Importante?), o fato dele continuar sendo atualizado e mostrado nas barras de ferramentas oficiais do Google faz com que continue sendo um índice importante para medir a relevância das páginas na internet.
No início da história do Google, o PageRank era um número importantíssimo, pois tinha um peso enorme no posicionamento das páginas nos resultados das buscas.
Hoje, a situação é bem diferente: o PageRank (ou, simplesmente, PR) é apenas um dos muitos fatores que o Google utiliza.
No entanto, até hoje o Google continua realizando a atualização do PageRank e exibindo-o em sua barra de ferramentas (hoje só disponível para o Internet Explorer).
Na barra, é dito que “O PageRank é a visão do Google acerca da importância desta página”. Por isso, continua sendo um índice válido para medir a relevância de seu blog.
De forma simplificada, o PageRank é resultado dos seus backlinks: quanto mais links “dofollow” em sites de qualidade existirem apontando para a sua página, maior será o seu PR.
Se ele está aumentando, significa que você está obtendo links de qualidade.
É importante notar que cada página do seu blog tem seu próprio PR.
Para conhecer o PR de suas páginas, você pode utilizar, além da barra de ferramentas para o IE, uma extensão do Google Chrome ou o PR Checker.
Nesta atualização, o PageRank do Gerenciando Blog continuou inalterado, em 4.
Qual foi o seu resultado?
Compartilhe com os demais deixando um comentário.