É também uma técnica poderosa para obter de forma honesta e transparente uma lista com e-mails de pessoas interessadas nos artigos que você escreve.
Neste artigo, mostrarei um procedimento simples para você aumentar o número de seus assinantes ativos, utilizando apenas os dados que o próprio Feedburner oferece.
Introdução
Pouco tempo atrás, recebi um comentário do Prof. Edmundo Santana em meu artigo FeedBurner: Aproveitando Melhor seu RSS.
Ele fez uma constatação bastante interessante: embora possuísse um número alto de assinantes de seu RSS por e-mail, grande parte deles não havia confirmado a assinatura – o que significava que não estava recebendo os novos artigos por e-mail.
Sua dúvida – bastante pertinente – era o que fazer para reenviar a confirmação de assinatura para esses leitores, de forma que se tornassem assinantes efetivos de seu feed RSS e passassem a receber esses artigos.
Fiz uma verificação em meus dados do FeedBurner e cheguei à mesma conclusão: entre os assinantes do Gerenciando Blog por e-mail, quase 25% não haviam confirmado a assinatura.
Assim, imagino se tratar de uma situação comum, que ocorra com boa parte dos blogs.
Assim, o objetivo deste artigo é mostra uma forma simples para tentar “recuperar” esses assinantes que não confirmaram sua assinatura e, assim, diminuir essa “taxa de rejeição” – utilizando o termo adaptado pelo próprio Prof. Edmundo Santana para a situação.
Se você ainda não está familiarizado com o FeedBurner e deseja mais informações sobre o uso do RSS para divulgar seu blog, sugiro a leitura prévia dos artigos abaixo:
Como funciona a assinatura do FeedBurner por e-mail
Todo o processo de assinatura do seu feed de novos artigos por e-mail enviado pelo FeedBurner funciona da forma descrita abaixo:
1. O visitante entra em seu blog, preenche seu e-mail em uma caixa disponibilizada por você e clica em “Assinar”.
Após fazer isso, a pessoa já aparecerá em sua lista de assinantes por e-mail no FeedBurner, com o status de “Não Verificado”.
2. Logo em seguida, ele recebe um e-mail no endereço informado, com um link onde ele precisa clicar para confirmar a assinatura.
Isso é feito para confirmar se o e-mail é realmente da pessoa que fez a assinatura.
3. Somente a partir do momento em que clicar no link recebido é que ele se tornará um assinante de seu feed por e-mail e passará a receber seus novos artigos.
Neste momento, ele aparecerá em seu FeedBurner com o status “Ativo”.
O problema é que muitos visitantes não realizam o procedimento citado no item 2.
Isso por acontecer por diversos motivos:
- O endereço de e-mail informado estava errado.
- O e-mail de confirmação recebido foi barrado ou enviado para a caixa de spam.
- O e-mail foi recebido corretamente, mas o visitante simplesmente não clicou no link.
Quando ocorre o primeiro caso, não há muito o que faz.
Mas, se a assinatura não foi confirmada pelos outros dois motivos, você pode dar uma “forcinha” para que a assinatura seja confirmada.
Por isso, este método é útil não apenas para você, mas também aos próprios assinantes, que podem ter perdido o e-mail de confirmação.
Como obter a lista dos assinantes que não fizeram a confirmação
Infelizmente, o FeedBurner não oferece uma forma automática para o reenvio do e-mail de confirmação.
Mas, você mesmo pode fazer isso.
Dá um pouco de trabalho, mas o resultado compensa.
Basta seguir os procedimentos abaixo.
1. Acesse http://feedburner.google.com e entre com seu usuário e senha.
2. Clique sobre o nome do seu feed.
3. Clique na opção “Subscribers” (Assinantes), na barra à esquerda.
4. Clique no item “FeedBurner Email Subscriptions”, que fica abaixo do gráfico mostrado (talvez você tenha que rolar a tela para vê-la).
5. Dentro dessa opção, clique em “Controle sua lista de Email dos Assinantes”.
6. Na próxima tela, você verá a lista de seus assinantes por e-mail.
Note que na coluna “Status” você pode ver quem são os assinantes ativos e aqueles que ainda não confirmaram a inscrição.
Para facilitar a seleção de quem ainda não confirmou a assinatura, clique na opção “Exportar: CSV”. Salve o arquivo em seu computador.
Trata-se de uma lista com todos os seus assinantes do FeedBurner por e-mail.
7. Abra esse arquivo no Microsoft Excel.
Se você não sabe como realizar essa operação, sugiro a leitura do help online do Excel.
8.
Ao final, você terá uma planilha Excel com todos os seus assinantes, incluindo o seu status.
9. A coluna mais importante é a de “Status”.
Filtre ou ordene sua planilha por esta coluna, para que sejam exibidos somente os e-mails que estão com a situação “Pending Verification” (Verificação pendente).
Pronto! Agora você já tem uma lista completa dos seus assinantes que não clicaram no link de confirmação.
Como relembrar seus assinantes para confirmar a assinatura
Uma vez obtida a lista, o método para relembrá-los é simples – mas eficiente.
Envie para esses endereços um e-mail informando-os sobre o ocorrido.
Algumas dicas para a elaboração desse e-mail:
- Jogue abertamente: informe que você está enviando o e-mail porque já havia sido solicitada a assinatura, mas que ela não foi confirmada.
- Oriente o assinante, informando-o que é necessário clicar no link de confirmação para que ele receba seus novos artigos.
- Também informe-o sobre como ele deve proceder caso deseje realizar novamente o processo, mostrando a ele onde está a caixa para realizar a assinatura por e-mail.
- Se você tem uma lista pequena de e-mails para enviar, pode enviá-los um a um.
- Caso a lista seja grande, você pode enviar para diversos destinatários ao mesmo tempo. Tome cuidado para não exagerar: há serviços de e-mail que consideram “spam” um e-mail enviado a uma lista muito grande. Assim, não inclua mais de 50 destinatários no mesmo e-mail. Se for necessário, quebre a lista e envie mais de um e-mail.
- IMPORTANTE: Se for incluir diversos destinatários no mesmo e-mail, utilize a opção “Cco” ou “Bcc” (Cópia Oculta). Dessa forma, os endereços não ficarão abertos para todos da lista, para não soar deselegante e não permitir seu uso para “spam”.
Conclusão
Eu mesmo já utilizei este método recentemente no Gerenciando Blog e ele funciona: diversos assinantes que estavam antes como pendentes já confirmaram suas assinaturas e passaram a receber corretamente os artigos.
Prepare-se também para receber respostas informando que alguns dos e-mails da lista são inválidos.
Como eu disse anteriormente, é possível que alguns assinantes tenham digitado endereços errados ao realizar a assinatura – e infelizmente não há o que fazer nesse caso.
E você, conhece alguma outra forma para confirmar as assinaturas que estão pendentes?
Quer compartilhar seus resultados?
Deixe um comentário!