Foi um evento incrível, com palestras e bate papos onde participaram blogueiros famosos, agência de publicidades e outras pessoas do meio.
Para quem não pôde ir, deixo neste artigo minhas impressões sobre o evento e sobre as palestras que assisti.
O evento
O Café com Blogueiros foi realizado no último sábado, 03/12/11, na ESPM, em São Paulo.
Foi um dia inteiro com palestras e bate papos focados nos blogueiros e seus blogs.
O evento contou com a presença de blogueiros famosos, que puderam compartilhar suas experiências e mostrar o que os levaram ao sucesso – e também o que os atrapalharam.
Houve também a a presença de representantes de agências de publicidades, que falaram o que elas procuram para anunciar em blogs – o que abre as portas de uma oportunidade fantásticas para rentabilizar um blog.
No geral, o evento foi fantástico – especialmente considerando que foi um evento grátis.
Os temas abordados foram ótimos e os convidados cumpriram bem sua missão – embora não tenha sido incluído nenhum metablogger entre os palestrantes.
A infraestrutura da ESPM é ótima!
O único porém foi a questão dos horários, que não foram cumpridos.
Registro também a interessante oportunidade de conhecer pessoalmente o Marcos Lemos, do Ferramentas Blog.
Trocamos experiências, falamos sobre planos futuros e sobre o nicho dos metablogs.
Durante o dia, foram realizadas 10 palestras, dividas em 5 horários.
Abaixo estão minhas impressões sobre as que eu assisti.
Análise de Mercado – O que os melhores estão fazendo?
Comentou sobre o primeiro blog pessoal do mundo – o Justin’s Links – e alguns blogs de destaque, com o Update or Die.
Juliana também citou a edição mais recente da pesquisa da Technorati sobre blogs, que mostra números detalhados sobre os blogs pelo mundo todo.
Uma visão da Juliana que compartilho é com relação ao que é um blog bom ou que faça sucesso.
Essa visão é pessoal é depende da motivação e objetivo de cada blogueiro.
Para uns, o sucesso pode ser o número de visitas, para outro o dinheiro ganho e para outro o número de comentários recebidos.
O momento polêmico se deu quanto à visão da Juliana quanto aos anúncios do AdSense no decorrer dos artigos – algo que faço no Gerenciando Blog, logo abaixo dos cabeçalhos.
Segundo ela, é uma prática abominável e que afasta visitantes.
Discordo dessa posição, pois esses anúncios costumam ser justamente os que mais rendem.
E, como defesa, posso afirmar que, após sua colocação, o número de visitas aos artigos manteve-se estável.
SEO para Blogs
Dele, participaram o Coca Gelada, o Mauricio Zane e o Rafael Designer.
Se você não conhece o termo SEO, trata-se de “Search Engine Optimization” (ou Otimização para Mecanismos de Buscas, como o Google).
Gostei da primeira frase do Mauricio, quando tratou da importância do conteúdo para a SEO.
O importante é ter “conteúdo original e único”, segundo ele.
Sempre costumo ressaltar a importância de ter conteúdo original e de qualidade em seu blog.
As dicas foram voltadas para o WordPress – especialmente pela citação relação dos plugins de SEO, como o Yoast (o melhor, segundo eles), o All in One e o Platinum Pack.
Foram também citadas diversas ferramentas grátis para pesquisa e otimização de palavras-chave:
- Google Keyword Tool
- Google Insights
- Google Webmasters Tools – Mostrada no artigo Google Webmasters: Mostre-se ao mundo
Também houve um momento polêmico, com a pergunta sobre ética versus SEO, pois ainda há muita otimização feita com técnicas não honestas.
A galera vibrou quando o Coca Gelada falou que “ética não paga conta”.
Mas, ainda sou daqueles que acreditam que a ética deve estar sempre em primeiro lugar.
Planejamento para Blogs
Para mim, foi uma das melhores do dia, tanto com relação à organização quanto ao conteúdo.
Sem contar que o Vitorino é uma figura e tornou a apresentação bastante interessante.
Segundo ele próprio, o objetivo foi mostrar o que ele aprendeu nesse tempo em que tem seu blog, mostrando o que funcionou para ele.
Uma dica dada pelo Vitorino foi não seguir todas as suas dicas, pois nem todas podem funcionar para o blog dos outros.
Ele abordou desde o planejamento do blog em si, mostrando os cuidados que você deve ter com seu conteúdo.
Saber o que postar, quanto e quando postar são itens importantes.
É essencial conhecer seu leitor para saber o que ele espera ver em seu blog.
Comentou também sobre aspectos mais técnicos, como a otimização das metatags “title” e “description”, ainda muito importantes para o Google.
Citou também a importância de criar títulos curtos, mas significativos, para seus artigos.
Outro aspecto que gostei de ver foi a importância do primeiro parágrafo de seus artigos: se ele não for interessante, é grande a chance de que o leitor não o leia até o final.
Vitorino também falou sobre a importância de você conhecer os artigos mais lidos do seu blog e de complementá-los de tempo em tempo.
Que tal fazer isso agora mesmo?
Verifique em seu Google Analytics quais são esses artigos em seu blog e revise-os, atualizando informações e colocando mais links.
E, para terminar, Vitorino citou outro ponto importante para quem tem blog e já alcançou ou pretende alcançar fama e sucesso com seu blog: humildade.
Assista o vídeo abaixo e entenda o que ele quer dizer.
Blogueiros Empreendedores
Este foi um bate papo interessante conduzido pelo Alexandre Formagio (MediaEducation) com o Maurício Cid (Não Salvo), o Felipe Ramos (Papo de Homem) e novamente o Marcelo Vitorino (Pergunte ao Urso).
Tratam-se de 3 blogueiros que conseguiram uma relevância tão grande com seus trabalhos que conseguiram transformá-los em empresas, ou que os alçou para novos trabalhos.
Cid, por exemplo, está na TV, Vitorino já escreveu livros e dá palestras.
Novamente foi citada a importância do planejamento para os blogs.
Outro ponto muito interessante foi a divulgação de um trabalho que o Vitorino está fazendo com a SEBRAE, com a finalidade de apoiar os blogueiros em sua profissionalização.
Isso será muito bem vindo a todos nós!
Algumas coisas ficaram claras para mim: primeiro, que poucos chegarão ao nível que esses blogueiros alcançaram; segundo, e mais importante, que as suas histórias são importantes para nos mostrar o caminho para dar mais relevância ao nosso trabalho e nos permitir tirar bons proveitos financeiros dele.
Agências & Blogs – Uma parceria de sucesso!
Estavam lá Chico Montenegro (Midia Boom), Sandro Rodrigues (Profissão Produto), Cleyton Carlos Torres (Mídia8) e Rafa Coimbra (Iungo).
Foi outro encontro muito interessante.
Pela primeira vez, pude ouvir uma agência de publicidade dizendo o que espera de um blogueiro.
Algumas palavras são óbvias – e mesmo assim solenemente ignoradas pela maioria: seriedade e profissionalismo.
Sem isso, dificilmente um blogueiro conseguirá que seu blog seja oferecido como plataforma de publicidade para um cliente de uma agência.
Alguns pontos básicos para você se preparar para ser abordado por uma agência:
- Conheça o seu visitante. Saiba quem é ele, de onde vem, o que procura e quais são os seus interesses. Parte dessas informações você pode obter no Google Analytics, mas outras precisam ser perguntadas através de uma enquete ou pesquisa.
- Possua um mídia kit em seu blog. Não se limite a mostrar números referentes ao número de visitas ou seguidores que você tem. Mostre informações referentes ao gosto do seu visitante.
- Tenha um formulário de contato em seu blog. É básico, mas muitos ainda não o tem.
Outro ponto citado por eles: não espere uma agência de publicidade entrar em contato com você.
Se você considera que seu blog está preparado para oferecer publicidade, contate as agências e ofereça seu trabalho.
Dê ideias e mostre como seu blog pode ser útil e rentável para seus clientes.
É uma forma interessante de criar relacionamento com uma agência e mostrar disponibilidade.
Conclusão
São raros os eventos realizados especificamente para blogueiros.
Por isso, uma oportunidade como o Café com Blogueiros é mesmo imperdível.
Todos que têm um blog e gostariam de ser levados a sério deveriam participar de eventos assim.
É ótimo poder ouvir a experiência de quem já trilhou esse caminho e obteve sucesso.
O Blogger definitivamente não foi o foco do evento.
Em mais de uma oportunidade foi citado como uma plataforma ruim para blogs.
Mas, continuo árduo defensor da plataforma, pois ela se adequa muito bem para quem não tem conhecimentos técnicos e quer ter um blog.
O próprio Gerenciando Blog é um ótimo exemplo de que é possível ser relevante no Blogger.
Mas, isso é um assunto a ser tratado futuramente.
Alguém participou do evento e quer dar sua opinião?
Ou quer comentar os assuntos tratados?
É só deixar um comentário!