No sentido que abordarei aqui, “identidade” é o que torna o seu blog único, diferente de todos os outros blogs existentes.
Sem isso, seu blog será apenas mais um, parecido com tantos outros.
Veja neste artigo dicas para criar e manter a identidade do seu blog ao longo do tempo.
Introdução
Você já visitou um blog e teve a sensação de que não se trata de algo novo?
Você pode nem ter consciência do que exatamente o que o leva a ter essa percepção, mas algo lhe diz que você já visitou outros blogs como aquele.
Se isso acontece, é um indicativo de que o blog não possui uma identidade definida ou marcante. Isso é um péssimo sinal!
Afinal, porque você voltaria a esse blog se não consegue perceber originalidade nele?
O mesmo acontece com as pessoas que visitam o seu blog.
Se você não consegue transmitir a elas de forma clara a identidade do seu blog, será mais difícil para que elas se envolvam e acompanhem o seu trabalho.
Nos próximos itens, você verá diversos aspectos do seu blog que auxiliam na composição de sua identidade, com dicas para trabalhá-los da forma correta.
Você perceberá que, uma vez estabelecida uma identidade para seu blog, é importante mantê-la ao longo do tempo, para ajudar na fixação dela em seus leitores.
1. Nome
Um dos primeiros itens que você deve levar em consideração para a formação da identidade do seu blog é o nome que você dará a ele.
Quando criar um blog, pense em um nome forte, original e de fácil memorização.
Tenha em mente que essa será a sua “marca” e é ela que será divulgada e citada quando alguém falar de você.
Um nome genérico demais como “Blog das coisas bonitas” dificilmente será fixado na memória de seus leitores.
Para ver mais dicas, leia o artigo 9 dicas para escolher um bom nome para seu blog.
Outro detalhe importante: o endereço do seu blog deve estar diretamente relacionado com o nome que você deu a ele.
Seria muito estranho acessar um endereço como www.blogdamaria.com para entrar em um blog com o nome “Minhas Pinturas”.
Por último, evite a tentação de dar ao seu blog o mesmo nome de outro blog que já exista. Por via das dúvida, faça uma pesquisa no Google para se certificar de que o nome escolhido por você é mesmo original.
2. Logotipo
O logotipo ajuda a fixar o nome e a marca do seu blog.
Por isso, é uma ótima ideia criar um (ou contratar alguém para fazê-lo) assim que você criar o seu blog.
Outra forma eficiente para fixar seu logotipo é utilizá-lo em sua assinatura de e-mail, redes sociais e outros cadastros referentes ao seu blog.
Quando as pessoas começarem a ver apenas o logotipo e se lembrarem do seu blog, significa que você está fazendo um bom trabalho.
3. Cores
De forma semelhante ao logotipo, as cores são elementos visuais marcantes e que ajudam a definir a identidade do seu blog.
Seja original e traga cores diferentes ao seu blog!
No caso do Gerenciando Blog, os tons de vermelho e amarelo escuros foram adotados logo no início do blog e permanecem até hoje.
Fuja das combinações óbvias (como o azul e branco já “batidos” do Facebook) e faça com que o leitor lembre-se do seu blog ao ver as cores que você escolheu.
4. Template
Mesmo que você escolha um template grátis, customize-o para ser diferente dos demais blogs que o utilizarem.
E resista à tentação de mudar o template a cada mês: se você fizer isso, seu visitante dificilmente conseguirá acostumar-se ao visual e parecerá estar visitando um novo blog a cada vez.
É uma boa ideia avisar ao seu leitor quando você troca seu template, como fiz no artigo Novo layout do Gerenciando Blog.
5. Artigos originais
Nem preciso dizer que todos os artigos do seu blog devem ser originais, correto?
Se você ainda tem alguma dúvida sobre isso, sugiro fortemente que você leia o artigo Evite a tentação de escrever um blog fácil.
Ninguém continuará visitando seu blog para ler artigos que já foram publicados em outro lugar.
O mesmo se aplica às suas ideias: tente fugir da tentação de escrever apenas sobre o que todos estão escrevendo. Seja inovador!
6. Personalidade do autor
Outro item que colabora para a identidade do blog é a personalidade do autor.
Há muitos tipos diferentes de autores, do humilde ao arrogante, do bem humorado ao sério, do carinhoso ao contido. Salvo os extremos, não há certo e errado.
Você pode fazer sucesso com um blog bem humorado sobre política ou um blog sério sobre comédias.
Por isso, mostre aos leitores quem você é de verdade e resista à vontade de copiar quem faz sucesso.
Se você consegue atrair um público fiel, isso significa que você é bem aceito da forma como é.
7. Guest Posts
Os “guest posts” – que são artigos escritos por autores convidados – são uma faca de dois gumes.
Eles podem ser ótimos para o seu blog, pois trazem novas ideias e estilos aos seus leitores.
Mas, quando utilizados em excesso, descaracterizam o blog e levam à perda da identidade.
Já vi casos de blogs famosos que começaram a naufragar pelo excesso de artigos escritos por leitores convidados.
Tenha também cuidado ao escolher quem escreverá um “guest post” em seu blog: mudanças muito radicais também podem não agradar ao seu público.
Por isso, antes de publicar um artigo, leia-o atentamente e avalie se os seus leitores gostarão dele.
Conclusão
Resumindo todos os tópicos acima: faça com que seu blog seja original!
É isso o que criará a sua identidade e atrairá as pessoas a visitar o seu blog e não o do seu concorrente.
Uma vez que você tenha conseguido isso, evite mudanças radicais – a não ser que haja um ótimo motivo para isso. É assim que você criará e manterá a identidade do seu blog.
Para terminar, agradeço ao André Viegas pela sugestão para escrever este artigo. Se você também tem uma sugestão, basta clicar no botão “Sugira um artigo”, no canto inferior direito da tela.
O que você pensa sobre o assunto?
Tem mais alguma ideia ou dica que podem ajudar na criação e fixação da identidade de um blog?
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