A segurança de motocicletas é uma preocupação crescente, especialmente em áreas urbanas e regiões de alto risco. Isso se reflete no alto número de furtos de motos no Brasil, que atingiu 150 mil em 2024, de acordo com dados da Pnad Contínua.
Em razão do porte menor, as motos acabam chamando mais a atenção dos criminosos. No entanto, táticas como instalar alarmes e rastreamento para motos são grandes aliadas na proteção do seu patrimônio. Conheça algumas táticas que podem ser utilizadas para dar mais segurança para sua companheira de duas rodas.
Cuidado onde estaciona
Se você quer proteger sua moto, a primeira linha de defesa é sempre a prevenção do crime. Uma das formas mais eficientes é impedir que sua moto fique em locais acessíveis para criminosos.
Se você usa sua moto durante o dia, procure estacioná-la em locais seguros, com grande circulação de pessoas. De preferência, opte por utilizar estacionamentos pagos que tenham sistema de vigilância por câmeras ou segurança armada.
Caso saia à noite, você deve estacionar em locais bem iluminados e que também tenham circulação. Evite estacionamentos a céu aberto e escolha opções fechadas, mesmo que tenha que pagar mais caro.
Travas de segurança
Foi-se o tempo em que travas e trancas de segurança eram algo exclusivo de ciclistas: elas também são itens de segurança essenciais nas motos.
A tranca oferece um reforço de proteção ao travamento do pescoço e torna ainda mais difícil que criminosos possam roubar sua motocicleta. Existem diversos tipos de travas de segurança.
Trava de disco com alarme
Esse tipo de trava conecta-se diretamente ao disco de freio da moto. Caso alguém tente mover sua moto sem desativá-la, a trava emite um alarme sonoro, alertando pessoas e a polícia para a tentativa de roubo. É um dos modelos de travas mais populares.
Trava de corrente
Essas travas se assemelham às travas utilizadas em bicicletas, mas são bem mais resistentes, pois são feitas de aço temperado, que prende a moto com firmeza em algum ponto fixo, como estacionamento de moto ou poste.
A trava de corrente também é muito popular devido a sua grande resistência e menor custo, além de dificultar bastante o roubo. Para removê-la, o criminoso precisaria de equipamentos pesados, o que desestimula a ação.
Bloqueadores de guidão
Toda moto já sai de fábrica com a função de bloquear o guidão, e é uma proteção básica e eficiente. Ao estacionar a moto, você pode colocar o guidão inclinado para o lado e travá-lo, impedindo que a moto seja movimentada com facilidade por ladrões.
Alarmes
Embora a já mencionada trava de freio tenha um alarme, existem versões mais eficientes desse dispositivo que protegem a moto como um todo. Um alarme geral também pode impedir o roubo através da desativação da moto.
Funciona assim: caso um ladrão consiga levar sua moto, o alarme é programado para cortar a força da bateria, fazendo com que o motor perca força. A moto, então, para de funcionar e um alarme estridente começa a tocar, chamando a atenção.
Dessa forma, o dispositivo reúne uma proteção dupla, pois impede que o ladrão consiga dirigir a moto por uma longa distância e ainda serve como um alerta de roubo que pode atrair a polícia.
Sistemas de rastreamento
De nada adianta ter um alarme que bloqueia o roubo da sua moto se você não tem como localizá-la, certo? Por isso, a melhor forma de reforçar a segurança da sua moto é integrar o alarme a um sistema de rastreamento.
Esses sistemas utilizam rastreadores GPS com alta precisão, o que permite que você consiga localizar e recuperar sua moto com mais facilidade. Além disso, muitas empresas possuem integração com as autoridades, que recebem a localização da moto em tempo real.
Por fim, ter um rastreamento via GPS pode até ajudar na hora de contratar um seguro, já que muitas seguradoras oferecem descontos em apólices para motos equipadas com rastreadores.
Infelizmente, não há uma única fórmula infalível para proteger sua moto de assaltos. Por isso, a melhor estratégia é combinar diferentes tipos de equipamentos, proteções e estratégias que sirvam como redundâncias para aumentar ainda mais sua proteção e a do seu veículo.