Dicas de como fazer dinâmicas de grupo nos processos seletivos da sua empresa
A contratação de profissionais para compor o quadro da empresa envolve planejamento. O processo seletivo precisa ser desenhado de acordo com as necessidades e as expectativas da organização, visando à escolha de colaboradores que estejam alinhados às demandas do negócio.
É nesse contexto em que estão inseridas as dinâmicas de grupos. A dinâmica de grupo é uma ferramenta cujo objetivo é obter informações específicas a respeito dos colaboradores.
Junto à entrevista, à análise comportamental e a outras ferramentas de recrutamento, ela ajuda no processo de tomada de decisão.
Qual é a finalidade da dinâmica de grupo?
A dinâmica de grupo é utilizada em processos seletivos com o propósito de avaliar as características dos candidatos.
Embora muitas das características possam ser analisadas na entrevista, as dinâmicas de grupo são eficientes para análise de aspectos como capacidade de liderança, raciocínio lógico, pensamento crítico, trabalho em equipe, resiliência, comunicação e ética.
Como planejar a dinâmica de grupo
Para organizar a dinâmica de grupo, o gestor e o time de RH devem ter um objetivo claro. Por se tratar de uma dinâmica para contratação, estabeleça quais serão as características analisadas durante a dinâmica.
Defina quantos candidatos vão participar, o local onde a atividade será realizada e o tipo de dinâmica que será desenvolvida. Confira, a seguir, alguns exemplos de dinâmicas que podem ser utilizadas em processos seletivos.
5 dinâmicas de grupo que você pode utilizar na sua empresa
Existem dinâmicas com propostas e objetivos distintos: para avaliar entrosamento, criatividade, capacidade de comunicação, iniciativa, liderança e capacidade de lidar com a pressão.
1. Entrosamento
Uma dinâmica muito utilizada no início do processo seletivo, esse exercício ajuda a melhorar o entrosamento entre os participantes. Ele pode ser usado tanto em processos seletivos quanto em outras propostas de dinâmicas de grupo.
Para a atividade, você vai precisar de folha branca e caneta. Entregue uma folha para cada participante e peça que escrevam algo sobre si. Você pode fazer perguntas que envolvam informações de identificação pessoal — nome, idade, estado civil — bem como hobbies e questões relacionadas ao indivíduo.
Defina um tempo para que os candidatos respondam às perguntas — algo em torno de 15 minutos é suficiente — depois misture as folhas e devolva aos participantes.
A atividade é ler e tentar descobrir quem é a pessoa que escreveu aquilo. Isso ajuda no entrosamento dos participantes e permite avaliar algumas questões comportamentais relacionadas à comunicação e à interação social.
2. Criatividade e comunicação
Essa dinâmica é conhecida por ser amplamente utilizada em processos seletivos. A atividade consiste em dividir os candidatos em grupos, entregando para cada grupo cartolina, canetas, tintas, recortes de jornal e outros materiais.
O recrutador deve escolher um tema e pedir que cada equipe apresente uma criação relacionada ao tema, usando estética e criatividade. Ao final da atividade, os participantes devem escolher o time que apresentou o tema de forma mais criativa.
Quando for escolher o tema, tenha cuidado para não selecionar questões polêmicas e que possam causar divergências e discussões. O objetivo é avaliar a criatividade, a comunicação e a capacidade de desenvolver o trabalho em equipe.
3. Iniciativa
Outra dinâmica interessante para avaliar a capacidade de trabalhar em equipe, a comunicação e a produtividade é a dinâmica conhecida como “Iniciativa do caos”.
Você deve pedir aos candidatos que eles saiam da sala por um tempo. Enquanto estiverem aguardando no lado de fora da sala, o recrutador desorganiza o local, espalhando objetos, mudando a posição de móveis, colocando folhas de papel e itens no chão.
Depois, os candidatos são chamados de volta para a sala e precisam decidir o que vão fazer. Enquanto algumas pessoas começam a arrumar imediatamente, outros organizam o grupo em equipes e estabelecem tarefas para organização. Há, ainda, aquelas pessoas que optam por não ter nenhuma iniciativa.
A dinâmica “Iniciativa do caos” permite avaliar o traço comportamental de iniciativa de cada candidato. Você deve avaliar essa característica à luz das necessidades do cargo.
4. Liderança
Se a empresa está procurando um candidato com perfil de liderança, a dinâmica da “ilha deserta” é uma excelente alternativa.
O recrutador pode colocar um tapete no chão ou fazer um quadrado no chão, delimitando um espaço. Diga aos candidatos que esse espaço é uma ilha, eles estão na ilha e sem alimento, por isso precisam pensar em maneiras de sair de lá.
Abra um tempo para interação — 15 a 20 minutos é tempo suficiente — depois, converse com o grupo e veja qual foi a solução encontrada. Verifique qual candidato se tornou o líder da atividade e se os demais se sentiram confortáveis com a tarefa.
5. Pressão
Lidar com a pressão no ambiente de trabalho é a exigência de muitos cargos e atividades. Por isso, esse exercício pode ser uma excelente estratégia para medir essa capacidade dos seus candidatos.
O recrutador deve pegar uma pequena “caixa”, colocar uma música e pedir que os candidatos passem o objeto uns aos outros. O recrutador ficará de costas para o grupo a fim de que não veja quem está com a caixa.
Quando a música parar, o recrutador deve fazer perguntas como “você tem coragem de abrir a caixa?”, “tem certeza de que é a melhor escolha?”, “se abrir, conseguirá realizar as tarefas descritas?”, “se você tiver que eliminar um candidato da dinâmica, será capaz?” e “se a caixa pedir para você sair da dinâmica?”.
A ideia é estimular a pressão no candidato para avaliar como ele se sai. Ele precisa decidir se abre ou não a caixa. Se ele não abrir, a atividade continua. Por meio da dinâmica, é possível avaliar como a pessoa lida com as pressões e o quanto é influenciada por elas.
Esses são apenas alguns exemplos de dinâmicas em grupo que podem ser utilizadas pelos recrutadores. Entendendo os seus objetivos e as características que você pretende avaliar, é possível desenvolver outras atividades.