Embora sejam bem menos conhecidas e utilizadas que as do Google, este serviço da Microsoft também é importantes para o SEO do seu blog.
Além de permitir ajustes para um bom posicionamento dos seus artigos nos resultados do Bing, ele lhe dá dicas e orientações para a melhoria do SEO do seu blog.
Veja neste artigo o que o serviço oferece e como utilizá-lo.
Introdução
É possível e até provável que você nunca tenha ouvido falar sobre o Bing.
Trata-se de uma ferramenta de busca, concorrente do Google, mas desenvolvida pela Microsoft.
Em números, o uso da ferramenta ainda está bem atrás do Google: de acordo com notícia publicada no Search Engine Land, o Google responde atualmente por 67% das buscas realizadas no mundo, enquanto o Bing responde por apenas 17%.
De forma bem similar às Ferramentas do Google para Webmasters, a Microsoft oferece as Ferramentas do Bing Webmaster.
Trata-se de um serviço onde você pode cadastrar seu blog para acompanhar como ele se comporta nas buscas feitas do Bing.
O melhor é que o serviço lhe dá dicas para melhorar o posicionamento – e elas normalmente servem não apenas para o Bing, mas também para o Google.
E, antes que você pense que não vale a pena dar atenção para o Bing, repense sua posição.
Atualmente, já há milhões de usuário pelo Brasil e pelo mundo que usam o serviço.
Além disso, seu uso está crescendo anos após ano. Isso pode significar um bom aumento no número das visitas que você recebe.
Nos próximos itens, você aprenderá como se cadastrar no serviço e conhecerá as principais informações que ela fornecerá sobre seu blog.
Passo 1 – Criar uma conta Microsoft
O primeiro passo para poder acessar as Ferramentas do Bing Webmaster é ter uma Conta Microsoft.
Se você já o Hotmail, Outlook.com, SkyDrive ou mesmo o Xbox Live, pode usar essa conta para acesso e ir direto ao Passo 2. Caso não tenha, basta seguir as instruções abaixo:
1. Acesse a página https://signup.live.com.
2. Preencha todas as informações solicitadas.
Perceba que você pode fazer o cadastro com um e-mail que já possua ou mesmo criar um novo e-mail no Outlook.com (alternando essas opções pelo campo destacado em vermelho).
Após preencher todas as informações, clique no botão “Aceito” no final da página.
Passo 2 – Cadastrar seu blog nas Ferramentas do Bing Webmaster
O segundo passo é acessar o serviço e cadastrar seu blog nele. Basta seguir as instruções abaixo:
1. Acesse a página http://www.bing.com/toolbox/webmaster.
2. Clique no botão “Entrar”.
3. Se for solicitado, entre com os dados de sua Conta Microsoft.
Caso seja seu primeiro acesso, podem ser solicitadas informações adicionais de segurança – como o envio de um código para seu e-mail ou celular.
Nesse caso, siga as instruções da que forem mostradas.
4. Na próxima tela, clique no botão “Adicione seu site”.
5. Preencha as informações que forem solicitadas. Um ponto que você deve se atentar é para o “Mapa do site”.
Caso seu blog esteja no Blogger, basta colocar o próprio endereço do blog e, no final, adicionar /atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=500.
Quando terminar, clique em “Salvar”, no final da página.
6. O próximo passo é você confirmar a propriedade do seu domínio.
No caso do Blogger, você deve optar pela Opção 2 ou 3, já que não é possível adicionar um arquivo.
Se você tiver dúvidas sobre como realizar esse procedimento, sugiro a leitura do artigo Como confirmar a propriedade do seu domínio.
Clique em “Verificar” após realizar o procedimento de confirmação que você escolher.
Pronto! Seu blog já estará inscrito nas Ferramentas do Bing Webmasters, e você terá acesso aos relatórios fornecidos pelo serviço.
Passo 3 – Analisar relatórios e informações
Neste tópico, mostrarei apenas alguns entre os muitos relatórios que o serviço fornece.
Um detalhe importante a notar é que pode demorar alguns dias ou mesmo semanas após você cadastrar seu blog até que todos eles estejam disponíveis.
1. Relatórios e Dados / Relatórios SEO
Este é um dos relatórios mais interessantes que o serviço fornece.
Nele, são mostradas dicas para melhorar o SEO do seu blog.
A primeira página mostra um resumo dos problemas encontrados, informando sua severidade, o número de ocorrência de erros e o número de páginas onde ele ocorreu.
Ao clicar em um item da lista, serão exibidas informações detalhadas sobre ele, dicas sobre como resolver o problema e uma lista das páginas onde ele ocorre.
2. Relatórios e Dados / Links de Entrada
Este relatório mostra o número de links externos que apontam para use blog.
Ele mostra a evolução ao longo do tempo e também os links para cada uma de suas páginas.
É um apoio interessante ao trabalho de link building.
3. Diagnósticos e Ferramentas / Analisador de SEO
Esta é outra forma para analisar o SEO de uma página específica do seu blog.
Basta você informar o endereço da página a analisar e clicar em “Analisar” para ver os resultados.
Para ter mais informações sobre um determinado item, você pode clicar sobre ele na lista à esquerda e depois sobre o botão “+” acima da imagem de sua página.
Conclusão
Os relatórios acima são apenas uma pequena amostra do que a ferramenta pode mostrar.
Há informações bem similares às mostradas pelo Google, mas a análise de SEO é bem interessante e, a meu ver, mais interessante em alguns pontos.
Minha sugestão é: cadastre seu blog nas Ferramentas do Bing Webmasters e acompanhe os resultados.
Você pode se surpreender com o resultado de algumas análises!
E você, já conhecia esse serviço?
Qual sua opinião sobre ele?
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