Entenda como funciona o trabalho das Unidades de Conservação e sua importância para a preservação dos nossos recursos naturais.
As Unidades de Conservação incentivam o turismo de natureza e permitem que os visitantes e moradores dessas regiões desfrutem do melhor que o lugar tem a oferecer. Mas você sabe o que são essas Unidades?
Elas se referem a espaços do território brasileiro protegidos por lei devido às suas características naturais, como a fauna, a flora e seus ecossistemas. Todos somos beneficiados por essas áreas de preservação ambiental. Além disso, é possível proteger a natureza e resguardá-la para as próximas gerações, a fim de que estas também tenham a oportunidade de desfrutar desses patrimônios naturais.
Qual a importância das Unidades de Conservação?
As Unidades de Conservação são indispensáveis para garantir a proteção e promover o desenvolvimento sustentável do meio ambiente. Além disso, por meio delas é possível:
- conservar as mais variadas espécies biológicas e recursos genéticos;
- proteger e cuidar das espécies ameaçadas de extinção;
- preservar e restaurar a diversidade dos ecossistemas naturais;
- proteger as paisagens naturais;
- preservar características consideradas importantes da natureza geológica, espeleológica, morfológica, paleontológica, arqueológica e cultural.
- auxiliar na recuperação e restauração de ecossistemas que foram degradados;
- proteger os recursos naturais considerados essenciais para a subsistência da população.
Como as áreas são classificadas?
Em suma, podemos afirmar que as Unidades de Conservação se dividem em dois grupos:
- Unidades de Uso Sustentável: elas têm como principal objetivo conciliar o uso sustentável de uma parte dos recursos naturais com a conservação do meio ambiente;
- Unidades de Proteção Integral: buscam preservar a natureza, permitindo o uso indireto dos recursos naturais, nada mais que isso.
Quais os principais desafios das Unidades de Conservação?
Embora o trabalho das Unidades de Conservação seja indispensável para a natureza, os profissionais da área enfrentam diversos desafios na execução de seu trabalho. Conheça os principais deles:
Proteger áreas povoadas
Áreas com muita intervenção humana em seu interior, como a Mata Atlântica e o Cerrado, são as que mais precisam de proteção dos recursos naturais. Isso porque há interesses econômicos em regiões que ainda estão intocadas.
Áreas de interesse econômico
Aprofundando um pouco o assunto, as áreas de interesse econômico são um grande desafio das Unidades de Conservação, uma vez que há muita pressão em seu entorno devido ao potencial que essas áreas têm de se desenvolver economicamente.
A falta de fiscalização e da criação do Plano de Manejo — que nada mais é que o documento que orienta em relação às práticas e objetivos de uma Unidade de Conservação — podem agravar o problema.
Populações tradicionais
Quando falamos em populações tradicionais, nos referimos às pessoas que já moravam no local antes da criação das Unidades de Conservação. Entre os principais deles estão:
- ribeirinhos;
- caiçaras;
- quilombolas;
- seringueiros.
Nesses casos, normalmente a preservação é prejudicada, seja pela falta de um plano de manejo participativo — que visa garantir condições adequadas para possibilitar uma melhor qualidade de vida à comunidade —, seja pelas restrições de intervenção.
Quais as Unidades de Conservação mais importantes do Brasil?
O Brasil conta com 142 unidades de conservação para turistas e amantes da natureza. As principais são:
- Parque Nacional do Iguaçu: localizado no Paraná, o parque conta com uma área de 185.162 hectares;
- Parque Nacional da Chapada dos Guimarães: localizado no Mato Grosso, o parque tem 33.000 hectares;
- Reserva Biológica Atol das Rocas: localizada no Rio Grande do Norte, a reserva conta com uma área de 35.186 hectares;
- Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais: localizado nos estados de Alagoas e Pernambuco, a área conta com uma área de 404.280 hectares;
- Floresta Nacional de Carajás: localizado no Pará, a floresta tem um território de 411.948 hectares.
Se você é um amante do turismo de natureza, precisa conhecer essas áreas protegidas pelas Unidades de Conservação. Fuja da correria da sua rotina e renove as suas energias com muito ar puro e paisagens de tirar o fôlego.