Em meus blogs, antes de criar a página de contato, já recebi alguns comentários similares a “procurei, mas não encontrei uma forma de contato”. Foi a partir desses comentários que senti a necessidade de abrir esse canal. Inicialmente, resolvi o problema publicando um endereço de e-mail para contato. Isso já é um grande avanço. No entanto, uma página de contato dá um ar mais profissional ao blog.
Existem diversas opções para fazer isso. Das que eu testei, o Wufoo foi a que mais me agradou. Ele possui os quesitos que eu precisava: mensagens em português, boa flexibilidade para customizar a página e é gratuito! Ou quase isso: na versão grátis, você terá algumas limitações: poderá criar apenas 3 páginas e receber 100 contatos por mês. Se você quer apenas criar um form de contato, isso deve suprir sua necessidade.
A ideia é simples: você cria uma página de contato e coloca um link para ela em seu blog. Quando o visitante escrever um recado para você, você receberá um e-mail com a mensagem.
Vamos ao procedimento!
1. Acesse http://wufoo.com/signup/ e clique em “Sign Up” na modalidade “GRÁTIS”.
2. Preencha as informações solicitadas e clique em “Create Account”.
3. Você será automaticamente levado para o “Form Manager”, que é a área onde você gerenciará seus forms. Como você ainda não possui nenhum,deve clicar na opção “New Form” ou “Let’s go make one!” para criar o seu primeiro.
4. Você será levado para a edição do seu form. Agora, você tem duas opções: você pode arrastar os campos da esquerda para a área da direita e criar seu próprio form, ou pode clicar em “Wufoo Form Gallery” (em destaque na imagem abaixo). Esta última opção é a mais simples, pois você já partirá de um modelo pronto. Vou usar esta opção neste tutorial.
5. Na próxima tela, a “The Wufoo Form Gallery”, escolha a opção “2 – Contact Form”. Clique no botão “Customize” para personalizar seu form de contato.
6. Você voltará para a tela do item 4. A diferença é que agora você já terá seu form de contato na área à direita.
7. Agora, você tem a oportunidade de personalizar o seu form. Algumas opções:
– Na aba “Add a Field”, você pode adicionar novos fields que serão preenchidos pelo seu visitante. Por exemplo: você pode colocar uma caixa “Web Site”, para que ele digite o endereço de seu site. Você pode colocar uma caixa “Multiple Choice” para que ele indique o tipo de contato (“Parceria”, “Dúvida”, “Sugestão” etc.).
– Na aba “Field Settings”, você deve selecionar os campos à direita e definir suas propriedades. Por exemplo: em “Field Label”, você altera o texto acima do campo, traduzindo-o para o português. Em “Instructions for User”, você coloca uma mensagem que aparecerá quando o visitante parar o mouse sobre o campo.
– Na aba “Form Settings”, você define as opções do seu form. Aqui, você deve definir o “Form Name”, que é a mensagem que aparecerá no cabeçalho do seu form. Deve também alterar o “Language”, para que as mensagens do sistema sejam exibidas em português. Em “Confirmation Message”, você deve escrever a resposta que será exibida quando seu visitante enviar a mensagem. Você pode marcar a opção “Send Confirmation Email to User”, para que ele receba uma cópia do e-mail enviado.
8. Quando tiver acabado, clique em “Save Form”. Você verá uma caixa com 3 opções: continuar editando seu form, definir notificações de e-mail ou voltar ao gerenciando de forms. Clique na segunda opção para definir como você receberá as mensagens.
9. Você tem 3 opções para ser notificado quando uma nova mensagem for recebida: por e-mail, por SMS (que não funciona no Brasil) ou por RSS. Particularmente, deixo configurado para receber as notificações por e-mail. Neste caso, basta preencher seu e-mail na primeira caixa e definir a opção “Set Reply To” como “Email” (ou o nome do campo que você escolheu no seu form). Quando terminar, clique no botão “Save Settings”.
Algumas ações possíveis nessa tela:
– Edit: Volta para a edição do seu form.
– View: Visualiza seu form, para que você confira o resultado.
– Code: Aqui, você obterá o código para utilizar em seu blog. Você pode utilizar o “Link to form” para obter o endereço que utilizará em um menu. Você pode também acessar a opção “Embed Form Code” e publicá-lo na área de HTML de uma Postagem ou Página estática.
11. Você pode ainda alterar o tema do seu form, colocando seu logotipo e as cores do seu blog. Para fazer isso, clique na caixa “Default Theme” acima dos forms e escolha “New Theme”. Você será levado para a tela de edição de tema, onde poderá customizar diversos itens.
12. O resultado final você vê aqui: http://gerenciandoblog.wufoo.com/forms/escreva-para-o-gerenciando-blog/ ou clicando no item “Contato” do menu do Gerenciando Blog.
Pronto! Se você seguiu os passos corretamente, já tem um form de contatos para seu blog. Agora, é só esperar pelas mensagens dos visitantes!