Aproveitar espaços pequenos nem sempre é uma tarefa simples, isso porque as pessoas geralmente não sabem por onde começar. Mas existem alguns segredinhos que podem ser usados e que deixam esse processo muito mais tranquilo e também divertido. Afinal, decorar a sua casa deve ser acima de tudo um momento no qual você se sente bem.
Um desses segredos está em optar pelo conceito aberto, e o nome é autoexplicativo. Quando adotamos o conceito aberto, ganhamos alguns centímetros dentro de casa, além de criar ambientes integrados e de maior amplitude visual. Para que você possa aproveitar cada metro quadrado, é sempre bom apostar em móveis multiuso e espelhos.
Além disso, as cores que usamos nas paredes também ajudam a dar esse ar de amplitude para ambientes pequenos. Para que isso dê certo, não se esqueça de escolher uma tinta para espaços internos, pois elas não possuem cheiro forte, são lindas e te ajudam a deixar a sua casa mais “espaçosa”.
Para compreender melhor o assunto, você confere abaixo uma lista completa com dicas que vão te ajudar a escolher móveis e cores para casas pequenas.
Cores que favorecem ambientes pequenos
Branco e off-white
O branco é uma cor que chamamos de curinga na decoração de uma casa, e isso vale também para os móveis. Ambientes pequenos se beneficiam muito dessa cor, isso porque ela traz sensação de paz, organização e limpeza. Ainda, o off-white e o branco auxiliam a valorizar e otimizar a iluminação de ambientes escuros e pequenos.
Lavanda
Essa cor é uma das mais usadas em ambientes pequenos, sendo ideal para quem deseja dar um toque de cor para a casa, mas sem exagerar. Esse tom é delicado e costuma trazer elegância para a decoração. Assim, você pode usá-lo tanto na parede quanto em objetos de decoração. Uma dica para deixar a decoração harmônica é combinar a cor com tons de marrom e móveis mais rústicos.
Cinza
Se você gosta de cores escuras, o cinza é a escolha perfeita para a sua casa, ainda mais se ela for menor. O cinza é uma cor sóbria e neutra, e pode ser usada em qualquer cômodo da sua casa, pois permite a inserção de cores mais vivas no ambiente, o que deixa a decoração com ainda mais personalidade.
Quais cores usar nos móveis?
Apesar de não ser fácil usar cores em abundância nas paredes, você pode inseri-las nos seus móveis, isso também ajuda a dar amplitude para o ambiente. Não existe uma regra que diga qual cor pode e qual não pode ser usada em móveis, no entanto, o que deve prevalecer é o bom senso na hora de escolher esses itens.
Na hora de selecionar a cor dos móveis, leve em consideração primeiro a cor do piso da sua casa. Evite usar tons neutros em absolutamente tudo, o ideal é que a mobília seja um pouco mais clara caso o piso seja mais escuro, e vice-versa.
Como trabalhar com ambientes pequenos?
Use espelhos
É bem sabido que os espelhos trazem aquela sensação óptica incrível de continuidade. Aliás, você com certeza já passou pela experiência de achar que uma parede de espelhos, na verdade, era o começo de outro cômodo. Porém, lembre-se de usar com moderação, o recomendado é que os espelhos estejam sempre virados para paredes claras, caso contrário, a sua casa pode parecer ainda menor do que realmente é.
Evite usar móveis grandes
Para que ambientes pequenos pareçam maiores, os móveis escolhidos para a decoração devem ser menores. Se você colocar móveis em excesso, o lugar ficará abarrotado e a sensação vai ser de que o espaço é ainda menor, e com certeza não é isso que você quer.
Aproveite a iluminação natural
A iluminação é mais do que essencial, ainda mais em espaços reduzidos. Apesar de a iluminação artificial ser sempre bem-vinda, o recomendado é que você valorize ao máximo os pontos de luz natural, pois ambientes pequenos e fechados causam ainda mais a sensação de claustrofobia.
Leave feedback about this