Gerenciando Blog - Um portal de Conteúdos Blog Guest post Design responsivo: veja padrões que facilitam a navegação em qualquer device
Guest post

Design responsivo: veja padrões que facilitam a navegação em qualquer device

Prezar pela boa experiência do usuário é cada vez mais importante no mundo online

Desktop, notebook, celular, tablet… são inúmeros os dispositivos que podem ser utilizados para acessar a internet e cada um deles conta com uma configuração diferente, principalmente referente ao tipo de tela e à maneira de uso.

Isso quer dizer que um mesmo site é apresentado de forma diferente dependendo do dispositivo que está sendo utilizado ou, pelo menos, é isso que deveria ocorrer. Quando não acontece, a experiência do usuário pode ser ruim. 

É aí que entra a importância do design responsivo, um elemento primordial para a user experience e que precisa estar alinhado a outros pontos, como estratégia de SEO e identidade visual, por exemplo. Entenda melhor o que é o conceito e quais os principais padrões de responsividade para utilizar. 

O que é design responsivo

O termo design responsivo é utilizado para dizer que a organização visual de um site ou uma página é capaz de se adequar a novos formatos de maneira apropriada, ou seja, sem erros.

A palavra “responsividade” refere-se exatamente a isso: à capacidade de algo se adequar a uma nova situação da melhor forma possível. Ao dizer que algo é responsivo ou tem responsividade, estamos falando que aquele elemento pode ser visto de diferentes maneiras, em diversos dispositivos, e que mesmo assim terá qualidade. 

É só parar para lembrar: quantas vezes você não acessou um site pelo celular e ele pareceu muito diferente do site no notebook, até mesmo com alguns erros? Esses problemas são obstáculos para a responsividade e podem interferir em diversos pontos, mas, principalmente na experiência do usuário ao acessar aquele site. 

Por isso, o design responsivo torna-se cada vez mais importante para os negócios, pois é o que torna a experiência do usuário mais positiva, algo relevante para qualquer empresa. O próprio Google, na hora de ranquear os sites, analisa a responsividade das páginas para sempre entregar a melhor experiência possível para quem acessar o link.

Padrões de responsividade mais utilizados

Para garantir que uma página seja responsiva, existem diversos padrões de construção de site e programação que podem ser aplicados. Decidir qual o melhor depende principalmente de quais elementos existem no site. Além disso, também é preciso considerar qual padrão carregará de maneira mais rápida e sem erros. 

Confira alguns dos padrões existentes e leve-os em consideração na hora de montar seu site:

Mostly fluid

Esse padrão nada mais é do que a construção de uma grade fluida. Com isso, os elementos da página, organizados lado a lado em uma tela maior, passam a ser “empilhados” em ordem nos dispositivos menores. Em um celular, por exemplo, os elementos acabam sendo empilhados, com acerto de margem e imagem. 

Esse padrão exige apenas um breakpoint na construção do site, sendo ideal para páginas menos carregadas e que exigem menos adaptação.

Column drop

Enquanto o anterior empilha as grades em telas menores, esse padrão reorganiza as colunas do site, colocando-as uma em cima da outra também, formando uma única coluna vertical em telas menores. Em telas maiores, entretanto, o conteúdo tende a ocupar a tela toda, ganhando outras dimensões. Isso também é um diferencial. 

Dependendo do conteúdo, pode ser necessário utilizar mais de um breakpoint na construção do site para torná-lo organizado mesmo no mobile

Layout shifter

O layout mais responsivo de todos, esse padrão tem como diferencial a maneira como o conteúdo se reorganiza em telas maiores ou menores, tendo uma diferença tanto no tamanho quanto na dimensão. Para organizar em uma coluna vertical, nem sempre colocará todos os elementos em uma só coluna, mantendo as proporções. 

Para fazer tudo isso são necessários vários breakpoints em sua programação, sendo também mais complexo que outros padrões, uma vez que envolve mudanças também no conteúdo. 

Tiny tweaks

Um dos padrões mais simples, esse é indicado para páginas mais básicas, com menos elementos, pois faz somente pequenas mudanças no layout, como redimensionar as imagens e os textos de acordo com o tamanho da tela, mas sem reorganizar os elementos. 

Por isso, sites com coluna única geralmente utilizam esse layout, já que precisam apenas “acertar” o conteúdo no tamanho da tela. 

Off canvas

Esse padrão está focado em mostrar apenas o conteúdo mais relevante, “escondendo” elementos menos utilizados, como menus ou outras informações, focando no que é principal na página. Em telas maiores, entretanto, os elementos surgem aos poucos, de acordo com as dimensões da tela.

Sair da versão mobile