Introdução
Quem nunca recebeu (ou enviou) uma mensagem do tipo “Vamos ser parceiros?”?. Quando recebo uma mensagem assim, a primeira pergunta que faço é “O que você entende por parceria”. Praticamente todas as vezes a resposta foi relacionada à troca de banners ou links.
Eu mesmo já caí nessa tentação: no artigo Divulgando seu blog: Parcerias, escrito 4 anos atrás, eu incentivava esse forma de “parceria”. Sinto dizer, mas isso não é uma parceria. É somente uma “troca de banners ou links” – e nada mais que isso. Ele até pode ter algum benefício de divulgação para quem está começando, mas o Google não vê essa troca de links com bons olhos, ainda mais quando ela é feita de forma indiscriminada. Ainda vejo hoje blogs com dezenas de links e banners de parceiros, em grande parte sem relação alguma com os temas tratados.
A parceria de verdade é algo mais que isso. Na verdade, bem mais do que isso. Em uma definição simples encontrada na Wikipédia, “parceria é o trabalho em conjunto que as pessoas fazem para alcançar um objetivo comum”. Além disso, gosto de pensar que na parceria, o resultado final é melhor do que se as pessoas trabalhassem de forma separada.
Percebe como a troca de links não se enquadra nisso? O que vou mostrar neste artigo são alguns exemplos de parceria que, em minha opinião, são verdadeiras e eficientes. Espero que os exemplo sirvam para inspirá-lo a construir parcerias eficientes para seu blog.
Dica 1: Busque aproximar-se de pessoas que complementam suas competências.
Começamos como leitores e comentaristas um do blog do outro. Com o tempo, percebemos que ambos trabalhávamos de formas semelhantes com nossos blogs. Também descobrimos que temos competências complementares: tenho facilidade com códigos e técnicas, e Samanta trabalha muito bem com questões visuais.
A decisão foi natural: passamos a trabalhar juntos, oferecendo serviços para blogs. Juntos, conseguimos atender a uma gama muito maior de clientes do que atenderíamos cada um por si.
Dica 2: Seus anunciantes podem ser mais do que meros anunciantes
O Wix é meu anunciante fixo há anos, mas nosso relacionamento vai muito além disso. Já fui convidado e participei de eventos realizados por eles – o que demonstra interesse mútuo em estreitar a parceira. Além disso, faço questão de regularmente escrever artigos divulgando novidades da plataforma. Novamente, as ações são benéficas para ambos os lados.
Dica 3: Seus concorrentes podem se tornar grandes parceiros
Em vez disso, já atuamos juntos em alguns projetos, e até fazemos indicações dos serviços do outro para nossos clientes.
Por outro lado, é utopia pensar que todos os seus concorrentes podem ser seus parceiros. Por isso, vale a pena avaliar com quais deles você têm afinidade suficiente para construir uma parceria efetiva.
Dica 4: Você pode encontrar fornecedores interessados em parcerias
Um exemplo onde isso é bem empregado é no ótimo blog Cuidados e Vaidades, cuja história acompanho há bastante tempo. Com a relevância que o blog adquiriu, diversos fornecedores de produtos de beleza procuram a autora para oferecer seus produtos para serem avaliados por ela. É uma situação benéfica para ambos os lados: eles ganham com a divulgação e ela ganha novos temas para seus artigos.
Um cuidado a ser tomado é não ultrapassar a tênue linha que existe entre a avaliação imparcial e um artigo patrocinado. Se alguém lhe oferecer dinheiro ou produtos para que você fale bem deles (ou pior, com um artigo ou frase pronta), isso é uma publicidade e deve ser informado ao leitor.
Dica 5: Outros blogs podem ser tornar seus parceiros naturais
Há muitas formas de fazer isso:
– Visite e comente seus artigos.
– Cite links desse blog em seus próprios artigos.
– Faça a indicação desse blog em sua lista, sem esperar que haja a retribuição.
Normalmente, esse tipo de aproximação chama a atenção do autor do outro blog. Isso pode ser o início de uma parceria natural, pois ele pode se sentir motivado a também se aproximar de você.
Na pior das hipóteses, o que pode acontecer é não haver nenhum retorno do outro lado. E não vejo isso como motivo para ficar bravo ou decepcionado. Se é um blog que realmente vale a pena, o seu próprio blog será beneficiado, pois seus leitores verão o seu empenho em indicar leituras que complementem os seus textos.
Conclusão
As 5 dicas deste artigo são apenas o início. Tenho certeza de que há muitas outras formas para buscar parcerias de qualidade com outros blogs e entidades externas. É provável que você mesmo já tenha conseguido formar parcerias interessantes para seu blog por outros meios.
Por isso, fica o convite: divida com os demais leitores sua opinião sobre o assunto, comentando o que funcionou e o que não funcionou para você. Para isso, basta deixar um comentário.