Algumas pessoas defendem que o inverno é a época do ano em que é possível se vestir melhor, por conta da necessidade de usar mais peças de roupa. E isso é verdade, pois um moletom masculino oferece a versatilidade para se manter aquecido e estiloso, tanto para uma ida ao cinema quanto para trabalhar.
O segredo para ficar bem-vestido no inverno, sem abrir mão do conforto e quentinho, é escolher peças com corte adequado e, claro, funcionais. Neste artigo, você confere um pouco mais sobre as maneiras de brincar com o guarda-roupa no frio, deixando as pantufas em casa, mas desfrutando de um look na medida para cada ocasião.
Conheça as peças-chave para manter um look aquecido e estiloso
Nos dias frios, muitas pessoas optam por usar dentro de casa peças extremamente confortáveis, como pijamas, moletons, pantufas, etc. De preferência, tudo que seja leve, mas que também esquente o corpo enquanto você assiste a um filme, prepara um jantar ou dorme. Na hora de sair de casa, há um fator extra em jogo, que é como manter tudo isso num look adequado.
Casacos e jaquetas
Eles existem em inúmeros modelos, tamanhos e tecidos, podendo ser encontrados em brechós, para quem gosta de peças diferentonas e acessíveis, ou em lojas de grife e departamento, em várias faixas de preço e opções. O fato é que os casacos são excelentes para esquentar o corpo no frio e ajudam a criar um visual mais elegante para usar fora de casa.
Cachecóis e lenços
Por mais simples que seja o look, um bom cachecol ou lenço de tecido mais grosso transforma o visual. Além de adicionarem informação de moda à roupa, eles ajudam a esquentar e proteger pescoço, rosto e ombros do frio. Isso sem contar a versatilidade para usá-los de inúmeras formas, de acordo com a sua criatividade.
Botas e coturnos
São os calçados queridinhos de homens e mulheres durante os dias frios, protegendo os pés da chuva, aquecendo a parte inferior do corpo e combinando com qualquer estilo. Quanto mais usada a bota, mais confortável ela tende a ficar, pois vai se ajustando com o formato do pé, com boas chances de se tornar o calçado favorito até mesmo em outras estações.
Construa o look por camadas
Sim, é totalmente possível ficar bem-vestido em qualquer ocasião no frio. A dica é montar o look em camadas, pensando que você não vai precisar usar um casaco tão pesado em ambientes internos. Se você tem algum receio de exagerar no look, aposte em uma paleta de cores neutras e peças com caimento adequado para o seu tipo de corpo.
Camisetas e blusas de fibras naturais
Uma boa camiseta ou camisa de algodão pode ser o ponto de partida para um look versátil, confortável e estiloso para o frio. As fibras naturais, além de serem mais confortáveis, possuem maior durabilidade e conseguem manter o corpo aquecido fora de casa, com a ajuda de outras peças.
Segunda pele ou fleece para isolamento térmico
Em momentos de muito frio, é possível escolher peças como segunda pele, disponíveis em versões de blusas, calças e até mesmo de corpo todo. É uma boa opção para praticar exercícios físicos ao ar livre, sem expor o corpo por completo ao frio. Jaquetas e coletes de tecido fleece conseguem aumentar ainda mais o conforto térmico e ainda dar um visual moderno ao look.
Sobreposição e terceira peça
Depois de montar uma base com camiseta, segunda pele e calça, é hora de brincar com as sobreposições. A dica é usar blusas com texturas, cores complementares ou cortes diferentes, para agregar informação visual ao look. Não se esqueça de testar um bom casaco sobrepondo as demais peças, arrematando o visual de forma elegante e prática.
Acessórios para complementar
Nem todas as pessoas gostam de pensar tanto na hora de montar um look para sair de casa no frio. Nesse sentido, os acessórios podem ser a saída para deixar o look mais interessante. Experimente usar colares por cima de blusas com gola tartaruga, combinar a cor da bolsa com a cor do casaco ou ainda apostar em bijuterias, quebrando a cobertura do corpo usando-as sobre as peças de roupas.