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12 dicas para escrever o post perfeito para SEO

Quando você escreve uma nova postagem para seu blog, há alguns cuidados que você deve tomar para garantir que o seu artigo atenda alguns critérios de qualidade do Google.

Fazendo dessa forma, você terá mais chances de que seu artigo fique bem posicionado nos resultados do Google.

O melhor é que são dicas simples de seguir, bastando você se acostumar a sempre realizá-las em seus próximos artigos.

Introdução

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e estratégias para que seu artigo fique mais bem posicionado nos resultados dos buscadores, especialmente o Google.

Há técnicas “on page” (que são as realizadas em seu próprio blog) e “off page” (que envolvem fatores que estão fora do seu blog).

O que mostrarei neste artigo é um conjunto de técnicas “on page” de forma bastante prática.

Em cada item, além da descrição do que deve ser feito, também indicarei, quando houver, um artigo do Gerenciando Blog que mostre o procedimento com mais detalhes.

Vamos às dicas!

Dica 0 – Só publique artigos originais

Parece óbvio, mas nunca é demais insistir: só escreva artigos originais em seu blog.

Começo por este item como 0 (zero) antes mesmo de começar as dicas, de tão importante que isso é.

 



Copiar artigos de outros blogs é um desrespeito com o autor, além de acabar com as chances do seu artigo ficar bem posicionado no Google.

Escreva sempre artigos escritos por você e que sejam úteis e interessantes.


Mais informações: Que tipo de plagiador você é?

 

Dica 1 – Inclua palavras-chaves no título dos artigos

O título deve conter as palavras-chave que serão tratadas no artigo.


Palavras-chaves são os termos que indicam o que o artigo tratará e que o usuário provavelmente buscará no Google.

Pode ser uma frase (“Como comprar um carro usado”) ou apenas palavras relevantes (“carro usado”).
Quanto mais o título se aproximar da expressão que será buscada no Google, mais chances haverá de ficar bem posicionado nas buscas.

O tamanho máximo recomendado é de 63 caracteres, para evitar que ele fique cortado ao ser exibido no Google.


Mais informações: Como otimizar o título das suas postagens para o Google

 

Dica 2 – Utilize “heading tags” para organizar o texto

Devem ser utilizadas “heading tags” para destacar subtítulos da postagem, especialmente em textos longos.

Elas são importantes para mostrar ao Google a estrutura do texto e seus tópicos importantes.

Artigos com “heading tags” (como o número das dicas que uso neste artigo) o tornam mais agradável de ler e mais organizado para o leitor.


Mais informações: Uso de heading tags no Blogger

 

Dica 3 – Atribua marcadores para definir o assunto da postagem

É interessantes atribuir marcadores para separar as postagens por categorias.

As categorias também são indicativos para o Google do assunto que é tratado no artigo.

É importante fazer uso correto dos marcadores: muitos blogs utilizam marcadores específicos demais, que só são utilizados em uma postagem, o que desvirtua seu uso.


Mais informações: Utilizando corretamente Marcadores no Blogger

Dica 4 – Inclua as palavras-chaves na URL da postagem

Ao publicar, deve-se personalizar a URL, para que ela contenha as palavras-chaves e outras relevantes do título do artigo.

As palavras da URL devem ser separadas por hifens (-). Não devem ser utilizadas letras acentuadas na URL.

Um bom exemplo de URL seria “como-comprar-carros-usados.html”.


Mais informações: URLs personalizadas nas postagens do Blogger

 

Dica 5 – Preencha os atributos das imagens

Nas imagens, sempre devem ser preenchidas as tags ALT e TITLE.

Elas são importantes para mostrar ao visitante e ao Google sobre o que se trata a imagem.

Preferencialmente, o nome do arquivo utilizado também deve informar o que é a imagem (por exemplo: “exemplo-carro-usado-mal-conservado.jpg”).


Mais informações: SEO no Blogger: Novidades em imagens e links

 

Dica 6 – Inclua links para outras postagens do seu blog

Sempre que houver oportunidade, faça links internos para outros artigos do blog.

Isso cria relacionamento entre eles e faz com que o leitor permaneça mais tempo no site.

Você pode fazer o link utilizando o próprio título do artigo (como fiz nos itens “Mais informações”) ou usando um termo de busca. Por exemplo: “Veja mais informações sobre links nofollow”.

 

Dica 7 – Inclua links para postagens em outros sites e blogs

É útil incluir nos artigos links para fontes confiáveis que complementem o texto. O Google vê isso com bons olhos.

O importante é você indicar site e blogs que apresentem conteúdo de qualidade, relacionados aos texto que você está tratando.

A indicação de sites com baixa qualidade pode ser prejudicial ao seu blog.

Diferente do que alguns pregam, abandone a ridícula ideia de que “todo link externo deve ser nofollow”.

Se você confia no site que está linkando, um link “dofollow” é muito bem vindo e muito bem visto!

 

Dica 8 – Preencha sempre a descrição do artigo

A descrição do artigo sempre deve ser preenchida, respeitando o limite de 130 caracteres.

Deve ser uma descrição que chame a atenção do visitante e o incentive a visitar o artigo.

Como esse pode ser o trecho que o Google exibirá ao seu usuário, é importante caprichar nele.

Pode ser a diferença entre conquistar ou não o clique.


Mais informações: SEO no Blogger: Metatags

 

Dica 9 – Cuide da ortografia e gramática

É essencial que a ortografia e gramática estejam impecáveis.


Textos com erros afugentam os leitores e passam uma ideia de descuido e amadorismo.

A ortografia e gramáticas são importantes pois, além de agradarem ao leitor, o Google divulgou uma nota há bastante tempo informando que esse seria um dos fatores de posicionamento.


Mais informações: A Importância do Português Correto

 

Dica 10 – Deixe os arquivos de imagens com o tamanho mínimo

Cuidado com o tamanho dos arquivos de imagens que são incorporados às postagens.

Páginas rápidas têm mais chances de ficarem bem posicionadas nos resultados.


O ideal é que os arquivos tenham a dimensão exata que será exibida no blog.

Por exemplo: se você exibirá uma imagem na largura de 600 pixels, o arquivo não deve ter 1200 pixels e ser dimensionado ao exibir.

Além disso, use os recursos de compactação dos editores de imagens para deixá-las em tamanho aceitável.


Mais informações: Como descobrir o que deixa seu blog lento

 

Dica 11 – Use o negrito para destacar trechos importantes

O recurso de destacar frases e palavras importantes com negrito também é uma boa prática de SEO.


É uma forma de mostrar ao Google e ao seu leitor trechos que mereçam mais atenção.

 

Dica 12 – Faça a revisão do seu texto na Ferramenta SEO Blog

A Ferramenta SEO Blog pode ser útil para analisar o artigo antes dele ir ao ar.

Em “Site/Blog que o artigo será publicado”, coloque a URL completa que o artigo terá quando for ao ar.

A ferramenta dará indicações de outros pontos que podem ser melhorados para ter melhor posicionamento no Google.


Mas informações: Agora, SEO está ao alcance de todos

 

Dica Extra – Obtenha links de qualidade para seu artigo

Este não é um critério “on page”, mas é extremamente importante, por isso estou citando-o aqui.


A obtenção de bons links para o artigo é fundamental.

É importante fazer sua divulgação em redes sociais (especialmente Facebook, Twitter e Google+).

Também é importante conseguir links em sites que possuam conteúdo relacionado ao seu.

Mais informações: Como obter backlinks de qualidade para seu blog

 

Conclusão

Eu não disse que as dicas seriam simples?

No fim das contas, foram 14 e não 12 dicas, mas espero que este artigo possa se transformar em um guia que você consulte a cada novo artigo que for escrever em seu blog.

Com o tempo, isso se transformará em um processo automático para você.

Você tem alguma dica adicional, ou gostaria de comentar o texto?

Deixe um comentário!

E, se você achou o artigo útil, indique-o aos seus amigos!

Muitos blogueiros desconhecem esses pontos e perdem a chance de dar destaque aos bons artigos que eles escrevem.

Foto do início: Fotolia

 

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