Divulgação

Divulgando seu blog: Parcerias

Mais um artigo da série Divulgando seu blog, desta vez tratando sobre parcerias. A parceria, ou troca de link, como alguns chamam, consiste em convencer o dono de outro blog a publicar um link para o seu, enquanto você faz o mesmo no seu blog. Normalmente, o local onde será publicado o link é chamado de “blogroll” ou “lista de blogs”. Assim, trata-se de uma via de duas mãos, pois ambos os blogs seriam beneficiados. Como citei no artigo Divulgando seu blog: Comentários em outros blogs, existe um benefício duplo nesse tipo de divulgação: além de você receber visitas de leitores do outro blog que venham a se interessar pelo seu, os links serão considerados pelo Google e outros mecanismos de busca para pontuar seu blog. No entanto, este segundo benefício só será alcançado caso o outro blog não utilize o recurso do “nofollow”. Se você desconhece ou quer mais saber mais sobre o “nofollow”, leia meu artigo no TD Séries. Para ter sucesso na obtenção de parcerias, cito algumas dicas importantes:

  1. Cuide de seu blog – Antes de sair pelo mundo buscando parcerias, cuide de seu blog. Da mesma forma que na vida real, você está vendendo um produto e precisa torná-lo atraente para seus clientes potenciais. Com certeza, antes da outra pessoa aceitar sua parceira, ela visitará seu blog, para analisar se a troca valerá a pena. Escolha um template interessante e capriche nos posts.
  2. Acumule conteúdo – Também antes de propor uma parceria, acumule conteúdo em seu blog. Quanto menos conteúdo você tiver, menor a chance de conseguir uma parceria. É sabido que muitos blogs são abandonados pelos seus proprietários antes mesmo de completar um mês de existência. Assim, vale a pena fazer seu “dever de casa”, preparando uma boa quantidade de posts de qualidade, antes de se oferecer a outros blogs.
  3. Tenha bom senso – A parceria precisa ser boa para ambos os blogs. Se você está começando agora, dificilmente conseguirá parceria com um blog que já tem centenas de visitas diárias, porque esse blog teria pouco ou nenhum benefício. Assim, procure quem está também começando agora, pois a parceria beneficiará a ambos. Com o tempo, você estará apto a buscar parcerias maiores.
  4. Procure blogs com mesmo tema – Normalmente, é mais fácil conseguir parcerias em blogs que tratem de assuntos similares ao seu. Isso porque o visitante desse site normalmente se interessará também pelo seu conteúdo.
  5. Procure seus amigos – No início, você terá mais dificuldades em encontrar quem queira fazer parceria com você. Por isso, é normal recorrer aos amigos que já tenham blog. A amizade pode contar pontos nessa hora e ajudar na aprovação.
  6. Cuidado com suas escolhas – Da mesma forma que uma parceria pode beneficiá-lo, ela também pode prejudicá-lo. Dependendo do assunto de seu blog, você pode não querer vê-lo associado à pirataria, pornografia ou conteúdo ilegal. Sempre digo isso, mas não é uma crítica: se você tem um site com esse conteúdo, é normal buscar parceria em sites similares.
  7. Não peça a parceria em comentários – Embora muitos façam isso, é deselegante colocar um post no blog desejado solicitando a parceria. É mais “profissional”, por assim dizer, entrar em contato direto com o dono do blog, solicitando a parceria. Normalmente, os blogs possuem uma área para contato ou trazem o e-mail do proprietário. Quando for escrever, tenha novamente em mente a imagem do produto que você quer vender: indique seu endereço, descreva seu blog, fale sobre como a parceria trará benefício mútuo.
  8. Seja moderado – Um blog com dezenas de links de “parceiros” nem sempre é um bom blog. Assim, seja seletivo e só faça parcerias com blogs que realmente lhe trarão benefício.

Isso tudo dito, um último alerta: a troca de links não é vista com bons olhos por todos. Existem blogueiros conceituados que insistem que só precisa pedir links quem não tem um bom blog. Um bom artigo tratando sobre isso pode ser lido em http://viamaolotado.com/parcerias-entre-blogs/. Leia e tome sua própria decisão. Próximo artigo: Divulgando seu blog: RSS
Artigo anterior: Divulgando seu blog: Comentários em outros blogs

Sair da versão mobile