Alguns pets, por natureza, são curiosos e independentes, o que faz com que muitos achem que não precisam de tanta atenção. Por isso, a pergunta “com o que os gatos gostam de brincar?” é tão recorrente, tendo em vista que os bichanos frequentemente demonstram uma atitude mais autossuficiente do que outros animais.
Mas, assim como os cães, os gatos também precisam de estimulação física e mental para se manterem saudáveis e felizes. Acredite, eles gostam, e muito, desse tempo de diversão com seus tutores. Por isso mesmo, entender o que seu gato prefere em termos de brincadeira pode até ser desafiador num primeiro momento, mas é fundamental para mantê-los bem-cuidados.
A seguir, exploraremos as preferências dos gatos quanto a brinquedos e brincadeiras, bem como apresentaremos dicas para manter seu pet sempre interessado e ativo. Confira!
Do que os gatos gostam? Entendendo as preferências
Se você já conviveu com mais de um gato, sabe muito bem que cada um tem sua própria personalidade. Alguns são mais brincalhões, outros preguiçosos e alguns podem ser mais afetivos que outros. Mas o fato é que todos eles precisam de estímulos para se manterem saudáveis em todas as etapas da vida.
É importante entender as preferências de seus bichanos para que eles possam se entreter de forma mais fácil. Uma grande dica é que gatos são caçadores naturais e brincadeiras que estimulem esse instinto normalmente costumam dar certo. Penas em varas, ratinhos de brinquedo ou bolinha para eles correrem atrás são de grande valia.
Outro fator é estimular a curiosidade dos gatos. Já falamos que eles são animais curiosos e que se atraem facilmente por objetos que se movimentam de forma rápida e imprevisível. Você pode fazer isso com a também já mencionada vara com uma pena na ponta — movimentando-a de forma a imitar uma presa para seus gatos tentarem capturar.
Por fim, para entender as preferências dos bichanos, tente descobrir se eles preferem brincar sozinho ou com você. Alguns desses pets se divertem mais de forma solitária, com brinquedos que podem empurrar e perseguir por conta própria, como as bolinhas. Na verdade, existe uma infinidade de brinquedos disponíveis e você pode explorar as tantas possibilidades.
Varie as brincadeiras e respeite o tempo de seu gato
A monotonia pode ser uma das razões para seu gato ignorar as brincadeiras de forma repentina. Os gatos adoram novidades e, mais uma vez — não custa nada reforçar — são muito curiosos. Portanto, variar os brinquedos e a forma de brincar é fundamental para mantê-los ativos.
Brinquedos com catnip também podem ajudar bastante nessa tarefa. O catnip, também chamado de erva-dos-gatos, é uma plantinha que muitos gatos adoram, pois os ajuda a ficar mais ativos e felizes. Você pode utilizá-la em todas as brincadeiras como forma de prender a atenção dos bichanos.
Respeitar o tempo dos gatos é outra coisa que você precisa saber. Esses animais não têm a mesma resistência física dos cachorros e se cansam mais rápido. As sessões de brincadeiras ideais devem durar entre 5 e 15 minutos. Se o seu pet se desanimar depois desse tempo, é um sinal para que você o deixe descansar.
A importância das interações para o bem-estar dos gatos
Para encerrar o tema deste conteúdo, você deve entender que brincar com seu gato vai além de apenas um momento de lazer. A interação frequente com seu pet é importante para a saúde física e mental dele.
As brincadeiras ajudam a evitar o sedentarismo e, consequentemente, outros problemas de saúde. Elas também auxiliam com estímulos mentais, mantendo seu felino curioso e disposto, evitando o estresse e o tédio. Por fim, esses momentos também fortalecem o vínculo entre vocês dois, criando uma conexão emocional maior e inspirando confiança e segurança no bichano.