A embalagem para e-commerce tem papel importantíssimo no sucesso das lojas digitais. No entanto, são poucos os empreendedores que investem nesse tipo de recurso adequadamente.
Para se ter uma noção, cerca de 83% de todos os produtos colocados em carrinhos nos e-commerces brasileiros são abandonados antes de se fechar a compra. Pois é!
Considerando que o mercado de lojas digitais no Brasil deve chegar a $100 bilhões de dólares em 2020, dá para imaginar quanto perdemos por causa de abandono de carrinhos (uma conta rápida revela que poderíamos ganhar mais $488 bilhões se nenhum carrinho fosse abandonado).
A embalagem para e-commerce tem papel importantíssimo na taxa de abandono de carrinho e outras métricas importantes em uma loja digital. Quer saber como utilizá-la adequadamente? Então siga a leitura!
Entenda que a embalagem para e-commerce afeta o frete
O valor do frete é o fator número 1 para o abandono de carrinhos no Brasil. Afinal, em muitos casos, o preço do transporte pode ser mais caro que o do produto.
Se não há nada que você possa fazer em relação às taxas dos Correios, pelo menos há a possibilidade de tentar diminuir ao máximo o peso da embalagem para reduzir os custos de frete.
Além disso, é possível tentar mudar o formato da embalagem para conseguir um frete mais barato. Por exemplo, uma caixa sempre terá um custo maior que uma sacola. Por isso, se puder, tente usar embalagens mais maleáveis e com dimensões menores.
Use a embalagem para fidelizar o seu cliente
A experiência de comprar pela Internet é radicalmente diferente da experiência de comprar em uma loja física. Por isso, é importante se adaptar para poder fidelizar o cliente.
Não basta apenas ter uma boa variedade de produtos, entregar em pouco tempo e com frete barato. Você já está atrás da loja física pois lá o consumidor não paga frete e recebe o produto na hora.
Para poder superar, é preciso investir em estratégias de fidelização e isso inclui, por exemplo, usar embalagens personalizadas.
Uma técnica que explora esse conceito é a unboxing. Basicamente, o objetivo é fazer com que a experiência desembrulhar o produto seja cativante para o usuário.
Isso inclui deixar algumas cartinhas, talvez alguns bônus, usar uma embalagem bonita e um papel de seda para valorizar o produto. Além disso, é possível inclusive apostar em perfumes para ativar o olfato do consumidor.
Com isso, será possível gravar uma experiência incrível para que o consumidor possa se fidelizar e retornar a ser seu cliente no futuro.
Invista na redução de custos antes de enviar o produto
Se você tem um bom sistema de gestão de custos, provavelmente acompanha cada centavo que sai da conta da sua loja digital. Isso significa que tem em mãos o custo de cada embalagem para e-commerce e como isso impacta as suas vendas.
Portanto, uma das melhores maneiras de conseguir um faturamento maior é tentar reduzir ao máximo os custos que são repassados ao cliente. Isso significa tentar automatizar o processo de embalagens para torná-lo mais barato.
Uma forma de fazer isso é com uma seladora de embalagens, que consegue preparar os seus produtos para envio de maneira mais barata e rápida do que você faz atualmente.
Isso permite reduzir custos e dá ao empreendedor duas opções: ou vender pelo menos preço e aumentar a margem de lucro ou reduzir o preço e angariar mais clientes.
Compre embalagens em lotes para poder lucrar mais
Além da automação das embalagens, outra técnica que permite reduzir os seus custos com elas é de comprá-las em lotes. A grande maioria dos fornecedores oferece descontos significativos quando você compra em maiores quantidades.
Isso significa que você poderá reduzir o custo por unidade de maneira significativa. É possível chegar a economizar 20 centavos, talvez até 30 centavos por cada unidade. Em uma loja que vende 1000 produtos por mês, por exemplo, a economia pode ser significativa no fim do ano.
Reduzir custos é bom, mas não economize demais
Até o momento, nós oferecemos uma série de maneiras de reduzir seus custos com embalagens para e-commerce de maneira estratégica, sem prejudicar a qualidade do seu serviço.
No entanto, muitos empreendedores acabam dando um passo adiante e economizam ainda mais ao optar por usar embalagens de baixa qualidade. O problema dessa estratégica é que ela acaba sendo destrutiva no longo prazo.
Isso acontece por um motivo bem simples de entender: a embalagem para e-commerce não cumpre apenas função decorativa, mas também de proteção.
Afinal, não sabemos quais danos o produto receberá no frete. Uma embalagem ruim pode rasgar ou danificar o produto durante o transporte. Isso significa, claro, prejuízos para a sua loja, que terá de devolver o dinheiro e perderá o cliente no longo prazo.
Eventualmente, essas avaliações negativas começam a acumular e prejudicam suas vendas, o que leva a um declínio da sua loja.
E aí, aprendeu como usar embalagem para e-commerce da maneira certa? Como vimos, é importante usar sacolas de qualidade, mas buscar reduzir custos sem prejudicar a sua loja.
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