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E-mail Marketing: mensagens personalizadas e conversões

E-mail Marketing é uma estratégia de marketing digital focada na comunicação direta por e-mail entre a empresa e seus clientes e potenciais clientes. Resumidamente, o propósito é estabelecer uma comunicação e cumprir objetivos de marketing.

O disparo costuma ser feito por uma ferramenta de automação que ajuda a personalizar os conteúdos e a criar um cronograma de envios. Com isso, a marca não lota a caixa de entrada do destinatário e nem fica muito tempo sem se comunicar.

É considerado como uma das principais estratégias de marketing digital porque consegue estabelecer uma comunicação direta com o público. A companhia consegue estreitar o relacionamento com os consumidores, nutrir leads e gerar vendas.

Por ser financeiramente acessível, acaba trazendo um dos melhores retornos sobre investimentos. Mas não basta simplesmente conseguir o e-mail do potencial cliente e enviar qualquer conteúdo para ele, é necessário personalizar a mensagem.

Hoje em dia, o consumidor pode comprar os mesmos produtos e serviços com empresas diferentes, por isso deseja fazer negócio com aquela que ofereça um diferencial, e a personalização é uma das formas de fazer isso.

Este artigo traz algumas informações importantes sobre o e-mail marketing para que a empresa consiga personalizar a mensagem e aumentar suas conversões.

A influência de mensagens personalizadas

Uma pesquisa realizada pela Hubspot mostrou que a taxa de abertura é muito maior quando a empresa usa o nome do destinatário no assunto. Muitas organizações fazem esse tipo de personalização, mas não é o suficiente.

Para se destacar entre os concorrentes e atrair o cliente, é fundamental criar conteúdo relevante e abordar assuntos que estejam de acordo com as expectativas daquele contato em específico.

Uma empresa que oferece aluguel de mesas bistrô valor vai conseguir afunilar suas estratégias de personalização a partir do momento em que tiver acesso a dados qualificados sobre essas pessoas.

A estratégia Visa facilitar a jornada de compra e oferecer uma boa experiência para o cliente, e se a organização conhece sua base de contatos, também terá mais facilidade para segmentá-la, e entre os principais dados estão:

  • Idade;
  • Localização;
  • Hábitos de consumo;
  • Área de atuação.

As adaptações nas campanhas podem ser mais fáceis quando a companhia faz um estudo aprofundado sobre o cliente. Além do mais, ao dividir os grupos e qualificá-los considerando seus interesses, fica mais fácil aumentar as taxas de abertura.

Se mais pessoas estão abrindo e-mail, é natural que as conversões também aumentem, e ao longo do tempo, isso vai diminuir a necessidade de investimentos.

Tipos de personalização

Existem alguns tipos de personalização que são mais eficazes e aumentam o nível de engajamento dos destinatários.

O primeiro tipo é feito com dados, depois a partir da coleta de informações sobre o comportamento dos consumidores, a empresa consegue gerar audiência.

São dados referentes aos usuários de aplicativos e sites, pessoas que visitaram a loja da empresa, que tiveram algum tipo de interação com os produtos, entre outras possibilidades.

Um fabricante de banheira redonda para 2 pessoas também pode usar o motor de geração de audiências, visto que é considerado o segundo tipo de personalização.

Por meio dele, é possível identificar grupos que apresentam semelhanças no comportamento, e a partir disso definir qual é a melhor personalização comunicativa para esses consumidores.

É importante saber que o conceito de personalização depende da maneira como os dados são capturados individualmente, compreendendo o contexto do usuário para finalmente escalar a comunicação, de acordo com o comportamento.

Por fim, o terceiro tipo de personalização é a ativação do consumidor, fazendo disparo de mensagens personalizadas para criar gatilhos que vão impulsionar a ação por parte do usuário.

Elementos-chave da personalização

As empresas precisam conhecer os elementos-chave para construir uma mensagem de e-mail personalizada. São eles:

Cuidar do campo “assunto”

As pessoas não querem perder tempo com mensagens que não são do seu interesse, por isso, colocar um título interessante no campo “assunto” é uma forma de convencê-la a abrir a mensagem.

Um fornecedor de areia lavada média precisa enxergar esse espaço como o primeiro contato do potencial cliente com a mensagem, então precisa saber como chamar a atenção da pessoa para ela abrir o conteúdo.

Instigar as emoções

É fundamental humanizar a mensagem, fazendo com que sua chamada seja algo mais direcionado e pessoal. Usar um pouco de empatia também é muito bom porque é uma forma de compreender se o conteúdo é realmente interessante.

Deve-se chamar o cliente pelo nome e oferecer um tratamento personalizado e diferenciado, aspectos que todo consumidor moderno procura.

Orientar o leitor

A empresa precisa saber o que ela deseja que os clientes potenciais façam, como conhecer um novo produto, fazer o download de material, seguir o perfil nas redes sociais, visitar o site, entre outras possibilidades.

Independentemente do que um fabricante de fertilizantes sintéticos queira, precisa ser simples e objetivo na hora de explicar para o contato. É interessante destacar a chamada da campanha, por meio de um botão ou uma imagem com cores contrastantes.

Como mensurar a mensagem

Além de ter todo esse cuidado no processo de personalização, a companhia precisa saber mensurar o impacto das mensagens personalizadas em suas taxas de conversão.

As conversões estão relacionadas ao momento em que o usuário corresponde à chamada para ação da estratégia. É quando ele abre um e-mail, preenche um formulário, faz um cadastro ou até quando compra um produto ou serviço.

Depois da conversão, devem ser inseridos em uma ferramenta CRM para que a companhia possa estabelecer um contato mais próximo e avançar essas pessoas no funil de vendas.

É muito fácil descobrir a taxa de conversão, depois basta pegar o número de pessoas que interagiram com o e-mail e dividir essa quantidade pelo número de conversões.

O total que será dividido depende do tipo de material para o qual a empresa quer encontrar a taxa de conversão. A fórmula usada é a seguinte:

Número total de conversões / número total de cliques =  taxa de conversão.

Supondo que um fabricante de rufos de alumínio enviou uma campanha de e-mail para anunciar um lançamento, para cerca de 10 mil clientes. Desse total, 500 clicaram para se cadastrar na pré-venda.

Fazendo as contas, a taxa de conversão desse e-mail é de 5% porque são 500 dividido por 10.000.

Ferramentas de personalização

Existem ferramentas e plataformas que ajudam a criar e enviar e-mails personalizados, e entre as principais estão:

MailChimp

Esta ferramenta é uma das mais conhecidas no mundo todo, depois de acordo com o próprio site, existem cerca de 13 milhões de organizações que fazem uso dela.

Uma de suas maiores vantagens é que pode ser integrada a outras plataformas como WordPress, Magento e Shopify.

Uma empresa especializada em restauração de piso de concreto pode usar a versão gratuita, que traz funcionalidades básicas como CRM, formulários, assistente criativo e páginas de destino.

RD Station

Esta é uma das plataformas mais relevantes do mercado de automação de marketing porque ajuda a criar campanhas e fluxo de nutrição de leads, tendo como propósito auxiliar o fechamento das vendas e melhorar os resultados.

Entre as funcionalidades da plataforma estão como e-mail marketing, gestão de anúncios nas redes sociais, entre outras. Uma vantagem é que a organização pode contratar um plano que esteja de acordo com suas necessidades do momento.

Constant Contact

Essa ferramenta é uma excelente alternativa para os pequenos negócios que querem consolidar sua presença na internet. Um fabricante de válvula retenção inox pode fazer isso por e-mail, criar anúncios nas redes sociais ou usar uma plataforma de vendas.

Outras funções que o sistema realiza são criação de landing page, envio de SMS, veiculação de plataformas de anúncios nas redes sociais, como Facebook Ads e Instagram Ads, e automação de marketing.

Não existe uma versão gratuita que possa ser usada de maneira permanente, entretanto, é possível fazer um teste e só então adquirir um plano.

Get Response

Por fim, esta plataforma é uma das mais simples e permite criar campanhas de e-mail e automação de marketing. Entre suas funcionalidades estão o e-mail, criador de site, funis de conversão, automação de marketing, anúncios e formulários pop-up.

Se um fabricante de janelas automáticas quiser utilizar as funcionalidades básicas, pode contratar o plano gratuito e usar pelo tempo que quiser.

Considerações finais

O e-mail marketing é uma das principais estratégias de marketing digital e precisa ser parte do planejamento de qualquer organização.

Ele ajuda a estabelecer uma comunicação mais próxima e assertiva com os usuários, independentemente do segmento de atuação do negócio.

Mas para obter os melhores resultados com essa estratégia, é fundamental que as mensagens sejam personalizadas.

Com as ferramentas certas, a companhia consegue personalizar seus conteúdos e consequentemente aumentar as taxas de conversão.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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