Veja neste artigo como realizar a inscrição e configuração.
Como muitos preferem a versão em vídeo, encontrei este vídeo que ensina a configurar o email. Saliento que este vídeo tutorial não é de minha autoria.
Introdução
Depois que Google e Microsoft abandonaram as versões grátis de seus serviços de e-mail (respectivamente, o Google Apps e o Windows Live Domains), essa opção só era possível pagando uma mensalidade para ter e-mail em seu domínio próprio.
Isso significa ter um e-mail como o meu, adelson@gerenciandoblog.com.br, por exemplo.
Para preencher esse vazio, há agora mais uma opção (sugerida a mim pela Priscila, do blog Receita Esperta, a quem agradeço a sugestão).
Trata-se do Zoho Mail.
Apesar de não ser uma empresa conhecida, eu testei o serviço e ele funcionou corretamente.
No plano grátis, é possível criar até 10 contas de e-mail, com direito ao armazenamento total de 5 Gb. Como o serviço permite o acesso de e-mail através de POP e SMTP, ele pode ser utilizado com programas como o Outlook, o Windows Mail e até mesmo pelo GMail, se você não gostar de sua interface.
Por isso, se você procurava uma opção para ter e-mail grátis em seu domínio, basta seguir os passos abaixo.
Passo 1 – Realizando sua inscrição no ZohoMail
O primeiro passo é você acessar o ZohoMail, cadastrar o seu domínio e criar sua conta grátis.
1. Acesse https://www.zoho.com/mail.
2. Clique na opção “Get Started”.
2. Clique em “Sign up” na coluna “Free & Ad-Free”.
3. Digite na primeira caixa o nome do domínio para o qual o e-mail será configurado e clique em “Add domain”.
4. Preencha as informações solicitadas para criar sua conta no Zoho e clique em “Sign Up”.
5. Você receberá uma mensagem informando que sua conta foi criada. Clique na opção “Proceed to verify domain ownership” (“Continue para verificar a propriedade do seu domínio”) para continuar.
6. Será aberta uma tela com informações sobre um registro CNAME que você precisa criar em seu domínio para confirmar que é o proprietário dele. Mantenha essa tela aberta e siga para o passo seguinte.
Passo 2 – Confirmando a propriedade do seu domínio
Agora, é necessário acessar a empresa onde você registrou o seu domínio, para fazer nele as configurações que comprovam que você é seu proprietário.
Neste tutorial, utilizarei como exemplo o Registro.br. Em outras empresas, o processo pode ser um pouco diferente.
1. Acesse Registro.br, clique em “Acessar Conta” e entre com o seu código de usuário e senha.
2. Clique sobre o nome do seu domínio, para abrir as opções de configuração.
3. Clique na opção “Editar Zona”.
4. Se for exibida a tela abaixo, clique em “Modo avançado”.
5. Clique em “+Record”.
6. Preencha as informações que foram mostradas na última tela do passo anterior. Lembre-se de alterar o tipo do registro para “CNAME”. Ao finalizar, clique em “Adicionar”.
7. Clique em “Salvar”.
8. Mantenha esta tela aberta. Volte à tela que você deixou aberta no último item do passo anterior e clique no botão “Verify”, que fica na parte inferior da tela.
9. Clique em “Proceed” na tela de confirmação.
10. Se o processo foi realizado corretamente, você verá uma mensagem de confirmação, igual à do passo seguinte. Caso seja exibida outra mensagem, tente clicar novamente no botão “Verify” mais tarde.
Passo 3 – Criando sua conta de e-mail no Zoho
Agora que você já confirmou que o domínio é seu, basta criar sua conta de e-mail.
1. Preencha a caixa mostrada com o e-mail desejado e clique em “Create Account”.
2. Clique em “Next”.
2. Clique novamente em “Next”.
3. Clique em “Proceed to Point MX”.
4. Você verá nessa tela informações sobre 2 registros do tipo MX que você deve criar em seu domínio.
5. Volte à tela que você deixou aberta no final do Passo 2 e crie esses registros, clicando no botão “+ Record” a cada um e no “Salvar” ao final deles.
Ao final, seu domínio deve ficar como a tela abaixo.
OBS: No Registro.br, o primeiro campo da configuração de cada registro deve ficar vazio.
O segundo campo deve ser preenchido com o valor do “Priority”. E o terceiro com o valor do “Address”.
6. Volte à tela do Zoho e clique em “Next” nos próximos passos e depois em “Done”. Na última tela, clique em “Proceed to ZohoMail”.
Pronto! Agora você já tem o e-mail funcionando em seu domínio próprio!
Conclusão
O processo pode parecer longo, mas você conseguirá realizá-lo em menos de 1 hora, se seguir corretamente as instruções.
Depois disso, é só aproveitar o seu novo endereço de e-mail. Isso dará uma visão mais profissional sobre o seu blog!<
E você, já conhecia o Zoho Mail? Quer deixar sua opinião? Basta escrever um comentário!