Por que realizar sorteios?
O simples fato de realizar um sorteio em seu blog pode atrair alguns visitantes. Mas, você pode – e deve – potencializar esse efeito, aproveitando a oportunidade para conseguir mais seguidores para seu blog e fazer com que eles também divulguem o sorteio, atraindo mais participantes e continuando o efeito cascata. Por isso, é importante que, para participar do sorteio, os interessados precisem realizar alguma ação de associação ou divulgação de seu blog. Caso contrário, a ação não surtirá o efeito esperado.
Como realizar sorteios em seu blog?
1. O primeiro passo é definir o que você irá sortear. É claro que, quanto melhor for o brinde oferecido, maiores as chances de ter sucesso. Faz mais sentido você sortear algo que tenha relação com o conteúdo do seu blog, pois quem o visita normalmente estará interessado em participar. Cabe a você pensar o que pode interessar a quem o visita. 2. Determine as regras do sorteio e escreva um artigo sobre isso. Um exemplo meu está em Google Analytics: Show Day na Impacta em 16 e 17/04, no item “Como concorrer a uma inscrição gratuita?”. Seja o mais claro possível, de forma a não deixar dúvidas sobre o funcionamento do sorteio. Lembre-se, por exemplo, de explicar o que será feito caso a pessoa sorteada não responda em tempo hábil. 3. Determine o que os participantes devem fazer para poderem participar. Apenas solicitar que eles deixem um comentário no artigo do sorteio não trará efeitos de divulgação. Exija que eles tornem-se seguidores de seu blog, seja através do Google Friend Connect, Twitter, RSS por e-mail ou outras formas. Lembre-se que devem ser formas que você pode comprovar posteriormente. Assim, não basta se tornarem assinantes de seu RSS, por exemplo, pois você não consegue identificar se a pessoa o assinou. 4. Outra forma interessante é exigir que as pessoas divulguem o sorteio para poderem participar. Isso normalmente é feito através de um retweet no Twitter ou de um artigo escrito nos blogs dos participantes. Apenas tome o cuidado para não ser exigente demais, considerando o prêmio que será sorteado. Se o valor do prêmio for baixo, pode ser que os interessados achem que todo o trabalho não valerá a pena. 5. Além de seu blog, divulgue o sorteio em redes sociais (como o Twitter e o Orkut) e em sites especializados em promoções (como o Promoções na Rede, Só Promoções, Promoções na Internet e Achei Promoção). Os sites indicados possuem links para que você sugira uma nova promoção, o que ajuda a trazer mais participantes. 6. Realize o sorteio, utilizando uma das ferramentas citadas no item seguinte. 7. Após realizar o sorteio, escreva outro artigo divulgando o resultado. É importante para mostrar transparência a todos os participantes.
Que ferramentas utilizar para o sorteio?
Recentemente, a Juliana Sardinha divulgou no Dicas Blogger o Sorteie.me, uma ferramenta gratuita e simples para realizar sorteios entre seus seguidores do Twitter. O Sorteie.me permite inclusive que só sejam considerados seus seguidores que tenham feito o retweet de uma determinada URL. É uma ótima opção se você incluirá somente seguidores do Twitter.
Compensa realizar sorteios?
Não existe uma resposta genérica para esta pergunta. Você pode fazer muito sucesso ou ter um resultado inexpressivo, dependendo de uma série de fatores, como o brinde que você está sorteando, a divulgação realizada, o nicho em que você atua e muitas outras. Minha recomendação é que você meça o resultado alcançado, comparando o número de seguidores e visitantes antes e após o sorteio. Se houver uma variação significativa, significa que os sorteios podem ser uma alternativa interessante para impulsionar o seu blog. E você, já realizou algum sorteio em seu blog? Qual foi o resultado conseguido? Deixe seu comentário!
Este artigo é fruto de uma sugestão deixada em meu Skribit. Se você também sugerir idéias para artigos no Gerenciando Blog, basta preencher o formulário de Sugestões, na barra lateral esquerda.