Se você leu os dois artigos anteriores sobre o Google Analytics, já deve estar tirando proveito das informações que a ferramenta disponibiliza para você. Mas, quando você vê, por exemplo, que seu site tem uma taxa de rejeição de 50% ou um tempo médio de visitas de 6 minutos, pode se perguntar: esses dados são bons ou ruins? Uma forma de analisar esses dados seria compará-los a outros sites de tamanho similar ao seu. Então, tenho uma ótima notícia para você: o próprio Google Analytics permite que você faça essa comparação! Para ter acesso a esses dados, entre, na barra esquerda de menu, na opção “Visitantes”, “Visão Geral”, “Comparação de marcas”. Ao entrar, você verá uma série de gráficos similares aos abaixo:
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uma azul, que representa os dados de seu site
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outra cinza, que representa a média de sites de tamanho similar ao seu
Isso é possível porque o Google Analytics divide os sites em três grupos (pequeno, médio e grande), e mostra os dados médios de sites do mesmo grupo que o seu. Perceba que, além do gráfico, ele mostra também qual é a diferença percentual entre seu site e a média dos outros sites. Se o número está verde, significa que o seu número está melhor que a média; se está vermelho, ele está pior. Além disso, já é mostrado um link para o relatório detalhado que lhe dará maiores informações sobre cada um dos índices mostrados no gráfico. Outra opção muito interessante que a ferramenta oferece é a comparação com sites da mesma categoria que o seu. Para isso, basta clicar no link “Abrir lista de categorias” e escolher a categoria que mais se assemelha à do seu site para comparação. Isso é bastante útil, porque existem números que variam drasticamente de uma categoria para outra.