Nos últimos meses, você já sentiu dores crônicas na coluna, nos pés ou nas pernas? Se respondeu positivamente a essa pergunta, temos um importante alerta: ficar horas sentados na mesma posição pode trazer graves problemas de saúde, tanto para homens como para mulheres.
O jornalista Matheus Azevedo, 31 anos, percebeu que a rotina intensa de trabalho trouxe vários incômodos para o seu corpo. “Senti dores frequentes nos braços, lombar e, principalmente nas pernas. Nos membros inferiores, sofri com dormências e até dificuldade para andar.”, conta.
A reclamação dos jornalista faz sentido. Ele trabalha oito horas por dia na frente do computador. Porém, Azevedo não faz atividades físicas e nem alongamentos durante a rotina.
Existem diversas orientações que são determinantes para a saúde das pernas no home-office.
Conheça abaixo as principais dicas.
Beba muita água
Nunca é demais lembrar o quanto é importante beber água durante o home-office. Ela melhora as articulações e deixa os músculos lubrificados.
Além disso, a água controla a sua pressão sanguínea, aumenta a resistência física, previne as cãibras, melhora o funcionamento do intestino, limpa o organismo, protege contra as pedras nos rins e mantém os olhos saudáveis.
Alguns aplicativos ajudam a lembrar o momento exato de beber água. Dentre os mais comuns, encontra-se: Waterbalance, Water your body, Hydro, Drinking water e Beba água alarme. Antes de fazer o download, conheça as características de cada um e escolha aquele que tem mais ligação com o seu perfil.
Use um apoiador de pé
O apoiador de pé é um dos equipamentos indispensáveis para os profissionais que trabalham em casa. Ele tem o poder de melhorar a postura, garantindo mais qualidade de vida durante a rotina.
A boa postura impede que o profissional fique cansado e tenha baixo desempenho durante o dia de trabalho.
Descanse
O home-office não pode ser feito de qualquer forma. Assim como ocorre nas empresas, o colaborador deve reservar um período do seu dia para descansar. O mais indicado é fazer interrupções de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados.
Os intervalos também ajudam a diminuir a pressão nos discos vertebrais, além de reduzir tensões na coluna, ombros e na região cervical. Neste momento, lembre-se de andar pela casa para melhorar a circulação sanguínea.
Faça alongamentos
O alongamento é fundamental em vários momentos do dia. Ele traz diversos benefícios para o trabalhador, como: corrige a postura, melhora a irrigação sanguínea e a flexibilidade. O exercício ainda previne dores musculares e articulares.
Grande parte das atividades podem ser feitas dentro de casa. Uma das mais conhecidas é o músculos da coxa.
Para fazer esse exercício, fique em pé com as costas retas. Mantenha as pernas juntas. Dobre a perna direita para trás e segure o pé por um minuto. Depois, faça o mesmo processo com a perna esquerda.
Esse exercício pode ser complicado para algumas pessoas. A saída é apoiar em uma parede. Assim, não perde o equilíbrio.
Aqui, mencionamos as principais dicas para os profissionais que trabalham em home-office. Os cuidados devem ser frequentes. Caso contrário, poderá ter sérios problemas de saúde, como as varizes.
Os pacientes que sofrem com esse problema ficam com as veias tortuosas, dilatadas e insuficientes. Geralmente, sentem dor e sensação de peso nas pernas no fim do dia.
Ao observar qualquer um desses sintomas, o médico que cuida de varizes, o angiologista, deve ser consultado imediatamente. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, mais chances o paciente têm para concluí-lo com sucesso.