O Marketing para segmento automotivo é essencial para as empresas que trabalham com o segmento. Afinal, é importante se posicionar no mercado para obter mais vendas e maior faturamento.
No entanto, é importante saber que tipo de técnicas que realmente funcionam dentro do Marketing para o segmento automotivo pra não desperdiçar dinheiro investindo naquilo que não dá resultado.
Afinal, o setor automotivo é caro por natureza e perder dinheiro em estratégias sem retorno pode gerar prejuízos que são difíceis de recuperar depois.
Se você quer investir de maneira eficiente no Marketing para o segmento automotivo, confira a seguir o que realmente funciona no setor!
O Marketing de Conteúdo é algo importante para determinados setores
Nem todos os setores do segmento automotivo funcionam de maneira igual. Alguns deles já são bem conhecidos no mercado ou contam com mecanismos de vendas bem desenvolvidos.
Já outros, não funcionam da mesma forma. Não são conhecidos ou as pessoas não têm o hábito de comprar de maneira garantida.
Por exemplo, você sabe o que é geometria 3D? Como ela funciona? Quais os benefícios? E carros elétricos: sabe quais são as vantagens? O que é necessário? Como financiar?
Em segmentos em que é necessário educar o consumidor antes da decisão de compra, é essencial investir no Marketing de Conteúdo, que tem a capacidade sem igual de deixar o consumidor melhor informado sobre qualquer assunto.
O E-mail Marketing é vital no Marketing para o segmento automotivo
Em média, são enviados mais de 144,8 bilhões de e-mails por dia. É muita coisa. Se considerarmos que temos 7 bilhões de pessoas no mundo, teríamos uma média de 20 e-mails por pessoa.
No entanto, como nem todo mundo no planeta tem e-mail, a média de mensagens recebidas por dia é muito alta.
Por causa disso, o e-mail marketing mantêm a sua relevância dentro do Marketing para o segmento automotivo.
Ele é excelente para gerar leads para a empresa e convertê-las em clientes ao dar prosseguimento ao Marketing de Conteúdo ou como ferramenta de remarketing ou de descontos.
A geolocalização converte clientes para empresas específicas
Nós costumamos pensar no Marketing para o setor automotivo como se fosse uma coisa nacional. No entanto, a maior parte das empresas do segmento atua no âmbito local.
Pense, por exemplo, em guinchos, mecânicos, lojas de acessórios e até mesmo concessionárias. Todas atuam no segmento local, vendendo para a própria cidade.
Por isso, a geolocalização é essencial no Marketing para o setor automotivo, incluindo ações em aplicativos como o Waze ou o Google Maps, muito usados pelos motoristas.
Imagine, por exemplo, uma loja de pneus em Florianópolis. Não faz sentido para ela realizar ações que atraiam clientes de Salvador, de Campinas ou de Cuiabá. Por isso, o foco deve ser local, pegando a capital de Santa Catarina e sua região metropolitana.
As redes sociais são ferramentas ótimas para gerar leads
Atualmente, o Facebook tem 130 milhões de usuários brasileiros. Isso sem falar nos tantos milhões no WhatsApp e no Instagram. Ou seja: há muita gente nas redes sociais.
Por causa disso, as redes sociais são ferramentas incríveis para a geração de leads e conversão desses contatos em clientes.
Isso é relevante pois as redes sociais contam com ferramentas de impulsionamentos e anúncios segmentados, além de ter estrutura para montar estratégias de remarketing, por exemplo.
Reviews e análises ajudam na tomada de decisões
Hoje em dia, a tomada de decisões de um comprador mudou muito. Se antigamente as pessoas se decidiam mais por preço ou condições, hoje em dia a informação é muito considerada.
Por isso, especialmente no setor automotivo, o consumidor costuma valorizar muito a opinião de influenciadores independentes que fazem análises e reviews de produtos.
Por isso, uma das estratégias de marketing para o setor automotivo é investir na produção de análises e reviews dos produtos para que o público possa tomar a sua decisão de compra.
Cases de sucesso são essenciais para o mercado também
Na mesma toada das reviews e análises, os cases de sucesso também são essenciais para a tomada de decisão dos consumidores. No entanto, eles são mais recomendados para empresas cujo produto gera um efeito específico.
Por exemplo, se um determinado pneu é mais eficiente em termos energéticos, seria interessante mostrar um case de sucesso mostrando como o produto diminuiu o consumo de combustível do carro.
O Google Ads é rei do Marketing para o setor automotivo
Por fim, mas não menos importante, não poderíamos esquecer de mencionar o Google Ads como uma das ferramentas mais poderosas do Marketing para o setor automotivo.
O Google Ads é muito usado no último estágio do funil de vendas, quando o consumidor busca no Google pelo produto para comprá-lo. Por isso, o ideal é a empresa investir em palavras-chave de qualidade, de modo a atrair o público já pronto para fechar negócio.
E aí, gostou de aprender as melhores técnicas de Marketing para o setor automotivo? Existe muita coisa que dá resultado no segmento e, por isso, é importante escolher as estratégias que melhor funcionam para sua empresa.