O marketing é uma ferramenta bastante dinâmica para promover um negócio. Assim, o marketing para turismo se mostra bastante eficiente para quem possui uma agência de viagens, uma pousada, uma atração, um blog ou qualquer negócio na área.
Isso pois o marketing visa utilizar as vontades e necessidades dos clientes a seu favor. Isso desde aplicativos para organizar viagem até um material rico para seus leitores e clientes.
Para isso, cabe a você identificar essas demandas. De acordo com seu negócio e com seus clientes. Para assim, proporcionar as melhores experiências a eles.
Assim, mostraremos as melhores práticas de marketing para esse setor. Fique com a gente para saber mais.
O que é o marketing para turismo?
Vamos começar pela definição do que é marketing para turismo. Baseando-se na concepção moderna do marketing, ele parte da premissa de que as pessoas não querem, apenas, comprar pacotes de viagem.
Assim, eles desejam, antes de mais nada, informação. E as empresas, para manterem-se no mercado, devem fornecê-la.
E, caso você não fornecer, as pessoas procurarão quem as forneça. Mais cientes do significado de tecnologia, as pessoas estão se valendo dela para encontrar as informações.
Assim, você deve se reinventar para manter-se atraente para seu público. Ou seja, encontrar o seu diferencial competitivo, em meio a tantas opções disponíveis.
Assim, você deve entender o que os seus clientes procuram. E como eles procuram por informações e serviços. Isso permitirá que eles cheguem, com mais frequência a você.
Como promovo o marketing para turismo
Depois de definirmos a importância do marketing, está na hora de mostrarmos como implantá-lo. Sempre baseado em uma estratégia de inbound marketing, para uma maior assertividade.
Defina a sua persona
Uma persona é uma representação do seu cliente ideal. Mas, sempre, baseada em dados dos seus clientes reais. Tanto demográficos quanto comportamentais.
Ela ajuda a entender melhor as necessidades e vontades do seu público. Para, assim, entregar o que ele deseja.
Entenda em que ponto seus clientes estão
Isso em relação ao funil de conversões. Ou seja, o processo pelo qual eles passam, até decidirem comprar um produto ou serviço.
Para isso, é preciso, como dissemos, determinar a sua persona. Assim, é possível determinar se o seu cliente é, somente, um prospecto. Ou está pronto para adquirir o seu produto.
Existem, basicamente, três estágios em um funil de vendas. O primeiro é o da consciência do problema e do seu negócio. O segundo é a da consideração das opções disponíveis. E o final é o processo de decisão em si.
Em cada etapa desse processo, é preciso ofertar conteúdos distintos aos clientes. É importante entender que, no final do funil, você não deve soterrar o cliente com informações. Isso pode fazê-lo desistir, depois de um longo processo.
Como faço para desenvolver uma estratégia de marketing para turismo?
Existem muitas formas de desenvolver estratégias de marketing. E não podemos considerar uma delas certa ou errada. Mas existem aquelas mais inovadoras e eficientes que outras.
Para isso, temos algumas dicas que podem lhe ser bastante úteis. Veja mais sobre elas abaixo.
Proporcione experiências memoráveis
Não existe escapatória. No marketing para turismo, a experiência do cliente conta muito. Assim, você deve proporcionar não, apenas, satisfação. Mas sentimentos de maravilhamento nele.
Novamente, para isso, é preciso conhecer os seus clientes. E, para isso, você pode começar perguntando o que eles esperam da sua empresa. Mas, também, pode recorrer a ferramentas especializadas, no mercado, para isso. Opções não faltam.
Utilize o marketing de influência
É muito difícil pensar em marketing, hoje em dia, sem pensar em influenciadores digitais. E isso é bom. Pois temos, assim, o pleno conhecimento de uma ferramenta poderosa que pode ser usada em nosso favor.
Para isso, você pode apostar nessas pessoas. Incluindo a possibilidade de tê-los como clientes. Isso pois a opinião deles vai contar muito a seu favor.
Faça uso do storytelling
Essa técnica de entrega de conteúdos não é, apenas, uma tendência. Como, da mesma forma, uma ferramenta muito eficiente de fazê-lo.
Destinos turísticos têm grande potencial em gerar boas histórias. E é isso que seu público busca. Dessa maneira, uma boa história atiçará desejos neles.
O que esperar do marketing para turismo no futuro?
O setor de turismo está passando por diversas mudanças. Assim, o marketing para turismo deve acompanhá-las.
A primeira mudança é mostrar uma preocupação maior com a segurança e a saúde dos viajantes. Além de uma maior flexibilidade, em caso de imprevistos.
Vários canais de atendimento eficientes, também, fazem a diferença. Assim, como uma estrutura organizacional sólida.
Além disso, busque se manter atualizado. Não, apenas, às mudanças dos seus concorrentes. Mas, principalmente, às novas demandas dos seus clientes. Isso também passa por identificar eventuais oportunidades de negócios.
De fato, o marketing para turismo se mostra vital em um setor que está passando por tantas mudanças. Mas que, no passado, nunca se manteve estático e engessado.