No entanto, os dados sobre as visitas à sua página no Facebook sempre foram fracos e incompletos.
Isso começou a mudar com o novo recurso “Informações de Página”, que o Facebook começou a oferecer há pouco tempo.
Veja neste artigo como ativá-lo e utilizá-lo.
Introdução
Você já tem uma página para seu blog no Facebook?
Trata-se de um ótimo complemento ao seu blog, pois você aproveitará o potencial de visitas de milhões de usuários daquele rede.
Caso não tenha, leia e siga o artigo Como integrar seu blog ao Facebook.
Isso não lhe custará nada!
Se você já tem a página, deve ter notado como são fracas as informações fornecidas pelo Facebook sobre a interação das pessoas com ela.
Não há dados significativos sobre o número de visitas, de onde as pessoas vieram ou similar.
Isso é passado. O Facebook começou a disponibilizar para alguns usuários o recurso “Informações de Página”, com dados muito mais ricos e úteis do que antes.
Neste artigo, você aprenderá a ativar esse recurso para sua página (se ele já estiver disponível para você) e verá as informações que poderá obter.
Como ativar as Informações de Página no Facebook
Um alerta antes de começar: o recurso ainda não está disponível para todos.
Por isso, se não aparecer para você a opção mostrada neste tópico, é necessário esperar até que ela seja disponibilizada.
1. Acesse sua página no Facebook. Não se trata de seu perfil pessoal, mas de sua página.
2. Clique no quadro marcado abaixo:
3. Clique no botão “Experimente o novo recurso Informações de Página” para confirmar.
4. Pronto! O novo recurso será ativado e estará disponível para você sempre que clicar na caixa “Informações”.
Informações que você terá
Uma vez ativado o recurso, você terá uma série de informações sobre sua página.
Nos quadros abaixo, você verá cada uma das páginas disponíveis, com as informações que ela mostra.
Note que há uma barra logo abaixo do “tour”, onde você poderá fazer a navegação entre as abas.
Há também uma opção para exportar seus dados (para analisá-los no Excel, por exemplo) e um último item onde você pode enviar comentários sobre o recurso ou mesmo voltar à versão anterior, caso não tenha gostado desta.
1. Visão geral
Como o próprio nome diz, esta aba mostra uma visão geral sobre sua página. Serão mostradas, de forma resumida, informações que você poderá ver com mais detalhes nas páginas seguintes.
2. Página
Aqui, são mostradas informações referentes à sua Página em si.
Há uma grande quantidade de dados, em que você pode navegar pela nova barra mostrada na parte superior.
- Opções “Curtir” página – Aqui, são mostrados o número de “curtir” que sua página recebeu ao longo do tempo. Você pode ver o total acumulado, o número diário de “curtir” (e também de desfazer o “curtir”) e de onde vêm essas ações (se foram anúncios, publicações etc.).
- Alcance da publicação – Nesta aba, é mostrado o número de pessoas que foram alcançadas com suas publicações. Também é mostrado o número de “curtir” nas publicações, comentários recebidos e compartilhamentos. Outro dado importante são as ações negativas que suas publicações geram: ocultar, denúncias como spam e desfazer o “curtir” de sua página. Se esses números estiverem altos, significa que há algo errado com sua estratégia.
- Visitas à página – Por fim, você consegue visualizar o número de visitas que sua página no Facebook recebeu. São mostradas também menções à sua página feitas por outras pessoas e quais foram os sites que mais visitas enviaram à sua página.
3. Publicações
Nesta aba são mostradas informações referentes às publicações que você faz em sua página.
Fazendo um paralelo, é como analisar as postagens feitas em seu blog. Também há algumas abas com informações específicas.
- Todas as publicações – Nesta primeira aba, é mostrado um quadro com todas as publicações que você fez, ordenadas pela ordem inversa de postagem (ou seja, as mais recentes vêm primeiro). É mostrado o número de pessoas que viram e interagiram com cada postagem. Você pode clicar nos cabeçalhos das colunas para ordená-las pelo dado desejado.
- Quando os visitantes estiverem conectados – Esta aba mostra um quadro interessante, mostrando a atividade dos seus visitantes a cada dia da semana e a cada hora do dia. É útil para saber o melhor dia e horário para fazer sua publicações.
- Melhores tipos de publicação – Mostra suas publicações divididas por tipo, para lhe mostrar quais são as formas mais eficiente para atingir seu público.
4. Pessoas
Esta aba mostra informações sobre o perfil das pessoas relacionadas com sua página.
Há 3 abas internas que dividem os seus visitantes de acordo com a interação que eles fazem com sua página, mas todas elas mostram as mesmas informações: sexo, idade, país e cidade de origem e idioma.
São informações importantes para você conhecer seu público e fazer publicações direcionadas a eles.
Há 3 abas disponíveis dentro dessa seção:
- Seus fãs – Mostra as pessoas que curtiram sua página.
- Pessoas alcançadas – Mostra todas as pessoas que visualizaram uma publicação sua no último mês.
- Pessoas envolvidas – Mostra quem curtiu, comentou ou compartilhou uma publicação sua no último mês.
Conclusão
Os dados mostrados nas Informações de Página são fascinantes e podem ser muito úteis para direcionar suas ações no Facebook.
Elas podem direcionar suas próximas publicações e seus anúncios no Facebook.
São também um bom indicativo se você está no caminho certo nessa rede social ou se é necessária uma mudança de rumo.
Caso você ainda não tenha sido contemplado com a disponibilização do recurso, não se preocupe.
É bastante provável que logo ele esteja disponível para todos.
Agradeço à leitora Yuki Watanabe pela sugestão deste artigo! Se você também tem uma ideia, clique no botão “Sugira um artigo”, na parte inferior direita da tela.
E você, já teve acesso às Informações de Página?
Qual sua opinião sobre o recurso?
Deixe um comentário!