De banners a big data, o marketing digital tem se adaptado continuamente para atender às necessidades de clientes e marcas. Hoje, com maior conectividade e infraestrutura digital estabelecida, as mudanças estão acontecendo muito mais rápido. O cenário de marketing digital tradicional de mídia paga, SEO , marketing de conteúdo, mídia social , gerenciamento de comunidade e muito mais está passando por desenvolvimentos e mudanças dramáticos à medida que as inovações em tecnologia se desenvolvem.
Abaixo, destacamos as inovações que acontecem nos canais de marketing digital tradicionais e exploramos por que os profissionais de marketing, consultor de marketing digital e agencias de marketing digital precisam evoluir para uma evolução do marketing digital de alta tecnologia.
A pesquisa paga, ou marketing de mecanismo de pesquisa, é a prática de marketing de gerar tráfego na web por meio da compra de anúncios em mecanismos de pesquisa. Os comerciantes pagam sempre que o seu anúncio é clicado (referido como pagamento por clique ou PPC) ou quando o seu anúncio é apresentado. Geralmente, há uma equipe dedicada que decide em quais plataformas gastar, com base em onde eles acreditam que o anúncio receberá mais tração.
Uma distribuição provável para este método tradicional de mídia paga é a publicidade programática, um tipo de mídia paga que emprega inteligência artificial para comprar automaticamente espaço publicitário, usando dados, para determinar qual público os anúncios devem atingir.
Com uma estimativa de US $ 56 bilhões destinada à publicidade programática em 2021, prevê-se que 86% de todos os anúncios gráficos digitais serão apresentados por meio de automação até 2023. Essa mudança para a automação de IA oferece uma abordagem mais contínua, eficiente e precisa para a mídia paga ao mesmo tempo em que reduz os custos de aquisição de clientes.
Com a introdução de Siri, Alexa, Cortana e Google Assistant, a popularidade da pesquisa por voz, na qual o usuário fala diretamente para seu dispositivo em vez de digitar uma solicitação ou realizar uma tarefa manualmente, está aumentando. Conforme os consumidores se adaptam e começam a usar assistentes de voz cada vez mais, os profissionais de marketing que trabalham com SEO devem considerar a otimização de seus sites para reconhecer a pesquisa por voz.
A forma como falamos é fundamentalmente diferente da forma como digitamos, e a facilidade de simplesmente fazer uma pergunta explica por que “72% das pessoas que possuem um alto-falante ativado por voz dizem que seus dispositivos são frequentemente usados como parte de sua rotina diária”. 7 À medida que a popularidade da tecnologia aumenta, é provável que esse número aumente e a ideia de um assistente permanente com viva-voz comece a parecer uma segunda natureza.
Em 2017, o Google anunciou uma taxa de precisão de 95% em seu assistente digital de reconhecimento de voz e, à medida que essa tecnologia melhora, seu número de usuários aumentará. Espera-se que sua taxa de crescimento seja rápida, com 50% de todas as pesquisas sendo de voz até 2023. Para aproveitar ao máximo a pesquisa por voz, palavras-chave de cauda longa e conteúdo natural que reflitam a linguagem de conversação provavelmente terão uma classificação mais elevada. 10
Seguindo o SEO e a otimização da busca por voz, o conteúdo de conversação que parece pessoal e autêntico continua sendo a chave para envolver os clientes. No entanto, em 2021, a personalização está na vanguarda do marketing de conteúdo de sucesso.
Com a evolução do big data e a disponibilidade de informações detalhadas do consumidor, a personalização do conteúdo não é apenas acessível, mas 96% dos profissionais de marketing acreditam que a personalização melhora o relacionamento com o cliente. À medida que os clientes são atraídos por experiências que refletem suas preferências, determinar qual conteúdo será mais relevante para um indivíduo é a chave para a satisfação e a fidelidade dos clientes.
Embora a personalização em todas as formas de conteúdo seja importante, o tipo de conteúdo que você está gerando continua sendo um aspecto crucial de sua estratégia de marketing digital.
O conteúdo de vídeo está ganhando força como uma forma de conteúdo cada vez mais popular. Com vídeos ao vivo, histórias e Instagram TV, mais e mais empresas estão usando o vídeo como uma ferramenta de marketing digital. Alguns profissionais de marketing estão indo além e criando mensagens de vídeo personalizadas em vez de e-mail ou telefonemas, que pode ser uma nova maneira promissora de envolver os clientes.
O desenvolvimento recente de conteúdo de vídeo em 360 graus permite que os espectadores controlem sua perspectiva para uma experiência mais personalizada e envolvente. Junto com essa tecnologia, a realidade virtual está imergindo os espectadores na experiência da marca completamente, e com o mercado de realidade virtual estimado em US $ 32,4 bilhões em 2023, é aconselhável que as marcas se familiarizem com o potencial dessa tecnologia.
O marketing de influência se tornou o equivalente ao marketing boca a boca hoje. Como as pessoas geralmente confiam mais nas pessoas do que nas marcas, ouvir informações positivas ou feedback sobre um produto ou experiência de um influenciador geralmente tem mais peso e credibilidade do que quando vem da própria marca.
No entanto, esta indústria viu alguns desafios nos anos anteriores, à medida que as marcas lutavam para encontrar as pessoas certas para promover sua imagem e mensagem. Hoje, a IA está trabalhando para resolver esses problemas, tornando o marketing de influenciadores um processo amplamente automatizado. A IA é capaz de realizar uma análise de afinidade da marca influenciador ao filtrar milhões de imagens em segundos para selecionar influenciadores específicos com base nas características especificadas. Depois que um influenciador postou ou compartilhou conteúdo, a IA é capaz de analisar os dados da postagem para determinar quão bem a postagem foi recebida e quão bem o influenciador e a marca correspondem.
Em termos de relacionamento influenciador-marca, a IA pode ser treinada usando dados existentes para prever qual incentivo funciona mais eficazmente para encorajar um influenciador a postar e, em seguida, continuar a oferecer esse incentivo no momento certo. 17 Esses avanços permitem que o processo de marketing do influenciador se torne menos intensivo em recursos, mais rápido e mais orientado por dados para uma melhor experiência do cliente e relacionamento comercial.
No cenário do marketing digital, 2021 significa colocar o cliente na vanguarda da estratégia de marketing digital de uma forma mais detalhada do que era possível anteriormente. O marketing atencioso e personalizado com big data , IA e tecnologia inovadora definirá a forma como as marcas se comunicam com os clientes. Atrair um indivíduo com conteúdo coloquial, acessível por fala e visualmente envolvente são as principais tendências que informam a maneira como as marcas se posicionarão no futuro próximo. Em um setor frequentemente saturado com conversas sensacionalistas em torno da tecnologia, isso deve fornecer aos profissionais de marketing e marcas uma ideia de melhorias práticas e viáveis que a tecnologia pode fornecer às suas estratégias digitais existentes.