Gerenciando Blog - Um portal de Conteúdos Blog Google O que é o Google Meu Negócio?
Google

O que é o Google Meu Negócio?

Google Meu NegócioRecentemente, o Google lançou o serviço Meu Negócio, focado em quem tem um negócio, seja físico ou virtual, e deseja ganhar relevância com ele.

Entenda neste artigo as vantagens do serviço e como se cadastrar gratuitamente.


O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio (ou Google My Business, no original em inglês) é um conjunto de funcionalidades e ferramentas grátis que o Google disponibilizou com o objetivo de divulgar seu negócio e possibilitar a interação com seus clientes e demais interessados.

Os principais beneficiados com o novo serviço são as pessoas que têm negócios locais, como lojas, escritórios etc.

Algumas funcionalidades, como a exibição no mapa e o horário de funcionamento são perfeitas para esses negócios.

Mas, mesmo para negócios online (como um blog, por exemplo), ele também pode ser interessante.

Não se tratam de novas ferramentas. Todas elas já existiam antes, mas de forma solta.

Com o Google Meu Negócio, fica mais simples utilizá-las, pois o acesso é todo feito a partir do endereço http://google.com/mybusiness.

O que é possível fazer no Google Meu Negócio?

A partir do Google Meu Negócio, você pode fazer as seguintes operações:

  • Atualizar informações sobre seu negócio, para que apareçam nos resultados das buscas e nos mapas do Google;
  • Criar uma página no Google+, onde você poderá compartilhar notícias e fotos sobre seu negócio;
  • Receber comentários sobre seu negócio e respondê-los;
  • Analisar informações estatísticas sobre as visitas que você recebe em sua página.

Você pode realizar todas essas atividades tanto a partir do seu computador quanto do seu celular, através do aplicativo Google Meu Negócio disponível na Play Store.

Como se inscrever no Google Meu Negócio?

1. Acesse http://google.com/mybusiness.

2. Clique no botão “Aparecer no Google”.

 

3. Se for solicitado, entre com o e-mail e senha de sua conta do Google.

4. Na caixa de busca, tente procurar pelo nome de sua empresa, para verificar se ela já está cadastrada. Caso não esteja, coloque o endereço completo e clique no botão de busca.

 

5. Se ainda assim ela não for encontrada, clique na opção destaca abaixo:

 

6. Preencha todas as informações solicitadas e clique em “Continuar”.

 

7. Na próxima tela, marque a opção com um X e clique em “Continuar”.

 

8. Clique na opção destacada. Apesar de informar que a confirmação será feita por e-mail, ela será feita por correspondência, no endereço indicado na inscrição.

 

9. Clique no botão “Enviar cartão-postal”. Você receberá uma correspondência no endereço indicado, com instruções para confirmar o seu endereço físico.

 

10. Clique no botão “Continuar”.

 

11. Você verá uma tela de confirmação, como a abaixo. Você pode clicar no botão “Começar”, para ver as informações básicas sobre o serviço, ou clicar em “Pular tour”. Neste tutorial, clicarei em “Pular tour”.

 

Como completar informações do Google Meu Negócio?

Quando você cria sua página, ela ficará apenas com as informações básicas.

Veja que há diversas áreas em que você pode clicar na página inicial para preencher informações importantes, como o horário de funcionamento, seu website e outras.

A forma mais simples de preencher essas informações é clicando no botão que aparece na área inferior direita da imagem abaixo, e ir navegando para as demais utilizando as setas de navegação.

 


Como utilizar as ferramentas do Google Meu Negócio?

Uma vez completado o processo de cadastramento e preenchimento das informações, você notará algumas áreas abaixo do cabeçalho de sua página:

  • Compartilhar: Aqui, você poderá compartilhar textos, links e imagens, que serão vistas pelos seguidores de sua página.
  • Insights: Nesta área, você verá as estatísticas sobre as pessoas que seguem sua página e suas publicações. Esta área só ficará disponível após você realizar a confirmação do código recebido pelo correio.
  • Comentários: Aqui, você poderá receber e responder comentários a respeito de sua empresa. Também só estará disponível após a conformação do código.
  • AdWords Express: Se desejar, você pode contratar uma campanha paga de publicidade no Google, para dar mais destaque ao seu negócio.
  • Google Analytics: Após cadastrar e confirmar o endereço do seu site, você terá aqui um atalho para acessar o Google Analytics e avaliar as visitas recebidas nele.
  • Criar um Hangout: Aqui, você pode iniciar um “hangout”, que é uma apresentação ou reunião online com seguidores de sua página.

E quem já tinha uma página no Google+?

Se você já tinha uma página para o seu negócio ou blog no Google+, ela foi automaticamente convertida para a nova estrutura do Google Meu Negócio.

Assim, basta você acessar o endereço http://google.com/mybusiness e clicar no botão “Fazer login” que fica no canto superior direito da tela.

Você terá acesso à sua página do Google+, com as novas opções do Meu Negócio disponíveis.

Conclusão

A estratégia do Google de centralizar no Meu Negócio os diversos serviços foi acertada. Isso simplifica não apenas o cadastro, mas também a gestão de todas as informações que dizem respeito ao negócio.

Assim, se você ainda não cadastrou o seu negócio no Google, vale a pena começar agora mesmo.

Pode ser uma ótima forma de ganhar relevância online e, consequentemente, ganhar também relevância offline, que pode ser revertida em mais clientes e mais faturamento.

Especialmente sendo tudo isso de graça, não há por que não explorá-las.

E você, já se inscreveu no Google Meu Negócio? Como tem sido a sua experiência? Compartilhe com os demais deixando um comentário.

Sair da versão mobile