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O que é um webinar e qual sua função nas estratégias de marketing?

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O vídeo está constantemente se tornando uma parte importante das estratégias de marketing digital.

Não é à toa que eles são considerados o futuro do conteúdo na Internet, tornando a base das estratégias de inbound marketing de muitas empresas.

É por isso que o uso de webinars se tornou uma ferramenta poderosa, tanto para atrair quanto para converter leads.

Mais envolvente que o conteúdo tradicional, entender os benefícios dos webinars e usá-los em sua estratégia para atrair, conectar e converter leads pode ser o diferencial para uma marca; veja por que.

O que é um webinar?

Geralmente, um webinar é uma pequena palestra ou seminário com cerca de uma hora, ocorrendo na forma de um vídeo editado ou ao vivo.

Com a vantagem de atrair pessoas de diversos lugares, os webinars incorporam o chat, permitindo que o público se envolva com perguntas, comentários ou sugestões de tópicos durante a reprodução do vídeo.

Ao contrário das conferências presenciais, há um número ilimitado de participantes e maior alcance geográfico.

Com uma grande variedade de temas, um webinar pode abordar um assunto comum para atrair o público em geral que não está familiarizado com as empresas de limpeza e conservação, por exemplo.

Também é possível focar profundamente em uma determinada questão, ou até mesmo fazer reviews do produto ou serviço da sua marca.

Assim, a empresa estará apresentando características e benefícios diretamente, por exemplo, para atrair a atenção do público, talvez chamando um orador convidado ou mesmo um especialista de referência na área.

Como fazer um webinar: passo a passo

A ideia de um webinar é realmente simular uma conferência online ao vivo.

Por esta razão, todos os elementos que normalmente compõem uma conferência, como uma apresentação de slides, um palestrante, talvez até um apresentador âncora e alguns convidados e claro, o público para ver esse conteúdo.

Para proporcionar uma experiência dinâmica como um evento ao vivo, um webinar deve permitir a interação com o público que assiste. Veja outros passos necessários abaixo.

  1. Escolha um tópico

Escolha um tema que seja relevante para o público de terceirização de limpeza e determine o melhor horário de transmissão consultando seus seguidores. Outra opção é testar diferentes datas e horários.

Crie um script para a apresentação. Ao acompanhar os tópicos criados, você não corre o risco de ficar confuso enquanto fala.

Não se esqueça de elaborar uma apresentação dinâmica para envolver o público e mantê-lo verdadeiramente engajado.

Também defina a plataforma que você usará para apresentar seu webinar com antecedência.

  1. Escolha a data

Um bom planejamento é essencial para o sucesso de qualquer abordagem. Com webinars, não é diferente.

Quanto mais cedo você definir a data de transmissão, melhor será sua programação.

Além da data de execução, é importante especificar a hora. Afinal, o grande atrativo desse tipo de conteúdo é a sensação de inclusão e urgência criada pela transmissão ao vivo.

Por isso, é fundamental escolher um horário em que sua persona costuma estar ativa na Internet.

Além disso, tenha em mente o propósito declarado. Por exemplo, se o objetivo do seu webinar for vendas, pode ser interessante agendá-lo no início do mês (quando as pessoas têm mais dinheiro).

  1. Crie uma landing page

Uma landing page, ou página de captura, nada mais é do que a página na qual as pessoas vão se inscrever no seu webinar.

Deve ter um texto atraente e direto, bem como espaço para os visitantes inserirem seus detalhes de contato como:

  • E-mail;
  • Nome;
  • Número de telefone;
  • Cidade.

A partir daí, as pessoas se inscreverão para receber atualizações sobre o serviço de contabilidade preço, desde publicidade até ações da empresa após o término da transmissão.

É importante que esta página contenha o tema do webinar, data e outras informações relevantes.

  1. Faça um plano de divulgação

É hora de conseguir assinantes para o seu webinar. Aqui você pode contar com diferentes canais de comunicação, utilizando tanto tráfego orgânico quanto pago.

Uma boa campanha de e-mail marketing pode aumentar o alcance do webinar e atrair mais participantes.

Além disso, é imprescindível utilizar sua rede social para tornar pública a data e hora da transmissão, também atingindo novos potenciais participantes.

Prepare chamadas em todos os seus canais, convidando seu público para o webinar. Tente usar vídeos curtos no Facebook, Instagram, Snapchat e YouTube. Vale também usar fotos, tanto no Facebook quanto no Instagram.

Lembre-se de sempre deixar um link que direcione seu público para sua landing page. Dessa forma, além de aumentar seu alcance, você também aumenta a geração de leads.

Além disso, também é interessante incluir uma frase de chamariz na mensagem de convite do webinar, seja nas campanhas em redes sociais ou nos e-mails marketing.

Inclusive, em caso de materiais em parceria, como é o caso de entrevistas, incentive seu parceiro a fazer o mesmo em seu portal.

  1. Prepare uma apresentação visual

Além da fala e da apresentação no webinar, também é muito importante trazer recursos visuais para contribuir com o desenvolvimento e com a compreensão do público. Nesse contexto, os slides podem ser bastante uma excelente solução.

Sua missão é captar a atenção do público, mantendo todos engajados.

Para fazer isso, você precisa preparar um design bonito e atraente. Para isso, passe algum tempo experimentando diferentes cores, fontes e imagens para tornar sua apresentação bonita e moderna.

O conselho geral é usar fontes grandes, resumir o conteúdo em frases curtas, incluir ilustrações e variar as cores ao longo da apresentação.

Quais são os pontos positivos de um webinar?

No mundo digital, ter o conteúdo certo é importante para atrair pessoas e, assim, direcionar o tráfego. Investir em webinars para entregar esse conteúdo é muito recomendado.

Vamos te mostrar os benefícios desse formato de apresentação de conteúdo a seguir, confira.

Autoridade

Tornar-se uma autoridade em laudo engenheiro civil, ou qualquer que seja seu segmento de atuação, é algo que todo mundo quer – e os webinars podem te ajudar nisso!

Por meio do vídeo, pode-se mostrar que você é um especialista no que está prestes a apresentar e que pode entregar conteúdo relevante.

Saiba analisar profundamente o tema para enriquecer esse conteúdo e se tornar referência para seus clientes e para outras pessoas que buscam o que você domina.

Tráfego

Entre as opções de produção de conteúdo, os webinars se destacam na hora de aumentar o tráfego do seu site.

As pessoas estão interessadas em vídeos e, se o conteúdo for relevante, elas desejarão se inscrever em sua lista de e-mails, por exemplo.

Uma vez que os usuários entendem o valor do tópico abordado no webinar, eles respondem com alguma forma de interação.

Marketing de referência

Ferramentas de streaming online que permitiram que pessoas de todo o mundo se conectem e transmitam juntas. Pode funcionar como canais de TV tradicionais, fornecendo links externos para adicionar programas e eventos.

Com essa facilidade, sua empresa pode convidar pessoas que são referências em sua área de atuação para participar de chats ao vivo.

Essa estratégia é ótima para transmitir informações também para a base de seguidores do(a) especialista.

Afinal, ela atrai mais pessoas e aumenta a sua exposição, atestando a sua autoridade e respeito no campo de atividade – o chamado marketing de referência.

Interações com o cliente

Não podemos deixar de mencionar a perspectiva de relacionamento. Em um momento em que o sucesso do cliente é tão alto, a transmissão ao vivo é outra parte poderosa da presença e da estratégia de engajamento de seus clientes e parceiros.

O webinar se destaca porque cria uma reputação para sua empresa. Quando estabelecemos uma estrutura profissional, transmitimos uma ótima imagem para as pessoas que a utilizam.

Em segundo lugar, a interação online programada reduz os custos de atendimento, o que contribui para seu valor agregado para os clientes.

Em terceiro, cria uma coleção de documentos que podem ser usados ​​indefinidamente, reduzindo ainda mais os custos futuros de transmissão das informações que já foram transmitidas.

Branding

A soma de todos os itens anteriores traz um resultado nem sempre tangível: força e reconhecimento para a marca.

Quanto mais relevante e atualizada com as tecnologias e mensagens que o público deseja ver, mais valor a empresa agrega ao negócio.

Isso impacta diretamente na percepção do público e na satisfação do cliente como um todo.

Então, o webinar não é apenas uma ação isolada. Ele se integra inteiramente às estratégias de comunicação do empreendimento e produz resultados impressionantes.

Conclusão

O planejamento, divulgação e pós-evento são muito semelhantes ao processo de conferência ao vivo, mas a transmissão é muito mais fácil.

Além de não ter limitação de escopo, você reduz custos, economiza tempo e ainda oferece toda a comodidade aos seus participantes.

Dessa forma, ao fornecer uma ótima experiência de conteúdo, é mais provável que você capture esses leads e os converta em clientes. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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