O vídeo está constantemente se tornando uma parte importante das estratégias de marketing digital.
Não é à toa que eles são considerados o futuro do conteúdo na Internet, tornando a base das estratégias de inbound marketing de muitas empresas.
É por isso que o uso de webinars se tornou uma ferramenta poderosa, tanto para atrair quanto para converter leads.
Mais envolvente que o conteúdo tradicional, entender os benefícios dos webinars e usá-los em sua estratégia para atrair, conectar e converter leads pode ser o diferencial para uma marca; veja por que.
O que é um webinar?
Geralmente, um webinar é uma pequena palestra ou seminário com cerca de uma hora, ocorrendo na forma de um vídeo editado ou ao vivo.
Com a vantagem de atrair pessoas de diversos lugares, os webinars incorporam o chat, permitindo que o público se envolva com perguntas, comentários ou sugestões de tópicos durante a reprodução do vídeo.
Ao contrário das conferências presenciais, há um número ilimitado de participantes e maior alcance geográfico.
Com uma grande variedade de temas, um webinar pode abordar um assunto comum para atrair o público em geral que não está familiarizado com as empresas de limpeza e conservação, por exemplo.
Também é possível focar profundamente em uma determinada questão, ou até mesmo fazer reviews do produto ou serviço da sua marca.
Assim, a empresa estará apresentando características e benefícios diretamente, por exemplo, para atrair a atenção do público, talvez chamando um orador convidado ou mesmo um especialista de referência na área.
Como fazer um webinar: passo a passo
A ideia de um webinar é realmente simular uma conferência online ao vivo.
Por esta razão, todos os elementos que normalmente compõem uma conferência, como uma apresentação de slides, um palestrante, talvez até um apresentador âncora e alguns convidados e claro, o público para ver esse conteúdo.
Para proporcionar uma experiência dinâmica como um evento ao vivo, um webinar deve permitir a interação com o público que assiste. Veja outros passos necessários abaixo.
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Escolha um tópico
Escolha um tema que seja relevante para o público de terceirização de limpeza e determine o melhor horário de transmissão consultando seus seguidores. Outra opção é testar diferentes datas e horários.
Crie um script para a apresentação. Ao acompanhar os tópicos criados, você não corre o risco de ficar confuso enquanto fala.
Não se esqueça de elaborar uma apresentação dinâmica para envolver o público e mantê-lo verdadeiramente engajado.
Também defina a plataforma que você usará para apresentar seu webinar com antecedência.
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Escolha a data
Um bom planejamento é essencial para o sucesso de qualquer abordagem. Com webinars, não é diferente.
Quanto mais cedo você definir a data de transmissão, melhor será sua programação.
Além da data de execução, é importante especificar a hora. Afinal, o grande atrativo desse tipo de conteúdo é a sensação de inclusão e urgência criada pela transmissão ao vivo.
Por isso, é fundamental escolher um horário em que sua persona costuma estar ativa na Internet.
Além disso, tenha em mente o propósito declarado. Por exemplo, se o objetivo do seu webinar for vendas, pode ser interessante agendá-lo no início do mês (quando as pessoas têm mais dinheiro).
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Crie uma landing page
Uma landing page, ou página de captura, nada mais é do que a página na qual as pessoas vão se inscrever no seu webinar.
Deve ter um texto atraente e direto, bem como espaço para os visitantes inserirem seus detalhes de contato como:
- E-mail;
- Nome;
- Número de telefone;
- Cidade.
A partir daí, as pessoas se inscreverão para receber atualizações sobre o serviço de contabilidade preço, desde publicidade até ações da empresa após o término da transmissão.
É importante que esta página contenha o tema do webinar, data e outras informações relevantes.
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Faça um plano de divulgação
É hora de conseguir assinantes para o seu webinar. Aqui você pode contar com diferentes canais de comunicação, utilizando tanto tráfego orgânico quanto pago.
Uma boa campanha de e-mail marketing pode aumentar o alcance do webinar e atrair mais participantes.
Além disso, é imprescindível utilizar sua rede social para tornar pública a data e hora da transmissão, também atingindo novos potenciais participantes.
Prepare chamadas em todos os seus canais, convidando seu público para o webinar. Tente usar vídeos curtos no Facebook, Instagram, Snapchat e YouTube. Vale também usar fotos, tanto no Facebook quanto no Instagram.
Lembre-se de sempre deixar um link que direcione seu público para sua landing page. Dessa forma, além de aumentar seu alcance, você também aumenta a geração de leads.
Além disso, também é interessante incluir uma frase de chamariz na mensagem de convite do webinar, seja nas campanhas em redes sociais ou nos e-mails marketing.
Inclusive, em caso de materiais em parceria, como é o caso de entrevistas, incentive seu parceiro a fazer o mesmo em seu portal.
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Prepare uma apresentação visual
Além da fala e da apresentação no webinar, também é muito importante trazer recursos visuais para contribuir com o desenvolvimento e com a compreensão do público. Nesse contexto, os slides podem ser bastante uma excelente solução.
Sua missão é captar a atenção do público, mantendo todos engajados.
Para fazer isso, você precisa preparar um design bonito e atraente. Para isso, passe algum tempo experimentando diferentes cores, fontes e imagens para tornar sua apresentação bonita e moderna.
O conselho geral é usar fontes grandes, resumir o conteúdo em frases curtas, incluir ilustrações e variar as cores ao longo da apresentação.
Quais são os pontos positivos de um webinar?
No mundo digital, ter o conteúdo certo é importante para atrair pessoas e, assim, direcionar o tráfego. Investir em webinars para entregar esse conteúdo é muito recomendado.
Vamos te mostrar os benefícios desse formato de apresentação de conteúdo a seguir, confira.
Autoridade
Tornar-se uma autoridade em laudo engenheiro civil, ou qualquer que seja seu segmento de atuação, é algo que todo mundo quer – e os webinars podem te ajudar nisso!
Por meio do vídeo, pode-se mostrar que você é um especialista no que está prestes a apresentar e que pode entregar conteúdo relevante.
Saiba analisar profundamente o tema para enriquecer esse conteúdo e se tornar referência para seus clientes e para outras pessoas que buscam o que você domina.
Tráfego
Entre as opções de produção de conteúdo, os webinars se destacam na hora de aumentar o tráfego do seu site.
As pessoas estão interessadas em vídeos e, se o conteúdo for relevante, elas desejarão se inscrever em sua lista de e-mails, por exemplo.
Uma vez que os usuários entendem o valor do tópico abordado no webinar, eles respondem com alguma forma de interação.
Marketing de referência
Ferramentas de streaming online que permitiram que pessoas de todo o mundo se conectem e transmitam juntas. Pode funcionar como canais de TV tradicionais, fornecendo links externos para adicionar programas e eventos.
Com essa facilidade, sua empresa pode convidar pessoas que são referências em sua área de atuação para participar de chats ao vivo.
Essa estratégia é ótima para transmitir informações também para a base de seguidores do(a) especialista.
Afinal, ela atrai mais pessoas e aumenta a sua exposição, atestando a sua autoridade e respeito no campo de atividade – o chamado marketing de referência.
Interações com o cliente
Não podemos deixar de mencionar a perspectiva de relacionamento. Em um momento em que o sucesso do cliente é tão alto, a transmissão ao vivo é outra parte poderosa da presença e da estratégia de engajamento de seus clientes e parceiros.
O webinar se destaca porque cria uma reputação para sua empresa. Quando estabelecemos uma estrutura profissional, transmitimos uma ótima imagem para as pessoas que a utilizam.
Em segundo lugar, a interação online programada reduz os custos de atendimento, o que contribui para seu valor agregado para os clientes.
Em terceiro, cria uma coleção de documentos que podem ser usados indefinidamente, reduzindo ainda mais os custos futuros de transmissão das informações que já foram transmitidas.
Branding
A soma de todos os itens anteriores traz um resultado nem sempre tangível: força e reconhecimento para a marca.
Quanto mais relevante e atualizada com as tecnologias e mensagens que o público deseja ver, mais valor a empresa agrega ao negócio.
Isso impacta diretamente na percepção do público e na satisfação do cliente como um todo.
Então, o webinar não é apenas uma ação isolada. Ele se integra inteiramente às estratégias de comunicação do empreendimento e produz resultados impressionantes.
Conclusão
O planejamento, divulgação e pós-evento são muito semelhantes ao processo de conferência ao vivo, mas a transmissão é muito mais fácil.
Além de não ter limitação de escopo, você reduz custos, economiza tempo e ainda oferece toda a comodidade aos seus participantes.
Dessa forma, ao fornecer uma ótima experiência de conteúdo, é mais provável que você capture esses leads e os converta em clientes.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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