Quer escolher o café perfeito? Conheça as nuances e os aromas que o café pode ter
O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo. Mesmo que você não seja um grande entusiasta da bebida, é quase impossível resistir a um expresso depois do almoço ou deixar de tomar um bom capuccino em uma manhã fria. Por ser uma bebida tão apreciada, é normal que existam vários tipos. A variedade de grãos, sabores e receitas é enorme.
Assim como o sabor do vinho, que muda de acordo com a uva, com o café também é assim. Cada tipo de grão tem sua peculiaridade, com aroma e sabor próprios. Um café frutado, por exemplo, tem notas mais adocicadas e costuma ser mais suave quando comparado com um café com torra mais intensa.
Definir a melhor opção pode ser desafiador, já que cada pessoa tem um paladar e gosto é algo extremamente pessoal. No entanto, conhecer as características que compõem cada tipo de café pode ajudar a identificar aquele que mais agrada ao seu paladar. Vale ressaltar que absolutamente tudo influencia no sabor final, desde a região em que o café é plantado e o estilo de colheita até a torra do grão e a moagem.
Existem uma infinidade de tipos de café. Confira abaixo uma lista com os principais deles.
Grão Arábica
O Arábica é frequentemente considerado o rei dos cafés especiais. Cultivado em altitudes elevadas, geralmente 1000 metros acima do nível do mar e em regiões com clima mais tropical, o grão Arábica possui um sabor suave e ao mesmo tempo complexo, com notas que variam entre frutas cítricas e nozes com chocolate.
Tipos de café de grão Arábica
Bourbon: é uma das variedades mais antigas e populares. Tem um sabor suave e doce, com notas de chocolate amargo. Geralmente possui acidez moderada e corpo médio.
Catuaí: são reconhecidos por sua produtividade e resistência a doenças e tendem a ter um sabor mais suave e até mesmo doce.
Typica: os grãos possuem uma acidez brilhante, corpo médio e alguns podem apresentar notas de frutas cítricas e chocolate.
Grão Robusta
O Robusta é amplamente cultivado, principalmente em regiões da África, da América do Sul e da Ásia. Conhecido por ter um sabor mais amargo e bem menos complexo, possui notas terrosas e de nozes e uma quantidade maior de cafeína.
Tipos de café de grão Robusta
Comum: o comum é a variedade mais cultivada quando falamos de grão Robusta. Resistente a doenças e pragas, é capaz de crescer em altitudes mais baixas.
Robusta Bengala: é cultivado na Índia e possui um sabor mais forte e amargo, com notas terrosas e de chocolate.
Robusta Uganda: originário da Uganda, tem um sabor encorpado com notas de cacau. Possui um teor de cafeína mais alto em comparação com outros tipos de café.
Outros tipos de grão de café
Liberica
Essa variedade é menos comum, cultivada principalmente em algumas partes da África e da Ásia. Os grãos são maiores e mais irregulares em comparação a outros. O sabor costuma ser descrito como uma bebida com notas de madeira, especiarias e fumaça.
Excelsa
O plantio de café Excelsa tem crescido nos últimos anos, principalmente no Sudeste Asiático, e é frequentemente confundido com o Liberica. Porém, esse café possui um sabor mais ácido e frutado, com notas que variam entre cítricas e picantes.