1. Título das páginas
O título é uma parte importantíssima de cada página de seu blog, seja a página principal ou cada um de seus post. Ao abrir cada uma de suas páginas, o título será mostrado na barra de título do browser (ou no título de cada aba aberta, dependendo da ferramenta utilizada). Além disso, o título será mostrado com destaque na página de resultado do Google. Por exemplo, ao pesquisar “td séries” no Google, será trazida um resultado como a seguinte:
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O título deve descrever com precisão o conteúdo da página – Assim, não coloque um título sem relação com o conteúdo do seu blog ou post, nem deixe essa informação vazia.
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Crie títulos únicos para cada uma de suas páginas – Evite repetir o mesmo título em páginas diferentes. Isso é grave e pode até fazer com que o Google não consiga indexar essas páginas e, por conseqüência, elas nunca serão mostradas numa busca. O Google Webmasters pode auxiliá-lo a detectar títulos que o Google vê como duplicados. Se você não sabe como fazer isso, leia o artigo https://www.gerenciandoblog.com.br/2009/02/google-webmasters-mostre-se-ao-mundo.html. Na área de “Diagnósticos”, “Análise de Conteúdo”, eles podem ser visualizados facilmente. E uma dica importante: caso você perceba que seus artigos com comentários estão aparecendo nessa lista como duplicados, leia o artigo http://www.johnnyrox.com/2008/10/corrigindo-ttulos-duplicados-no-blogger.html, do Johnny Rox, onde ele ensina como corrigir esse problema.
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Use títulos breves – Caso o título seja longo demais, o Google mostrará apenas o início dele na página de resultados.
Se você quiser entender como o Google encontra essas informações em suas páginas, visualize o código HTML delas e procure pela tag “<title>”.
2. Descrição das páginas
Este item é importante para definir o que será mostrado logo abaixo do título do seu blog quando ele for encontrado pelo Google. No exemplo acima, a descrição do blog é o texto “Comentários sobre diversos seriados de TV…”. É importante ter uma descrição clara de seu blog para que o usuário interesse-se por ele ao encontrá-lo no Google. A descrição do blog também é feita na aba “Configurações”, “Básico”, “Descrição”. Se sua página não tiver uma descrição definida (como acontece com os posts), o Google selecionará automaticamente uma parte do texto daquela página que ele acredite estar relacionado com a busca que foi feita. Se quiser ver a descrição no código HTML, ela estará na tag “<meta name="description"”. As dicas do Google:
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Resuma o conteúdo da página – Como no título, evite colocar uma descrição que não expresse o conteúdo real da página. Também evite descrições genéricas como “Blog sobre séries”.
3. Conteúdo
Mais uma vez, ressalto aqui a importância do conteúdo de seu blog. De nada adianta ser um mestre em SEO, dominar e usar todos os recursos, se o seu conteúdo não é interessante. O usuário encontrará seu blog, mas dificilmente voltará a ele caso ele não se interesse pelo que viu. O Google ressalta que este é o fator mais importante entre todos os outros citados em SEO. As dicas mais importantes do Google:
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Escreva textos fáceis de ler – Escreva em linguagem clara, evitando erros de ortografia e gramática. Na maioria das vezes, você deverá também evitar gírias, abreviações e “internetês” (“Vc flw issu!”). Evite também colocar imagens contendo textos. Além desse conteúdo não ser indexado pelo Google, dificulta a cópia do mesmo por um usuário que deseje fazer anotações, por exemplo.
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Organize seu texto – Evite textos longos tratando dos mais variados assuntos. Separe suas idéias por posts, tópicos, parágrafos.
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Use linguagem relevante – Tenha em mente o que o usuário pode procurar no Google para chegar até o seu artigo. Assim, inclua em seu texto palavras-chave que podem trazer usuários do Google para seu blog.
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Crie conteúdo original – Evite apenas copiar textos de outros sites ou blogs. O Google detecta textos duplicados e pode não exibir ou até punir seu site ao detectar isso, banindo-o dos resultados ou colocando-o nas posições mais baixas. Seja original, escreva suas próprias idéias.
Paro por aqui neste artigo. Estas são as dicas iniciais – e as mais simples – para você começar a otimizar seu site para o Google. Seguindo essas dicas simples sempre, você terá um blog com maior qualidade e com maior chance de ser encontrado pelos usuários do Google.