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Por que investir em Marketing Digital para o setor Jurídico?

marketing jurídico

Atualmente, o Marketing Digital é uma estratégia que deve ser adotada por qualquer tipo de empresa ou negócio, já que uma grande parcela da população usa a internet para tomar decisões e também pesquisar por serviços. Como a área jurídica é mais tradicional e conservadora, muitas pessoas se perguntam se realmente o Marketing Digital para o setor jurídico é necessário e se é uma área em que o investimento vale a pena.

Confira abaixo tudo sobre Marketing Digital para o setor jurídico e como é possível atrair e converter clientes para o seu escritório de advocacia por meio de relacionamento e educação, sempre respeitando os valores da profissão!

 

O que é o Marketing Digital?

Antes de qualquer coisa, é importante aprender o que Marketing Digital. Trata-se do conjunto de atividades que uma empresa, ou pessoa, realiza na internet tendo como objetivo atrair novos negócios, desenvolver relacionamentos duradouros e de qualidade e também criar uma identidade de marca. Através do Marketing Digital, as empresas conseguem se comunicar com o público alvo de maneira direta, certeira e personalizada. Vale dizer, ainda, que o Marketing Digital se difere do Marketing Tradicional, principalmente, por usar canais online para divulgação e também por conseguir analisar métricas e resultados em tempo real.

Podemos citar como principais estratégias do Marketing Digital o Inbound Marketing, SEO, Marketing de Conteúdo, Links Patrocinados, Mídias Sociais e o E-mail Marketing. Já como benefícios que o Marketing Digital pode oferecer para qualquer negócio:

– Maior visibilidade online;

– Construção de uma audiência qualificada e segmentada;

– Fidelização de clientes;

– Destaque em relação a concorrência;

– Ganho de autoridade e reconhecimento para a marca;

– Análise de métricas com alta precisão;

– Melhoria na relação com os clientes;

– Comunicação mais assertiva com os clientes;

– Engajamento com a persona;

– Conquista de novos clientes.

 

Qual a relação entre o Marketing Digital e o setor jurídico?

O Marketing Digital, em um mundo cada vez mais conectado, é uma prática que deve ser adotada por qualquer tipo de empresa, inclusive pelo setor jurídico. O Marketing Digital para o setor Jurídico é uma estratégia usada não somente para vender ou convencer, mas para estabelecer relações com os clientes, trabalhar o pós-venda, ganhar autoridade, atrair um público novo, entre outros.

Vale dizer, ainda, que o Marketing Digital para o setor Jurídico respeita os valores da profissão e ajuda o escritório de advocacia, por exemplo, a se firmar como referência na área, saindo assim na frente da concorrência.

 

Quais as vantagens do Marketing Digital para o setor jurídico?

            As vantagens do Marketing Digital para o setor jurídico chamam bastante atenção e realmente podem ser um divisor de águas para qualquer escritório de advocacia. Entre as vantagens estão:

Ajuda a construir uma marca jurídica forte – Através do Marketing Digital para o setor jurídico, é possível se criar uma boa reputação e, sem dúvidas isso influencia na construção de uma marca forte e que seja sempre lembrada;

Respeita o código de ética e disciplina da OAB – Tal código impõe um caráter diferenciado para a publicidade profissional de advogados, que só podem fazer propaganda através de conteúdo informativo. Como você já sabe, grande parte das estratégias de Marketing Digital para setor jurídico são pautadas exatamente em marketing de conteúdo;

Tem excelente custo benefício – Outra grande vantagem do Marketing Digital para setor jurídico é seu excelente custo benefício, principalmente se comparada ao Marketing Tradicional e as imposições existentes. No Marketing Digital para setor jurídico o custo é baixo e os resultados podem ser mensurados em tempo real;

Ajuda a entender melhor as necessidades dos seus clientes: Grande parte das plataformas de conteúdo da internet são interativas, então através do Marketing Digital para setor jurídico fica mais fácil entender quais são as reais necessidades dos seus clientes e, desta forma, traçar estratégias mais assertivas;

Educa os clientes – Ao mesmo tempo em que o Marketing Digital para setor jurídico ajuda a atrair clientes, ele também auxilia na educação dos mesmos sobre os serviços que o seu escritório oferece. Que tal, por exemplo, criar artigos no blog da sua empresa sobre “Quais são os documentos para comprar um imóvel sem segurança?”

 

Quais são as melhores estratégias de Marketing Digital para o setor Jurídico?

O primeiro passo para começar a implantar o Marketing Digital para o setor jurídico é montar um plano estratégico que consiga cumprir os objetivos desejados, mas que também respeite o código de ética da OAB.  Entre as melhores estratégias de Marketing Digital para o setor Jurídico estão:

Blogs

Criar um blog para o seu negócio é uma ótima maneira de engajar o público alvo, ou seja, de aumentar o envolvimento e a interação do público alvo com a marca, e também aumentar a autoridade da mesma. Os blogs devem abordar assuntos de interesse público, como por exemplo, novas regras para aposentadoria.

 

Redes Sociais  

É interessante, também, que se tenha um perfil profissional no Facebook, Instagram e LinkedIn, em que poderá ser compartilhado os assuntos que foram postados no blog, por exemplo. O perfil profissional também é uma ótima forma de interagir com os clientes e potenciais clientes, através de comentários, curtidas, entre outros.

 

Whatsapp Business

O Whatsapp Business ajuda a melhorar a comunicação entre os profissionais e seus clientes. Não se esqueça de colocar uma mensagem automática avisando sobre os horários de atendimento, para que o cliente sempre saiba que logo será respondido.

 

E-mail marketing

É por meio do e-mail marketing que os advogados vão conseguir manter o seu relacionamento com os clientes. Entretanto, é importante dizer que dentro das normas da OAB, eles só podem ser disparados para parceiros e clientes que o escritório já tem contato.

 

Site

A sua empresa precisa ter um site, pois esse será o primeiro contato do cliente com a sua marca. Não se esqueça que ele deve ter aparência profissional, contato, área de atuação, entre outros.

 

SEO

A sua empresa precisa ser facilmente encontrada na internet e, por isso, o site e blog, Facebook e outros, precisam estar otimizados para os mecanismos de busca, como o Google.

 

Anúncios Patrocinados

É claro que ser encontrado de forma orgânica é ótimo, mas a sua marca pode ter uma ajuda para aparecer nos mecanismos de busca através dos links patrocinados. Neste caso, você só é cobrado se o seu link patrocinado receber um clique.

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