Gerenciando Blog - Um portal de Conteúdos Blog Google Publicando planilhas e apresentações em seu blog
Google publicação

Publicando planilhas e apresentações em seu blog

Uma pergunta comum que me fazem é como publicar uma planilha do Excel ou apresentação do Powerpoint nos blogs. Há diferentes maneiras possíveis para fazer isso. Minha opção favorita é utilizando o Google Drive, ótima plataforma para compartilhar arquivos na web, permitindo inclusive sua edição. Aprenda neste tutorial como colocar em seu blog planilhas, apresentações e outros tipos de documentos.

 

Introdução

O objetivo do Google Drive é permitir que você publique documentos online, de forma a permitir a colaboração de outras pessoas para editá-los ou apenas visualizá-los. A plataforma não tem o mesmo poder do Microsoft Office, mas possui recursos interessantes. Escrevi um artigo chamado Edite seus documentos online, onde falo um pouco sobre o Google Drive e seu concorrente, o Office Live, da Microsoft. Além de permitir a edição e visualização no próprio Google Drive, a plataforma também permite que você publique esses documentos em seu blog. Isso é bastante útil para você enriquecer seu artigo com uma planilha ou apresentação de slides. Você tem duas opções para criar seus documentos: você pode criá-los diretamente na ferramenta ou então importar arquivos do Microsoft Office, que serão automaticamente convertidos para o formato do Google Drive. Nos próximos passos, você aprenderá como fazer isso.  

Acessando o Google Drive

Para entrar no Google Drive, basta acessar o endereço http://docs.google.com e entrar com seu usuário e senha da Conta do Google (pode utilizar seus dados do Blogger, Orkut ou GMail). Ao acessar o serviço pela primeira vez, você verá uma tela similar à seguinte:
Caso a interface esteja em inglês, basta acessar a opção “Settings” / “Documents settings” no menu superior direito e alterar a opção “Language” para “Português (Brasil")”.  

Criar um novo documento

Uma vez dentro da ferramenta, você pode criar um novo documento do zero. Basta clicar no menu “Criar novo”, à esquerda da tela, e escolher o tipo desejado de documento.
Ao criar uma nova “Apresentação”, por exemplo, você verá uma tela como a abaixo, similar ao que você veria no PowerPoint. Você pode inserir seus slides e colocar neles os elementos que desejar.
Quando terminar, basta salvar e fechar a tela.  

Convertendo arquivos

Esta funcionalidade é bastante interessante. Suponha que você recebeu uma apresentação do PowerPoint por e-mail e deseja compartilhá-la em seu blog. Você pode fazer o upload dela para o Google Drive, para publicá-la em seu blog. Você pode fazer upload de diversos tipos de arquivos, com as seguintes extensões:

  • Documentos: DOC, DOCX, ODT, SXW, RTF, TXT, HTML
  • Apresentações: PPT, PPS
  • Planilhas: XLS, XLSX, ODS
  • Desenhos: WMF

O upload é feito através do botão “Upload…”, que também fica à esquerda da tela.
Basta selecionar o arquivo desejado, marcar a caixa indicada na figura para convertê-lo para o Google Drive e clicar no botão “Iniciar upload”.
 

Compartilhando e publicando seus arquivos

Para que os arquivos possam ser publicados em seu blog, você precisa antes compartilhá-los. Para fazer isso, siga os passos abaixo: 1. Na lista de arquivos, clique no arquivo que deseja compartilhar. 2. Clique no botão “Compartilhar”, no canto superior direito da tela. 3. Na tela que será exibida, clique na opção “Alterar”.
4. Na tela seguinte, basta marcar a opção “Público na web” e clicar em “Salvar” no final.
5. Você pode fechar a tela seguinte, sem a necessidade de copiar o link apresentado. 6. No menu “Compartilhar”, escolha a opção “Publicar/Incorporar” ou “Publicar como página da web”.
7. No caso de uma planilha, escolha a opção “Começar a publicar”. Se for uma apresentação, clique no botão “Publicar documento”.
8. No caso específico das apresentações, você pode configurar na tela seguinte as configurações desejadas e copiar o código destacado abaixo. Neste caso, você já terá o código HTML e não precisará realizar o item seguinte. Basta colocar esse código em seu artigo ou em um novo widget de “HTML/Javascript”;
Exemplo de Apresentação
 

Exibindo planilhas em seu blog

No caso específico das planilhas, o procedimento é um pouco diferente. 1. Vá ao menu “Arquivo” e escolha a opção “Publicar na web…”.
2. Clique no botão “Começar a publicar”.
3. Clique no botão abaixo de “Estabelecer link para os dados publicados” e escolha a opção “HTML a incorporar em uma página”.
4. Copie o código da caixa marcada em azul e o cole na área de HTML do seu artigo ou em um gadget do tipo “HTML/Javascript”.
O resultado será similar ao abaixo:  

Conclusão

Como citei no início, o Google Drive é apenas uma das possibilidades para publicar documentos em seu blog. Especialmente no caso de apresentações, há outras ferramentas famosas, como o Slideshare, que permitem isso.   Gostou da ideia? Acha que pode ser útil? Comente!

Sair da versão mobile