Introdução
O objetivo do Google Drive é permitir que você publique documentos online, de forma a permitir a colaboração de outras pessoas para editá-los ou apenas visualizá-los. A plataforma não tem o mesmo poder do Microsoft Office, mas possui recursos interessantes. Escrevi um artigo chamado Edite seus documentos online, onde falo um pouco sobre o Google Drive e seu concorrente, o Office Live, da Microsoft. Além de permitir a edição e visualização no próprio Google Drive, a plataforma também permite que você publique esses documentos em seu blog. Isso é bastante útil para você enriquecer seu artigo com uma planilha ou apresentação de slides. Você tem duas opções para criar seus documentos: você pode criá-los diretamente na ferramenta ou então importar arquivos do Microsoft Office, que serão automaticamente convertidos para o formato do Google Drive. Nos próximos passos, você aprenderá como fazer isso.
Acessando o Google Drive
Para entrar no Google Drive, basta acessar o endereço http://docs.google.com e entrar com seu usuário e senha da Conta do Google (pode utilizar seus dados do Blogger, Orkut ou GMail). Ao acessar o serviço pela primeira vez, você verá uma tela similar à seguinte:
Criar um novo documento
Uma vez dentro da ferramenta, você pode criar um novo documento do zero. Basta clicar no menu “Criar novo”, à esquerda da tela, e escolher o tipo desejado de documento.
Convertendo arquivos
Esta funcionalidade é bastante interessante. Suponha que você recebeu uma apresentação do PowerPoint por e-mail e deseja compartilhá-la em seu blog. Você pode fazer o upload dela para o Google Drive, para publicá-la em seu blog. Você pode fazer upload de diversos tipos de arquivos, com as seguintes extensões:
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Documentos: DOC, DOCX, ODT, SXW, RTF, TXT, HTML
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Apresentações: PPT, PPS
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Planilhas: XLS, XLSX, ODS
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Desenhos: WMF
O upload é feito através do botão “Upload…”, que também fica à esquerda da tela.
Compartilhando e publicando seus arquivos
Para que os arquivos possam ser publicados em seu blog, você precisa antes compartilhá-los. Para fazer isso, siga os passos abaixo: 1. Na lista de arquivos, clique no arquivo que deseja compartilhar. 2. Clique no botão “Compartilhar”, no canto superior direito da tela. 3. Na tela que será exibida, clique na opção “Alterar”.
Exibindo planilhas em seu blog
No caso específico das planilhas, o procedimento é um pouco diferente. 1. Vá ao menu “Arquivo” e escolha a opção “Publicar na web…”.
Conclusão
Como citei no início, o Google Drive é apenas uma das possibilidades para publicar documentos em seu blog. Especialmente no caso de apresentações, há outras ferramentas famosas, como o Slideshare, que permitem isso. Gostou da ideia? Acha que pode ser útil? Comente!