O mercado oferece modelos com diversos recursos e funções.
Nos últimos meses, a pandemia de COVID-19 obrigou muitas pessoas a trabalharem dentro de suas casas, com algumas optando por investir em um espaço próprio para a atividade. E montar um escritório com bons equipamentos de informática nunca foi tão fácil com a grande variedade de acessórios e móveis disponíveis no mercado.
A clássica cadeira de escritório, por exemplo, é um item essencial e são diversos modelos, com acabamento, funcionalidades e finalidades, porém um mesmo objetivo: manter a postura correta e trazer maior conforto.
Tipos de cadeiras
As cadeiras de escritório variam muito mais que formato e cores. Cada modelo foi desenvolvido para oferecer conforto e evitar lesões conforme a profissão e até mesmo o cargo que uma pessoa desempenha dentro de uma determinada empresa.
Embora isso não faça sentido em um regime de home office, um escritório tradicional geralmente costuma respeitar essa hierarquia das cadeiras, como conheceremos logo abaixo:
Cadeira presidente
Como o próprio nome diz, essa cadeira é mais utilizada pelo presidente da empresa. Esse modelo é um dos modelos mais completos à venda no mercado, dispõem de sistema ergonômico, espaldar alto, estofamento com espumas, fabricação em materiais nobres.
A cadeira presidente é uma das mais caras no mercado, mas que compensa a longo prazo com sua alta qualidade e conforto oferecido.
Cadeira diretor
O segundo cargo mais alto em uma empresa também tem uma cadeira de ótimo design e benefícios. A cadeira diretora é igualmente confortável como a do presidente, seu diferencial fica por conta do encosto de cabeça mais baixo e o mecanismo de trava nos braços e nas rodas.
Cadeira executiva
A cadeira executiva é um modelo completamente ergonômico, visto que o objetivo é evitar que o empregado tenha lesões e trabalhe por muitas horas com conforto. Os mecanismos oferecidos aqui são ajustes na altura da mesma, dos braços, além de rodinhas para facilitar o deslocamento do funcionário pelo escritório durante a execução das tarefas.
Cadeira secretária ou operacional
A cadeira secretárias é um dos modelos mais básicos no mercado, pois normalmente não oferece quase recursos ou braços. Isso não se deve para baratear o produto, e sim porque foi projetado para um empregado que passe pouco tempo sentado e se movimente bastante durante a execução do trabalho.
Outros tipos de cadeiras funcionais
Cadeira mocho
Assim como o tipo secretária, a cadeira mocho foi criada para profissionais que realizam trabalhos manuais sentados, como dentistas, tatuadores e costureiras, por exemplo. Ela possui um único e pequeno encosto, porém ajustável e móvel.
Cadeira para obesos
Esse modelo é indicado para pessoas obesas, visto que a maioria dos tipos convencionais de cadeiras de escritório não suportam mais que 120 quilos. É considerado um modelo inclusivo devido ao conforto e segurança oferecidos para corpos grandes e com até 150 quilos.
Cadeira gamer
A cadeira gamer é um dos modelos mais recentes criados. Como o próprio nome indica, é um tipo de móvel voltado para o conforto dos gamers durante a muitas horas em frente ao computador ou televisão. Ela contém apoios de braços, costas, lombares e cabeça, sendo totalmente ajustável.
Cadeira de polipropileno
Esse tipo é um modelo simples feito de resina termoplástica, sendo muito utilizado por visitantes e clientes da empresa. Por isso, apesar de não possuir nenhum mecanismo como ajuste ou rodinhas, conta com assento e encosto ergonômicos que procuram deixar seu usuário confortável durante uma negociação ou espera.
Cadeira universitária
A cadeira universitária é a primeira cadeira funcional que uma pessoa terá contato em sua vida, visto que estão presentes nas escolas, universidades e outros centros de aprendizado.
Seu diferencial aqui dos modelos de escritório é a presença de uma prancheta que pode ser fixa ou articulável.
Cadeira longarina
Conhecida popularmente como cadeiras de recepção é um dos tipos mais comuns para atendimento, sendo vistas em várias esferas como bancos, consultórios médicos e aeroportos.
Como consistem em mais de dois assentos dispostos na mesma estrutura de sustentação, sua vantagem é o custo-benefício se comparadas com a aquisição de vários modelos de polipropileno. Podem ser fabricadas em materiais metálicos ou estofadas.