julho 14, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Uncategorized

Quais são os tipos de cartão de crédito existentes?

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais populares no Brasil, movimentando quase R$ 1 trilhão apenas no primeiro trimestre de 2024. Nesse sentido, o Brasil é um dos países mais digitalizados do planeta, com uma oferta de cartões ampla em vários segmentos.

Hoje em dia, existem excelentes opções de todos os tipos, que vão desde um cartão de crédito consignado (excelente para aposentados e pensionistas) até cartões premium. E com tantas opções, é importante saber qual é o melhor cartão para cada caso e uso.

Por isso, se você ainda não possui cartão, ou está procurando uma segunda opção, este texto mostrará quais são os tipos de cartões mais comuns do mercado e como aproveitar as vantagens de cada um deles. Confira!

Tipos de cartões

De maneira geral, há dois tipos de cartões no Brasil: cartão de crédito e cartão de débito. Esses dois são os mais populares e mais utilizados pelas pessoas, mas não são os únicos existentes.

O cartão de crédito é aquele que você compra e o valor vem todo de uma vez na fatura, que é paga em uma data específica. Já o cartão de débito desconta o valor da compra direto da conta-corrente, o que, na prática, é um pagamento à vista.

Dada a grande quantidade de tipos de cartões do mercado, este texto terá como foco as duas grandes categorias. Além disso, você conhecerá alguns cartões que são mais específicos, como:

  • cartões de loja;
  • cartões consignados;
  • cartões pré-pagos;
  • milhas e cashback.

Cartões de loja

Esses cartões são emitidos por grandes redes de varejo, como supermercados e lojas, e oferecem vantagens aos clientes dessas empresas. Usar esse cartão pode oferecer melhores condições de parcelamento, descontos especiais e até a possibilidade de acúmulo de vantagens e benefícios.

Cartões consignados

São cartões emitidos por bancos que fazem empréstimos com desconto em folha de pagamento. Esses cartões normalmente têm como foco aposentados, pensionistas ou servidores públicos, e oferecem taxas de juros mais baixas do que o padrão do mercado, além de melhores condições na hora de contratar empréstimos.

Cartões pré-pagos

Trata-se de um tipo de cartão de débito ideal para quem não tem conta em banco. Esse cartão permite que você “recarregue” colocando dinheiro antes de fazer seus gastos. Você pode colocar qualquer valor no cartão e usá-lo normalmente em estabelecimentos que aceitam a bandeira do produto.

A maior vantagem desse cartão é que ele não exige que a pessoa abra uma conta bancária. O cartão pré-pago também oferece um maior controle de gastos, pois você só pode gastar o valor que está no cartão. Isso impede que haja um descontrole financeiro nas suas finanças.

Milhas e cashback

Conhecidos como “cartões de recompensas”, esses cartões oferecem benefícios extras aos seus donos. Os principais cartões desse tipo são aqueles que oferecem milhas e cashback.

Os cartões de milhas são os mais antigos e dão pontos para cada compra feita. Você pode trocar esses pontos por milhas aéreas e obter passagens aéreas com grande desconto e até mesmo de graça.

Já os cartões com cashback são mais recentes e devolvem um percentual do valor das suas compras para você. Esse cashback costuma ser de 0,5% a 1% do valor das compras, e você pode usar o dinheiro como bem entender.

De maneira geral, os cartões de pontos são mais indicados para quem tem gastos maiores. Por isso, muitos deles exigem alta renda ou cobram um valor elevado de anuidade, fatores que você deve levar em conta na hora de contratar um cartão.

O que levar em conta na escolha?

Existem vários fatores a considerar na hora de escolher um cartão de crédito, mas um dos principais é o financeiro. Ou seja, os custos para ter um cartão de crédito.

O principal custo é a anuidade, valor fixo que muitos cartões podem cobrar por mês ou anualmente. A maioria dos cartões que cobram anuidade oferecem vantagens bastante elevadas, como pontos, acesso às salas VIP de aeroportos e outros benefícios.

Embora esses cartões sejam muito bons, o seu custo pode ser bastante elevado se você não utiliza todos os benefícios. Por outro lado, existem bancos que oferecem cartões com menos benefícios, mas isentos do pagamento de anuidade. 

Se você pretende juntar milhas e viajar bastante, escolher um cartão com anuidade pode trazer benefícios que compensam o custo. Mas se tem poucas despesas e não vai acumular o suficiente para aproveitar os benefícios, ter um cartão mais simples é uma opção melhor.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X