Você certamente já ouviu falar de SEO, e como é essencial para aumentar a visibilidade de um site, gerar mais tráfego e alcançar clientes potenciais.
E sabia que existem dois tipos diferentes de SEO?
Então, o SEO se divide em duas categorias: o SEO On Page e o SEO Off Page, que têm o objetivo principal de otimizar um site para os mecanismos de pesquisa.
Assim, para alcançar as primeiras posições nos mecanismos de pesquisa, você vai ter que usar o SEO On Page e o Off Page, mas qual é a diferença e por que os dois são importantes para ranquear um site?
Como funciona a classificação de um site
No mundo todo, os sites mais visitados pelos internautas são aqueles que aparecem na primeira página de resultados (entre os dez primeiros).
E entre esses dez, os três primeiros são os mais visitados.
Alguns estudos mostram que a porcentagem de cliques nos resultados de pesquisa no Google em função se sua posição são:
- 1ª posição: 33% de cliques a partir de um computador;
- 2ª posição: 15,6% de cliques a partir de um computador e de um celular;
- 3ª posição: 10% de cliques a partir de um computador e de um celular.
Essas três primeiras posições representam praticamente 60% dos cliques nos motores de busca.
Por isso que é tão importante um site estar bem posicionado.
Saiba que o Google dá notas de acordo com o nível de coerência dos sites.
Melhores as notas, mais visíveis são os sites e mais próximos da primeira página.
Confira alguns critérios avaliados pelo Google:
- Páginas otimizadas;
- Escolha de palavras-chave;
- Tempo de permanência no site;
- Conteúdo de qualidade;
- Design responsivo;
- Rapidez de carregamento;
- Links internos;
- Backlinks de qualidade.
Esses são apenas alguns fatores, e todos eles fazem parte do SEO On Page e SEO Off Page.
Por isso, essas duas técnicas são tão cruciais para que um site apareça na primeira página do Google.
O que é SEO On Page?
De uma forma bem simples, o SEO On Page é o que torna seu site mais visível diante dos mecanismos de pesquisa.
Uma classificação mais alta no Google depende diretamente das informações que os motores de busca podem obter do seu site, assim como a coerência do seu conteúdo.
Na prática, é necessário que você:
- Escolha palavras-chaves relacionadas ao seu nicho ou atividade, mas evite exagerar na quantidade;
- Pense em um título interessante de forma que o internauta clique para saber mais;
- Usar subtítulos e usar a palavra-chave em pelo menos um;
- Otimize as imagens, adicionando textos ou legendas;
- Produza um conteúdo único e bem estruturado;
- O nome da sua URL deve conter uma combinação de palavras-chave importantes;
- Preste atenção no tempo de carregamento do site, por isso, evite imagens muito pesadas;
- Links internos são uma maneira de melhorar a experiência dos usuários do seu site.
Portanto, são vários aspectos que o Google leva em consideração na hora de posicionar um site nos resultados de pesquisa.
O que é otimização Off Page?
Já o SEO Off page permite ao Google de compreender a autoridade e a pertinência do conteúdo do seu site.
Ter uma boa estratégia de backlinks pode te ajudar a alcançar melhores posições.
Conseguir backlinks grátis é considerada hoje uma das estratégias mais eficazes para aumentar a visibilidade e gerar mais tráfego para seu site.
Pois a partir do momento que outros sites apontam links para o seu, aos olhos do Google, significa que você é uma autoridade na sua área.
E como o Google muda a toda hora os algoritmos e suas regras, é melhor se concentrar na qualidade dos backlinks do que na quantidade.
Vale lembrar também que os algoritmos que determinam o posicionamento de um site na classificação dos mecanismos de busca são diretamente associados à criação de links.
O guest posting é uma outra estratégia que funciona muito bem, que é você escrever um artigo para sites que são conhecidos no seu domínio, sendo uma outra maneira de ganhar confiança do Google.
A importância da experiência do usuário
O Google também leva em consideração a experiência do usuário, o que pode influenciar inclusive na classificação de um site e posicioná-lo nos primeiros resultados de pesquisa.
Alguns critérios importantes são:
- Ergonomia do site, que é a aparência e qualidade;
- Taxa de rejeição;
- Taxa de conversão;
- Percurso do usuário.
Existem alguns elementos que são fundamentais para diminuir a taxa de rejeição ou para melhorar as taxas de conversão de um site.
Por exemplo, rapidez de carregamento e arquitetura do site.
Por outro lado, se você não promover a melhor experiência para o usuário, corre o risco de ser penalizado pelos mecanismos de pesquisa.
São várias ações que devem ser colocadas em prática regularmente, e assim, vai melhorar a imagem do seu site para o Google.
SEO On Page e SEO Off Page: qual é o mais importante?
Tenha em mente que o SEO On Page e o SEO Off Page trabalham juntos para melhorar seu posicionamento natural nos mecanismos de pesquisa.
Ou seja, um complementa o outro.
No entanto, recomenda-se focar primeiro no aspecto On Page antes de se concentrar no Off Page.
Assim como a construção de uma casa, é necessário colocar as fundações antes de construir o resto da casa.
Para quem está lançando agora um site, é o momento da criação de conteúdo e estrutura do site em geral.
Depois que todas as suas páginas estiverem otimizadas, você vai partir para o SEO Off Page, que é a promoção do seu conteúdo, por exemplo, a criação de backlinks e guest posting.
O principal objetivo é tornar a experiência do internauta a mais agradável possível, entregando a ele os melhores sites relacionados à pesquisa que fez.
Como você viu, o Google considera vários critérios no momento de avaliar um site para definir qual será a sua posição nos motores de busca.
No entanto, já está comprovado que a maneira mais eficaz para alcançar as primeiras páginas do Google é combinar SEO On Page e SEO Off Page.