- Termos de pesquisa – Digite aqui o termo sobre o qual deseja receber alerta. Aqui, valem as mesmas regras que se aplicam a uma pesquisa no Google. Você pode, por exemplo, colocar as palavras entre aspas, para trazer apenas a frase completa.
- Tipo – Estão disponíveis quatro tipos de alerta: completo (todos os resultados), notícias (resultados do Google Notícias), web (resultados do www.google.com) e grupos (resultados do Google Grupos).
- Freqüência – Você receber um e-mail sempre que o termo aparecer (“novas ocorrências”), ou um único e-mail por dia ou semana, agrupando os resultados.
- Seu e-mail – Endereço de e-mail onde você irá receber o alerta.
Outra forma de acessar o serviço é estando logado em sua conta do Google (basta clicar nos links da tela principal). Lá você pode visualizar e gerenciar todos os alertas que você tem, com a opção de receber os alertas em um feed RSS. Agora, vou dar algumas dicas de como você pode fazer uso do Google Alerts para gerenciar o seu blog. Com alguma criatividade, você conseguirá encontrar outras utilidades para ela. 1. Novidades sobre um assunto – Essa é a forma mais comum de uso. Se você escreve sobre seriados de TV, pode configurar um alerta sobre determinadas séries e receber a notícia em primeira mão. É uma forma de estar à frente de sua “concorrência”. 2. Referências a seu blog – Quer saber quando alguém citar o seu blog? Crie um alerta com o nome (ou endereço) dele e o Google avisará quando alguém citá-lo. 3. Referências a você – O mesmo pode se aplicar a você. Crie um alerta com o seu nome e você saberá quando seu nome for citado em algum blog ou site. 4. Indexação do seu blog – Esta é outra forma interessante de fazer uso dos alertas. Com os alertas, você saberá quando seu artigo for indexado. Caso o título da página de seus artigos já possua o título do blog (o que é comum no Blogger), o alerta do item 2 funcionará para este fim. Caso o título seja diferente, você pode criar um alerta para cada artigo que você publicar. 5. Conteúdo duplicado – Quer saber se outras pessoas estão copiando o seu conteúdo? A idéia do item anterior também funciona para este caso. Como o “copiador” pode alterar seu título ao postar, crie um alerta com uma frase de cada artigo. Uma observação para não criar falsas expectativas: para que você receba o alerta, a página onde o termo aparece deve ficar entre os 20 primeiros resultados. Por isso, ainda é possível que os eventos citados acima aconteçam sem que você receba um e-mail. E você, já faz uso do Google Alerts? Conhece alguma outra utilidade para a ferramenta? Compartilhe sua opinião nos comentários!