É difícil encontrar no mundo da moda uma peça mais atemporal do que a famosa calça jeans. Presente nos looks e no guarda-roupa de todas as idades, a peça que ganhou fama em meados dos anos 60 ainda tem força total nos dias de hoje. Com diversas composições, indo e voltando ao centro da moda, é possível observar que a única tendência que se mantém é o não desaparecimento dessa peça.
Seja como for, as calças masculinas e femininas já ganharam o coração dos brasileiros e saber explorar o melhor que ela tem a oferecer é a única saída para estarmos sempre no compasso da moda.
Desde a modelagem skinny, perfeita para o dia a dia, até a wide leg, que voltou ao centro da moda desde os anos 80, descobrir os diferentes modelos e saber quando usá-los vai fazer com que você tenha sempre uma peça coringa no seu look.
Calça wide leg
Esse é um dos modelos queridinhos da última estação. A calça é bem ampla/larga nas pernas, mas na cintura é bem justa e de cós alto.
Remete às peças que usávamos nos anos 80 e cria um look despojado e moderno. Esse modelo combina bem com blazer e camisas.
Calça pantalona
É muito comum que haja confusão entre a wide leg e a pantalona, e, de fato, elas se assemelham.
A principal diferença entre elas está na modelagem das pernas. Enquanto a wide é um corte reto, a pantalona possui linhas diagonais, resultando num caimento mais fluido e bem mais amplo que a primeira.
Outro ponto que merece destaque é o fato de ela ser cintura alta, mas possuir um caimento no quadril mais largo, mais solto. É uma opção elegante e combina com diversas ocasiões, de reuniões a happy-hour.
Calça skinny
Muito embora a geração Z chame a calça de cringe, ninguém pode dizer que essa não é uma peça funcional, não é mesmo? Por muitos anos, ela reinou no guarda-roupas das meninas, sendo o look perfeito para diversas ocasiões. Nascida nos anos 70, esse modelo voltou a chamar a atenção em 2010 por ser uma modelagem considerada mais sexy, valorizando a silhueta feminina.
A principal característica desse modelo é as pernas agarradas. Pode ser usada com peças mais largas em cima, como camisas e camisetas, e também combina bem com cropped.
Calça reta
Recentemente, quase não considerávamos a calça jeans reta, mas na temporada passada ela se transformou em uma de nossas principais escolhas de moda. Com um corte clássico, reto da cintura até a barra, podemos afirmar que essa peça é um ícone.
Seu visual atemporal e discreto é ideal para compor produções mais formais, como um look para o escritório.
Calça flare
Vinda diretamente dos anos 70 para o cenário de moda atemporal, a calça jeans flare representa o equilíbrio ideal entre sensualidade e elegância. As linhas curvas e bem definidas do modelo favorecem e alongam a silhueta de maneira harmoniosa, tornando-a perfeita para looks mais ousados com um toque de sofisticação casual.
Em termos de modelagem, a peça é mais ajustada do quadril até o joelho, ampliando-se gradualmente até a barra, adquirindo o formato de sino que o nome do modelo sugere.
E como escolher os acessórios?
A escolha dos acessórios tem muito mais a ver com o tipo de evento e o look completo do que com a escolha da calça jeans. Todos os modelos podem ser usados com salto alto ou com tênis baixinho, a depender da ocasião.
Combinar acessórios com jeans é uma forma versátil e estilosa de aprimorar seu visual. Para um look casual, opte por um cinto de couro e tênis brancos, que adicionam um toque despojado.
Para um toque mais sofisticado, escolha uma camisa branca e acrescente acessórios metálicos, como um colar dourado e uma bolsa estruturada. Brincos grandes ou lenços coloridos também podem dar um charme extra ao visual. Com jeans, a chave é equilibrar simplicidade e elegância, garantindo que os acessórios complementem o estilo sem sobrecarregar.