Se você tem uma empresa que atua presencialmente, precisa aprender como posicionar site com SEO local. Afinal, essa estratégia é vital para poder alcançar mais clientes.
Imagine, por exemplo, que você tem um restaurante que vende lanches e outros pratos via delivery. Você quer aproveitar o aumento considerável de pessoas usando os aplicativos de entrega desde o início da pandemia para faturar mais.
Por isso, monta uma estratégia de marketing envolvendo anúncios no Google e outros elementos. No entanto, segue recebendo ligações de pessoas de outros estados do Brasil, que não podem comprar o seu produto. Por que isso acontece?
Porque você não soube como posicionar site com SEO local. Quer aprender como fazer isso e atrair só potenciais clientes? Então veja nossas dicas abaixo!
Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é a principal plataforma para você aprender como posicionar site com SEO local. Afinal, ele é quem mais é afetado pelas estratégias e mais pode contribuir para os seus resultados.
Quando o Google identifica que o usuário faz a busca para descobrir uma empresa ou prestador de serviços local, ele logo substitui a sua pesquisa tradicional por uma usando como base o Meu Negócio.
Faça um teste agora mesmo: busque por “pizzaria” + o nome da sua cidade e veja o resultado. A primeira coisa que vai aparecer é um mapa próximo da sua região e 3 opções de empresas marcadas para você.
Esse é o efeito central do Google Meu Negócio dentro do SEO local. Essas 3 empresas que aparecem são as que encaixam melhor nas definições determinadas pelo Google para o SEO local.
Depois, se você clicar em “Mais locais”, verá outras empresas aparecendo, usando outra lógica de SEO.
Para poder estar entre as 3 empresas mencionadas e conseguir mais negócios, é importante que você tenha uma página atualizada no Google Meu Negócio, com palavras-chaves adequadas e uma boa configuração.
Trace uma estratégia de link building com empresas locais
O algoritmo de SEO local do Google conta vários elementos para exibir a sua empresa em primeiro lugar para os usuários. Um desses elementos é o Google Meu Negócios, incluindo a localização da empresa, sua categoria, palavras-chave e muito mais. No entanto, existem vários outros elementos que devem ser considerados também. Um deles é a quantidade e qualidade de links que sua empresa de outros grandes nomes locais.
Segundo o MOZ, uma das maiores autoridades em SEO, a força do link building no SEO local é muito significativa. Ele tem força de 16,53% no algoritmo que determina as 3 empresas citadas no mapa na busca do Google (só perde para a proximidade em relação ao cliente) e de 27,94% no algoritmo do “Veja mais lugares”.
Por isso, é importante receber links de empresas que sejam do mesmo mercado que o seu ou de órgãos de imprensa importantes na sua região. Por exemplo, suponha que você tenha uma gráfica que atue na região de Campinas e cidades próximas. Essa gráfica poderia aumentar sua força no SEO local ao receber links de uma agência digital em Campinas, de jornais da região, de fornecedores de papel, de fabricantes de tintas e por aí vai.
Incentive seus clientes a deixarem reviews positivas
Um dos principais fatores de como posicionar site com SEO local é comprovar que a sua empresa faz um bom serviço. E como isso é feito? Majoritariamente pelas avaliações positivas dos clientes.
Quanto melhor a avaliação que a sua empresa receber (tanto notas, quanto em quantidade), mais bem posicionada ela ficará no SEO local.
Por isso, vale a pena incentivar que seus clientes deixem avaliações no Google. Isso pode ser feito de maneira estratégica (só incentive se você perceber que o cliente gostou muito do serviço, por exemplo) e também com estímulos (desconto na avaliação é uma alternativa).
Com isso, você conseguirá subir bastante no ranking local e se destacará no Google com maior facilidade.
Produza o tipo de conteúdo certo para o SEO local
Recentemente, o Google permitiu a publicação de conteúdo no Meu Negócio. A estratégia deve ser usada como uma ação de Marketing de Conteúdo normal, fazendo a produção de conteúdo para atrair os usuários.
No entanto, não basta apenas produzir qualquer tipo de conteúdo. É importante colocar material que seja válido para o SEO local e que atraia mais os usuários.
Isso significa produzir textos que sejam ricos em palavras-chave locais e no formato de FAQs, que é o que mais funciona no sistema.
Além disso, para o seu blog, dê preferência a artigos e conteúdos ricos em palavras-chave locais também. Isso ajuda a aumentar a sua autoridade naquela região em específico.
E aí, aprendeu como posicionar site com SEO local? Com essas estratégias, você poderá conseguir mais clientes da sua cidade e aumentar a eficácia da sua estratégia de marketing digital.
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