Neste artigo, mostrarei como os redirecionamentos podem ser úteis para levar seu visitante até o artigo que ele procura em seu blog, mesmo que ele tenha sido substituído ou mudado de endereço.
Você conseguirá também criar “atalhos” para que páginas importantes de seu blog sejam acessadas através de um endereço mais simples.
Introdução
Se você está acompanhando esta série de artigos onde mostro as novidades que o Blogger liberou para otimizar seu blog nos resultados das buscas, você já deve ter lido os artigos abaixo:
- SEO no Blogger: novidades fantásticas
- SEO no Blogger: Metatags
- SEO no Blogger: Página não encontrada
O assunto de hoje são os “redirecionamentos personalizados”.
O redirecionamento funciona como uma espécie de atalho.
Com eles, você consegue definir que o visitante seja levado para outra página quando ela visitar determinada páginas do seu blog.
Dando um exemplo prático: acesse https://www.gerenciandoblog.com.br/indice e você verá que será levado automaticamente para a página https://www.gerenciandoblog.com.br/2009/01/indice.html.
Usar um redirecionamento personalizado pode ser útil em diversas situações:
- Como no exemplo acima, você quer que uma página sua possa ser acessada por através de diferentes endereços.
- Você removeu um artigo de seu blog e quer levar os leitores que tentarem acessar essa página a outro artigo.
- Há links externos apontando para páginas que não existem em seu blog, seja por erro ou porque elas foram movidas/removidas.
Se você leu e seguiu as instruções do artigo SEO no Blogger: Página não encontrada, já terá um tratamento eficiente para as duas últimas situações.
Mas, direcionar o seu visitante para um artigo específico e relacionado com o tema que ele estava procurando será mais eficiente do que apresentar sua “página não encontrada” personalizada.
Os redirecionamentos trazem uma vantagem adicional: da forma como eles foram tratados pelo Blogger, eles são “Search Engine Friendly” (“Amigáveis às Ferramentas de Buscas”).
Isso significa que, se você tiver backlinks apontando para o endereço que não existe mais, seu “valor” será passado à nova página.
Esse tipo de redirecionamento é conhecido pelo código “301” ou “301 redirect”.
Confirmei isso com a ferramenta Search Engine Friendly Redirect Checker.
1. Como criar redirecionamentos personalizados no Blogger
Criar os redirecionamentos personalizados no Blogger é bastante simples.
Basta seguir as instruções abaixo:
1. Acesse http://www.blogger.com e entre com seu usuário e senha, se forem solicitados.
2. Acesse seu blog, clicando sobre o nome dele na lista.
3. Clique em “Configurações” no menu à esquerda e escolha a opção “Preferências de pesquisa”.
4. Em “Redirecionamentos personalizados”, clique em “Editar”.
5. Serão abertas duas caixas para você.
Na caixa “De”, você deve preencher o endereço da página de origem, ou seja, aquela que seu visitante digitará ou visitará.
Na caixa “Para”, você deve digitar a página de destino, que é para onde seu visitante será redirecionado.
Note que não é necessário escrever novamente o endereço do seu blog, que já vem preenchido.
E veja que é necessário começar o endereço com uma “/”. Ao terminar, clique no botão “Salvar”.
6. Para criar novos redirecionamentos, clique no botão “Novo redirecionamento”.
Você pode criar tantos direcionamentos quanto quiser. Ao terminar, clique em “Salvar alterações”.
Pronto! Seus redirecionamentos já estão prontos.
Seu funcionamento é imediato: logo após salvar, eles já estarão funcionando corretamente.
Veja abaixo alguns exemplos que criei no Gerenciando Blog:
- https://www.gerenciandoblog.com.br/indice
- https://www.gerenciandoblog.com.br/contato
- https://www.gerenciandoblog.com.br/links
- https://www.gerenciandoblog.com.br/parceiros
2. Como encontrar links quebrados para redirecionar
Como citei no início do artigo, uma boa utilidade para os redirecionamentos é tratar links que são acessados em seu blog, mas que não existem mais.
Fora as situações que você mesmo já conhece (por exemplo, você mudou a URL de um artigo ou excluiu um artigo antigo), há uma ferramenta que pode ajudá-lo a descobrir links que são acessados em seu blog mas que não existem mais.
Tratam-se das Ferramentas para Webmasters do Google.
Eu já falei sobre essas ferramentas quando iniciei o Gerenciando Blog, anos atrás, numa série começada com o artigo Google Webmasters: Estatísticas.
Aqui, não mostrarei o procedimento de forma detalhada, mas darei indicações de como você pode encontrar “links quebrados” apontando para seu blog:
1. Acesse http://www.google.com/webmasters e entre com o usuário e senha que você utiliza em seu blog.
2. Verifique se há um link disponível para seu blog, conforme mostrado na figura abaixo.
Se houver, clique nele.
Caso não haja o link e seja exibida a mensagem “Verifique este site”, siga as instruções.
Se tiver dúvidas, consulte o artigo Como confirmar a propriedade do seu domínio.
3. Na área à direita, clique em “Diagnóstico” / “Erros de rastreamento”.
4. Verifique o número que está sendo exibido em “Não encontrado”.
Se estiver como zero, você não tem “links quebrados” e não precisa se preocupar.
Se houver algum número diferente, clique nele.
5. Verifique a lista que será exibida. Tratam-se de seus “links quebrados”.
Nem todos eles poderão ser “consertados” com redirecionamentos, mas isso poderá ser feito naqueles que possuem endereços similares a artigos ou páginas.
Abaixo destaco os que se enquadram nessas categorias.
6. Vou tomar como exemplo o último link mostrado na figura anterior.
Clique nele para obter mais informações.
Se você clicar no link destacado, será levado para sua Página Não Encontrada personalizada, o que indica que essa página não existe em seu blog.
7. Para avaliar a forma como ele deve ser corrigido, clique na aba “Vinculado a partir de”.
Aqui, cabe uma análise: se for mostrada uma página de seu blog (ou de algum lugar que você pode editar), vale a pena ir até essa página e corrigir a referência ao link, pois ela está errada.
Se, como é o meu caso, a página for externa ao seu blog, vale a pena fazer o redirecionamento para corrigir.
8. Para corrigir, é simples: copie o endereço do link quebrado e encontre em seu blog qual é a página para onde ele deveria apontar.
Siga os passos do item anterior deste artigo e crie um redirecionamento para corrigir o erro.
9. Volte às Ferramentas para Webmaster.
Para confirmar se o redirecionamento foi feito corretamente, clique novamente sobre o link.
Se ele acessar corretamente a página, clique no botão “Marcar como corrigido” e depois em “Ok” na mensagem de confirmação.
Pronto! Você acaba de corrigir um “link quebrado” com um redirecionamento.
Faça isso para cada um dos links em que for aplicável e você conseguirá reduzir bastante a sua lista.
Conclusão
Os redirecionamentos personalizados são ferramentas bastante úteis para seu blog.
Eles auxiliarão no SEO, pois evitam que páginas que não existem mais continuem sendo linkadas e acessadas por seus visitantes.
E, como mostrei, também são úteis para criar “atalhos” para suas páginas mais importantes.
E você, já está utilizando os redirecionamentos personalizados no Blogger?
O que achou da novidade? Deixe um comentário!