No total, foram 8 artigos (considerando também este) para tratar um pacote importantíssimo de novidades que o Blogger liberou recentemente para permitir a otimização de seu blog para os mecanismos de buscas.
Como são muitas novidades e detalhes, neste resumo você verá minha opinião sobre o que você deve aplicar em seu blog, considerando o resultado e seu nível de experiência.
Quando escrevi o artigo Como ser o primeiro a divulgar uma notícia, escrevi sobre as vantagens que você tem quando é o primeiro a escrever sobre seu blog a respeito de uma notícia importante.
No dia 22/03/12, o Blogger lançou um pacote de novidades importantes sobre melhorias de SEO e eu não fui o primeiro a divulgar a notícia.
Dada a importância das novidades, fiz apenas uma breve chamada no Gerenciando Blog com o artigo SEO no Blogger: novidades fantásticas.
O que fazer quando você não é o primeiro?
No mesmo artigo, eu já dizia: “Se você não foi o primeiro, seja diferente”.
Por isso, resolvi arregaçar as mangas para escrever uma série de artigos diários abordando essas novidades de forma completa e aprofundada.
Foi isso o que fiz durante esta última semanas: quem acompanhou o Gerenciando Blog viu todos os dias um novo artigo, mostrando não apenas como usar os novos recursos, mas lendo também informações para entender a funcionalidade e decidir se ela seria ou não aplicável em seu blog.
Durante os próprios artigos, procurei mostrar o grau de importância de cada item (vejo alguns como obrigatórios, outros apenas como refinamentos) e também a dificuldade de uso, visto que alguns deles são recomendados apenas para quem tem mais experiência.
Neste artigo, mostrarei de forma resumida as novidades, indicando qual é a importância do item, a quem ele se destina e qual seu efeito em seu blog.
Dessa forma, você poderá decidir mais facilmente aquilo que você deverá aplicar em seu blog.
Item
|
Importância
|
A quem se destina
|
Efeito em seu blog
|
Metatag “description” |
Essencial
|
Todos
|
Mais visitas vindas do Google |
Página não encontrada |
Essencial
|
Todos
|
Manter o visitante em seu blog |
Redirecionamentos personalizados |
Importante
|
Intermediários
|
Manter o visitante em seu blog |
Arquivo robots.txt |
Refinamento
|
Experientes
|
Evitar conteúdo duplicado |
Tags de robôs no cabeçalho |
Refinamento
|
Experientes
|
Evitar conteúdo duplicado |
Links “nofollow” |
Importante
|
Todos
|
Evitar ser punido pelo Google |
ALT e TITLE em imagens |
Essencial
|
Todos
|
Mais visitas do Google Imagens |
Com os novos recursos, é possível fazer agora no Blogger otimizações de SEO que ajudarão a tornar seu blog ainda mais relevante aos olhos do Google.
Mas, lembre-se: a melhor técnica de SEO sempre será ter em seu blog conteúdo interessante, original e de qualidade.
É isso o que chama novos visitantes ao seu blog e que conquista backlinks de qualidade.
Todas as demais técnicas somente terão efeito se esta primeira regra for cumprida.
Espero que vocês tenham gostado e aproveitado bem esta série de artigos!
Para mim, foi uma experiência desafiadora, mas igualmente gratificante.
Quer deixar sua opinião sobre a série?
Basta deixar um comentário!