Gerenciando Blog - Um portal de Conteúdos Blog Blogger SEO no Blogger: Tags de robôs personalizadas
Blogger SEO

SEO no Blogger: Tags de robôs personalizadas

Neste artigo da série SEO no Blogger: novidades fantásticas, chegamos à funcionalidade mais técnica entre aquelas que foram disponibilizadas no pacote recente de alterações do Blogger.

Abordarei ao uso das tags de cabeçalho de robôs personalizadas (ou “custom robots header tags”, no original em inglês).

Trata-se de um refinamento de SEO, utilizado apenas em situações bastante específicas – e que deve ser utilizado com bastante cuidado.

Seu uso indevido pode causar o desaparecimento de seu blog dos resultados do Google.

Introdução

À medida em que os artigos da série SEO no Blogger: novidades fantásticas avançaram, foram sendo explorados recursos cada vez mais técnicos e específicos.

No artigo anterior, SEO no Blogger: Robots.txt personalizado, mostrei como você pode personalizar o arquivo que indica aos rastreadores do Google e outros buscadores como eles devem ser comportar em seu blog.

Este artigo mostra uma funcionalidade similar.

Tratam-se de tags que também indicam aos mecanismos de buscas como eles devem se comportar.

Mas, há algumas diferenças em relação ao arquivo robots.txt:

1 . Com as tags personalizadas, as características podem ser aplicadas para “tipos de páginas” e não por seu endereço.

Assim, é possível aplicar uma característica a todas as suas postagens de uma vez, por exemplo.

2. Você também pode utilizar as tags personalizadas diretamente em uma página específica, alterando apenas o seu comportamento.

3. As tags permitem uma gama bem maior de personalizações de comportamento que você pode determinar.

Você pode impedir, por exemplo, que seja oferecida a tradução de suas páginas.

Este é um recurso que possui uma aplicação bastante restrita.

A grande utilidade prática que vi nele é, mais uma vez, evitar que o Google indexe suas páginas em duplicidade, o que mostrarei logo mais.

Da mesma forma que o robots.txt, é necessário tomar o máximo cuidado ao alterar as definições das tags de robôs personalizadas.

O seu mau uso pode fazer com que as suas páginas deixem de ser exibidas nos resultados do Google, o que faria com que seu blog perdesse muitas visitas.


Por isso, só as altere se tiver certeza do que está fazendo.




1. Como utilizar as tags de cabeçalho de robôs personalizadas

1. Acesse http://www.blogger.com e informe seu usuário e senha se for solicitado.

2. Clique no nome de seu blog para acessar suas configurações.

3. Clique na opção “Configurações” / “Preferências de pesquisa”.

4. Clique em “Editar” na opção “Tags de cabeçalho de robôs personalizadas”.

 

5. Escolha a opção “Sim” para ativar a edição.

Para alterar, é só marcar as opções desejadas em cada grupo e clicar em “Salvar alterações” ao finalizar.

 



Antes de fazer qualquer alteração, leia a atentamente o próximo item.




2. Que informações eu posso alterar?

A primeira coisa que você deve notar é que há 3 grupos de opções, destacadas na imagem abaixo.

Cada grupo corresponde a um tipo diferente de página em seu blog.

 

1. Página inicial – Este é simples: trata-se da página principal do seu blog.

Em meu caso, é a página https://www.gerenciandoblog.com.br.

2. Páginas de arquivo e pesquisa – Aqui, se enquadram 3 tipos diferentes de páginas de seu blog.

3. Postagens e páginas – Aqui se incluem todas as suas páginas de artigos (por exemplo, https://www.gerenciandoblog.com.br/2012/03/seo-no-blogger-novidades-fantasticas.html) e também suas páginas estáticas (como https://www.gerenciandoblog.com.br/p/contato.html).

Também é importante entender o significado de cada opção que pode ser marcada nesses grupos.

As explicações vêm do próprio Google:

  • all (“todos”) – Indica que não há nenhuma restrição para essa página. É o valor padrão para todos os grupos. Ele indica que a página deve ser indexada normalmente.
  • noindex (“não indexar”) – Indica que as páginas com esse atributo não devem ser mostradas nos resultados de busca do Google. É o equivalente ao “disallow” que mostrei no artigo SEO no Blogger: Robots.txt personalizado.
  • nofollow (“não seguir”) Indica que o Google não analisará nenhum link dessa página, a fim de encontrar outros conteúdos de seu blog.
  • none (“nenhum”) – Tem o efeito somado de “noindex” e “nofollow”, o que significa que a página não será indexada e seus links não serão analisados pelo Google.
  • noarchive (“não arquivar”) – Impede que o Google guarde uma “fotografia” da página para que possa ser vista mesmo se a página não estiver mais no ar.
  • nosnippet (“não mostrar fragmento”) – Indica que o Google não deve mostrar o “fragmento” de texto que é mostrado como resumo nos resultados da busca.
  • noodp (“não ODP”) – Indica ao Google para não usar informações vindas do http://www.dmoz.org para essa página.
  • notranslate (“não traduzir”) – Impede que o Google ofereça a tradução do conteúdo dessa página.
  • noimageindex (“não indexar imagens”) – Indica ao Google para que as imagens dessa página não sejam indexadas.
  • unavailable_after (“indisponível depois de”) – Impede que a página seja mostrada nos resultados da busca depois de uma determinada data.

Pode parecer complicado à primeira vista, mas essas opções podem ser úteis em situações bastante específicas.

No entanto, há uma configuração que pode se aplicar a qualquer blog.

Trata-se de definir como “noindex” as “Páginas de arquivo e pesquisa”.

Essa configuração é válida para evitar que o Google indexe diversas vezes o mesmo texto de seu blog em páginas diferentes.

Veja, por exemplo, o resultado da busca que fiz no Google de um trecho de um artigo meu.

Note que o mesmo texto aparece duas vezes, uma no artigo original e outro no índice daquele mês.

 

Como sempre digo, o Google odeia texto duplicado, ainda mais se ele estiver dentro de seu próprio blog.

Por isso, o ideal é tomar uma ação para que suas páginas de índice não sejam mostradas nos resultados de busca.

Para isso, basta deixar a configuração da forma mostrada abaixo:

3. Como alterar as tags em páginas e postagem individuais

Além de você configurar as tags em conjuntos de páginas, conforme mostrei acima, também é possível que você as configure em páginas e postagens específicas de seu blog.

Por exemplo: no Gerenciando Blog, tenho dois índices diferentes, um em ordem alfabética, outro em ordem cronológica.

Não há motivo para que os dois sejam exibidos nos resultados de busca.

Por isso, posso deixar um deles como “noindex”.

Para isso, basta editar a página desejada e definir a opção desejada no painel à direta, no grupo “Tags de robôs personalizadas”.

Ao terminar, é só clicar em “Concluído” e depois em “Atualizar”.

4. Como saber se as alterações foram realizadas corretamente

Diferente da metatag Descrição, as informações mostradas neste artigo não ficam visíveis no código fonte da página.

Elas são enviadas juntamente com o cabeçalho HTTP da página, o que torna um pouco mais complicado visualizá-la.

Se você utiliza o Google Chrome, pode visualizar essa informação nas “Ferramentas para Desenvolvedores”, na pasta “Network”, embora não seja muito prático.

 

Encontrei um serviço online que mostra essa informação de forma mais simples.

Trata-se do http://web-sniffer.net.

Conclusão

Como citei no início do artigo, definir as tags de cabeçalho de robôs personalizadas é um nível já avançado em seu trabalho de SEO no Blogger.

Por isso, é indicado para usuários avançados, com conhecimento técnico suficiente para impedir que um descuido cause problemas graves.

Mas, ele também pode ser um diferencial para seu blog, na medida em que auxilia na remoção de conteúdo duplicado.

O Google agrade!

E você, já conhecia esse recurso?

Pretende utilizá-lo em seu blog? Deixe um comentário!

Sair da versão mobile