Ontem, 03/09, foi realizado na Impacta, em São Paulo, o tão esperado Show Day sobre Estratégias Digitais que estava sendo divulgado aqui no Gerenciando Blog. O evento foi apresentado pela premiada palestrante Martha Gabriel, que conseguiu apresentar o tema de maneira brilhante. Leia aqui um breve resumo sobre o evento. Minha expectativa para o evento não podia ser maior. Afinal, este foi o primeiro evento do gênero do qual eu participei. Por outro lado, eu tinha medo de me sentir um “peixe fora da água”. Grande parte do público era composta por profissionais de Propaganda e Marketing, e minha formação é estritamente técnica. Minha experiência com temas como SEO e estratégias de divulgação digital se resumia ao que aprendi nestes meses em que tenho me dedicado aos blogs. Mas, receios à parte, o evento foi sensacional! Foi como uma tempestade de novos conceitos e idéias, alguns dos quais eu mal sabia serem possíveis. Como o tempo era relativamente curto – o evento ocorreu das 9h00 às 18h00 – os temas não foram tratados de forma detalhada, mas com uma profundidade suficiente para me motivar a pesquisar mais sobre diversos dos assuntos. Grande parte do que foi mostrado foi focado em estratégias para divulgação digital de marcas e produtos. Trazendo isso para meu universo, é possível fazer bom uso dos conceitos com a finalidade de divulgar nossos blogs. Ainda irei escrever artigos específicos sobre alguns dos temas, mas já adianto alguns dos temas que mais me impressionaram: QRCodes – Se você ainda não ouviu falar sobre este assunto, prepare-se: esta promete ser uma das maiores coqueluches em breve. Você já imaginou como seria poder colocar “links” ou “botões” em objetos do mundo real? É isso que os QRCodes proporcionam. A imagem ao lado, por exemplo, é o link para o Gerenciando Blog. Realidade Mista – Este foi um dos temas que mais me impressionaram. Esse conceito engloba a “fusão”, em diferentes níveis, do mundo real e do virtual, por assim dizer. Impressionante o alcance que isso terá em nosso dia a dia! Redes Sociais – Confesso que passei a ver o Twitter com bons olhos após a apresentação. Sendo utilizadas da forma correta, as redes sociais podem ser um ótimo apoio para a divulgação do blog. “Link baits” – Numa tradução aproximada, tratam-se de “iscas” para chamar visitantes para seu site. Foram mostradas diversas idéias que podem ser exploradas para esse fim, algumas óbvias, outras surpreendentes. Marketing de Busca / SEO – Esse era o meu principal interesse no evento. A Martha é especialista no assunto e trouxe luz a diversos pontos obscuros. Você quer fazer sucesso no Google? Trate então de estar entre os 10 primeiros resultados da busca! Parece complicado? Pode ser, mas há dicas interessantes para auxiliar a conquista desse objetivo. Não vou me estender mais sobre os temas. Todos eles são muito interessantes e merecem ser melhor explorados. O evento foi excelente para isso: saí de lá com a cabeça fervilhando de idéias! Além de conhecer muito sobre os assuntos, outro ponto que chama atenção na apresentação da Martha é o entusiasmo que cada tema foi tratado. Merece também destaque a estrutura e a organização da Impacta Tecnologia. Me senti realmente privilegiado em poder participar de um evento desse porte. E aguardem novidades aqui no Gerenciando sobre novos eventos da Impacta. Já está sendo preparado um evento de 2 dias tratando unicamente do Google Analytics. Promete ser também ótimo!