Gerenciando Blog - Um portal de Conteúdos Blog Uncategorized Técnicas para preparar o café perfeito em casa
Uncategorized

Técnicas para preparar o café perfeito em casa

O Brasil é o país que mais consome café no mundo, com uma média de consumo de 6,4kg em 2023, segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). Em formato de cápsulas compatíveis Dolce Gusto, em bebidas como cappuccino ou até mesmo como ingrediente em doces e sobremesas, o café é companheiro fiel de muitas pessoas. 

Não é segredo para ninguém que as melhores produções de café brasileiro são exportadas para outros países. Ou seja, a qualidade dos grãos produzidos no Brasil é reconhecida mundialmente, e a popularidade cada vez maior do universo dos baristas faz com que os brasileiros busquem conhecer mais a fundo essa parcela de café direcionado para fora. 

Aqui você vai conhecer um pouco mais das principais técnicas de preparo de café que podem ser adaptadas para dentro de casa. Diferentemente do que muitos pensam, um café gourmet não precisa ser necessariamente caro e difícil de preparar, sendo necessário apenas uma atenção maior aos detalhes e uma pequena mudança de hábitos.

Características de um café de qualidade

Da mesma forma que acontece com bebidas maturadas, como whisky e vinho, o café pode adquirir características especiais de acordo com seu processo de produção. Existem inúmeras maneiras de avaliar os cafés, mas vamos destacar quatro elementos que estão presentes em todo café apto a ser considerado de qualidade.

Sabor e aroma

O gosto e cheiro de café podem ser sentidos de longe, e mesmo quem não é fã da bebida costuma apreciar esses elementos no ar. Um café de qualidade, seja em grão, moído ou já preparado como bebida, tem sabor e aroma específicos conforme o tipo de grão, principalmente após o preparo.

Temperatura e acidez

O café enquanto bebida, para ser apreciado com total qualidade, deve ser servido em temperatura adequada, respeitando sua acidez. Alguns tipos de café pedem mais água no preparo, enquanto outros funcionam melhor em uma dosagem concentrada, de forma a destacar a sua acidez na hora da degustação.

Maneiras de preparar café em casa obtendo o máximo potencial do produto

Assim como chás e bebidas derivadas de produtos naturais, o café tem diversas possibilidades de preparo, de maneira a intensificar ou suavizar seu sabor. O que não falta é inspiração por parte dos baristas (especialistas em café), para que você consiga preparar o melhor café em casa, conforme alguns exemplos que você acompanha logo abaixo.

Café coado

O café coado é a forma mais tradicional de preparo da bebida. É possível usar filtro de papel, coador de pano ou ainda máquinas industriais. A dica para obter um café de qualidade com essa técnica é evitar ferver a água, para não queimar o pó, e fazer uma primeira infusão para extrair as principais notas de sabor do produto.

Prensa francesa

A prensa francesa é uma técnica de preparo de café que vem ganhando cada vez mais popularidade. Com um pó mais espesso que o moído, usado no café coado, ela favorece o preparo de cafés com sabores e aromas diferenciados, além de ser uma experiência diferente para sair da rotina e começar o dia com um café de qualidade.

Café em cápsula

Com foco na praticidade e economia, hoje o café em cápsula está presente em residências, empresas e lojas. A dica é seguir sempre a recomendação de preparo do fabricante, utilizando quantidade adequada de água e acionamento dos botões conforme a cápsula. Outra vantagem é poder explorar diferentes sabores de cafés, apenas apertando um botão na cafeteira.

Café solúvel 

Sim, o café solúvel também pode oferecer excelentes experiências para quem aprecia um bom café. A técnica é parecida com a do café coado, evitando sempre ferver a água, fazendo uma pré-mistura e optando por marcas que utilizam grãos certificados. Explore adicionar em vitaminas de frutas como morango ou banana, ou combinar com especiarias como canela e cravo.

Sair da versão mobile