Fique por dentro das principais características de um dos testes psicológicos mais utilizados nos processos de recrutamento e saiba as vantagens desse método.
Para encontrar o talento ideal, testes psicológicos são cada vez mais utilizados por empresas de todos os tipos nos processos de recrutamento e seleção de candidatos.
Dessa forma, as organizações aumentam as suas chances de contratar profissionais com perfis mais adequados às vagas oferecidas, favorecendo a produtividade e o engajamento do profissional na empresa, além de reduzir turnover e demissões.
Um dos testes psicológicos mais vendidos e usados nesses processos seletivos no Brasil é o teste AC – teste de Atenção Concentrada.
Ficou interessado em entender um pouco melhor sobre essa prova de seleção? Então continue acompanhando este artigo e tenha uma boa leitura!
O que é um teste de Atenção Concentrada?
O Teste de Atenção Concentrada ou teste AC é um exame de recrutamento baseado em uma avaliação psicológica da concentração de um indivíduo em uma tarefa por um tempo determinado.
Esse teste procura reconhecer a capacidade de uma pessoa em focalizar, selecionar um alvo e manter a atenção nele dentre outros estímulos disponíveis. Em geral, são imagens de sequências de símbolos triangulares dispostas em uma folha.
Podendo ser aplicado em um candidato sozinho ou em grupo, o teste AC é de caráter qualitativo e quantitativo, e avalia o resultado final bem como o comportamento do candidato durante a situação de pressão que ele proporciona.
Diante do desempenho, o profissional de Recursos Humanos poderá analisar se o candidato corresponde ao perfil da vaga a qual ele concorre.
Benefícios do teste de Atenção Concentrada
Confira a seguir alguns dos principais benefícios desse modelo de avaliação psicológica nos processos de seleção e recrutamento de um profissional:
Demonstra melhor o nível de raciocínio lógico do candidato
Através do resultado final, do tempo que o candidato precisou para concluir a tarefa e do comportamento que ele apresentou durante o teste, o recrutador consegue analisar o patamar de raciocínio lógico do candidato de forma mais concreta.
Aumenta a probabilidade de montar uma equipe alinhada às metas da empresa
Diante do entendimento que esse teste proporciona sobre os candidatos e suas personalidades e, ao cruzar essas informações com as metas que a organização quer alcançar, se torna muito mais fácil montar uma equipe cujos valores e ambições correspondam com os da empresa.
Diminui o índice de rotatividade
O índice de rotatividade (turnover) diminui porque se torna mais fácil contratar profissionais que se identifiquem com o cargo que vão ocupar, montando equipes mais consistentes que, dessa forma, permanecerão naturalmente por mais tempo na empresa.
Como aplicar o teste de Atenção Concentrada?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que as condições de aplicação do teste de Atenção Concentrada devem ser as mesmas para todos os candidatos de uma mesma vaga.
Agora, veja a seguir algumas dicas importantes para aplicar esse teste de maneira a tirar um melhor proveito dele:
Defina se o teste será individual ou em grupo
O primeiro procedimento a ser tomado é estabelecer se o teste será feito individualmente ou em grupo.
Essa estratégia deve ser definida com base nas características que o cargo pede e no tipo de performance que deve ser avaliada.
Escolha um local apropriado
O ambiente escolhido deve impedir que interferências externas ao teste comprometam o foco do candidato. É preciso se certificar que a iluminação e a temperatura são adequadas, que não há barulhos ou estímulos visuais conflitantes.
Tendo esses pontos sob controle, a garantia de que o teste seja realizado com excelência e demonstre resultados fidedignos é maior.
Transmita tranquilidade ao candidato
É preciso fazer o possível para que o candidato entenda o teste e sinta-se seguro para fazê-lo, por isso, é preciso que ele saiba que a avaliação que irá fazer não é algo definitivo, mas apenas uma das etapas do processo de seleção.
Também é necessário esclarecer que não existe “certo ou errado”, mas sim que as questões apresentadas visam conhecer melhor a personalidade de cada indivíduo.
Como avaliar o teste de Atenção Concentrada?
Existem diversas maneiras de avaliar os resultados de um teste de Atenção Concentrada, e a forma escolhida para fazer isso deverá corresponder a demanda da empresa e as características dos cargos oferecidos.
Confira alguns exemplos:
Tempo de execução
Aqui é avaliado o tempo que o candidato usou para a realização do teste, sendo esse um dos indicadores da agilidade do indivíduo.
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Resultados obtidos
Aqui é avaliado o resultado final sobre quantas combinações de sequência-padrão foram encontradas no teste e essa determinação tem caráter qualitativo.
Comportamento durante o teste
Aqui é possível avaliar se um candidato consegue se manter calmo ou se fica agitado em situações de pressão, de acordo com a sua linguagem corporal durante o teste.
Faça testes psicológicos complementares
O teste de Atenção Concentrada é muito eficiente, mas não identifica todas as qualidades necessárias como dinamismo, proatividade, liderança ou disposição para conversar, por exemplo.
Por isso, testes complementares como teste DISC ou Quati, são importantes para avaliar os candidatos por diferentes olhares.
Importância da aplicação do Teste AC
O teste de Atenção Concentrada oferece aos recrutadores informações que são dificilmente identificadas em um currículo, entrevista individual ou até mesmo numa dinâmica de grupo, entretanto, a função desse teste não é a de rotular os candidatos ou impedir contratações.
O papel de qualquer teste psicológico dentro de uma empresa deve ser o de analisar e oferecer ferramentas para lidar com as múltiplas características de cada indivíduo.