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Uêba, Ocioso e Colmeia: Como ser Publicado?

O Uêba, o Ocioso e o Colmeia estão entre os agregadores de links mais conhecidos e visitados no Brasil. Justamente por esse motivo, eles têm um grande potencial para trazer visitas ao seu blog. Mas, como conseqüência, é bastante difícil conseguir publicar um link seu nessas ferramentas. Veja neste artigo algumas dicas que podem ajudá-lo nessa tarefa. Este artigo foi baseado em uma sugestão deixada em meu Skribit.  

Introdução

Em Divulgando seu blog: Sites de links, um dos primeiros artigos que escrevi aqui no Gerenciando Blog, eu já ressaltei a importância de sites como os citados no título deste artigo para divulgar seus artigos. Os agregadores de links são ferramentas importantes para a divulgação dos artigos que você escreve. Isso acontece porque esses sites já estão estabelecidos e recebem milhares de visitas todos os dias. O objetivo é que você aproveite essa audiência também para divulgar os seus artigos. Todos os agregadores têm uma característica em comum: os links recebidos são sempre analisados antes de serem publicados. É diferente do que ocorre em serviços como o diHITT, o Link Ninja e o 20 Minutos, por exemplo, em que todos os links enviados são publicados. Por isso, há cuidados especiais que você deve tomar para conseguir ser publicado.  

Minhas estatísticas

Eu também sou usuário desses serviços e envio para lá todos os artigos que escrevo no Gerenciando Blog e também alguns do TD Séries, meu outro blog. Abaixo vou mostrar quais foram os 3 artigos do Gerenciando Blog que mais visitas cada ferramenta me trouxe: Ocioso
Um banner para seu site de forma fácil – 876
QR Code: Divulgue seu Blog para Celulares – 589
Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio – 519 Uêba
Google Dashboard: seu Painel de Controle – 302
Plugins para o Windows Live Writer – 97
Por que os Blogs Morrem? – 89 Colmeia
Por que os Blogs Morrem? – 265
Um banner para seu site de forma fácil – 251
A Importância da Velocidade de suas Páginas – 226 Vocês podem notar alguns fatos interessantes:
1. Os artigos mostrados não são os mesmos em cada ferramenta. Na maioria dos casos, o artigo selecionado para publicação em uma ferramenta nem foi publicado nas demais.
2. O número de visitas vindo dos agregadores não chega a ser tão expressivo.   Para comparação, abaixo trago a lista dos artigos do TD Séries que mais receberam visitas vindas dos agregadores: Ocioso
Doomsday e a Morte do Superman – 2.643
O que esperar dos seriados de TV em 2010 – 1.356
Superman – O Homem de Aço – 896 Uêba
Seriados Inesquecíveis: Heroínas e Super Heroínas – 1.177
Virtuality – 294
Caprica – Episódio 0100 – “Pilot” – 283 Colmeia
Seriados Inesquecíveis: Famílias – 477
Doomsday e a Morte do Superman – 312
“Dexter – A Mão Esquerda de Deus” – 228 O que se nota:
1. Novamente, os artigos são diferentes em cada agregador.
2. O número de visitas recebido nesses artigos é maior do que os do Gerenciando Blog.
3. No caso do TD Séries, o Uêba trouxe mais visitas que o Colmeia, o que não aconteceu no Gerenciando Blog.   No quadro abaixo, eu mostro o total de visitas recebido em cada blog, vindo de todos os artigos que já publiquei nas três ferramentas. Na última coluna, mostro o quanto essas visitas representam com relação ao total de visitas já recebidas nos meus blogs:

  Ocioso Uêba Colmeia % Total
Gerenciando Blog 4.837 798 2.867 12%
TD Séries 8.733 3.071 1.925 10%

As conclusões:
1. A eficiência da divulgação nos agregadores é diferente para cada blog.
2. As visitas vindas desses mecanismos são significativas, mas não são a principal fonte de visitas para os blogs.   Para encerrar esta seção dos artigos onde mostro as estatísticas das ferramentas, sugiro a leitura do artigo Ocioso: A importância desse agregador para os blogueiros iniciantes, escrito pelo Alexandre em seu blog Concentrado na Informação. Você notará que ele conseguiu um resultado ainda melhor com a divulgação de seus artigos no Ocioso, obtendo em torno de 7.000 visitas com seus artigos mais populares na ferramenta.  

Conclusões sobre as estatísticas

Com as estatísticas, minha intenção era mostrar alguns pontos importantes: 1. Como a seleção dos artigos para publicação nessas ferramentas é manual e feita por pessoas diferentes, não há como garantir que um artigo seu seja publicado nelas. Também é natural que um artigo seja selecionado para uma delas e não seja para outras. 2. Somente o fato de ser publicado não garante que você receberá milhares de visitas vindas dessas ferramentas. O sucesso da divulgação é muito afetado pela posição em que você aparece nos agregadores. Da mesma forma que acontece com os resultados do Google, os artigos posicionados no início da página receberão muito mais visitas. Tomando como exemplo os links publicados no Ocioso no dia 10/04: o primeiro link da lista recebeu 18.157 visitas, enquanto o último apenas 190. 3. O tema dos artigos afeta muito as chances de publicação e o número de visitas recebidas. Um blog com foco mais restrito como o Gerenciando Blog, cujos artigos interessam apenas para quem possui um blog ou site, tem a tendência a ser menos favorecido do que um blog que possua artigos de interesse geral. 4. Embora seja um mecanismo de divulgação importante, dificilmente os agregadores serão a fonte principal de visitas para o seu blog. O resultado costuma ser pontual, ou seja: o aumento de visitas ocorrerá apenas no dia da publicação – embora isso possa ser importante para trazer novos leitores, como falarei mais adiante. Por isso, os esforços referentes à otimização do seu blog para mecanismos de busca, por exemplo, nunca podem ser deixados de lado.  

Como ser publicado?

Como citei acima, não há técnicas infalíveis para conseguir que seu conteúdo seja publicado no Uêba, Ocioso ou Colmeia. No entanto, há algumas dicas que podem aumentar as suas chances: 1. Escreva conteúdo de qualidade – Esta é a dica mais óbvia, mas também a que funciona melhor. Como os agregadores mais conhecidos recebem centenas de links para analisar todos os dias, é natural que eles escolham aqueles que possuem melhor qualidade para a publicação. Outra importância de escrever bem se dá quando o visitante vindo daquelas ferramentas chega ao seu site: se o seu artigo for realmente bom, é grande a chance de que ele volte a visitar seu site ou mesmo torne-se um assinante de seu feed. É uma ótima oportunidade para conquistar novos leitores! Já se seu artigo for ruim, dificilmente o leitor voltará. 2. Cadastre conteúdo original – Outra dica óbvia, mas também importante: dificilmente você conseguirá divulgar nesses agregadores um conteúdo que você tenha copiado de outro site e publicado em seu blog. Além disso, não custa lembrar: plágio é crime. 3. Leia as recomendações de cada ferramenta – Na própria página de envio de links das ferramentas há uma série de recomendações para o envio de links. Parece outra dica óbvia, mas muitas pessoas não lêem essas recomendações e não entendem porque seus links nunca são publicados. É importante lê-las com atenção. 4. Cadastre seu artigo com um título e imagem atrativos – Quando você publica o seu link, precisa escrever um título que chamará a atenção dos leitores. Antes mesmo disso, o título precisa chamar a atenção de quem está avaliando o seu link para publicação. Isso é realmente importante: se o título que você cadastrar na ferramenta não for interessante, provavelmente seu site nem será visitado pelo avaliador. O mesmo vale para a imagem cadastrada, que deve ser interessante e ter relação com o tema de seu artigo. 5. Estude os artigos já publicados – Como você já deve ter percebido, cada um desses agregadores possui regras específicas e seleciona tipos diferentes de artigos. A melhor forma de entender quais são os artigos com maiores chances de serem publicados é avaliar os artigos que são publicados diariamente. Para isso, nada melhor do que visitar os agregadores e verificar o título e conteúdo dos artigos publicados, especialmente aqueles que estão nas primeiras posições. Isso mostrará a você qual tipo de conteúdo interessa a cada agregador. 6. Divulgue os agregadores em seu blog – Os 3 agregadores citados possuem em suas páginas selos ou banners que você pode colocar em seu blog para divulgá-los. Apesar disso não ser obrigatório, com certeza ajuda seus artigos a serem selecionados. Outro efeito positivo é que você ajuda a aumentar a visibilidade dos agregadores, o que é benéfico para os links postados neles.  

Mais informações

Como este tema é bastante interessante, já foram escritos ótimos artigos sobre ele. Abaixo cito alguns que trarão informações adicionais a você:

 

Conclusão

Caso você já tenha conseguido divulgar seu artigo no no Uêba, Ocioso e Colmeia, sabe do impulso que esses agregadores podem dar ao seu blog. Se ainda não os utiliza, está perdendo uma ótima oportunidade para divulgar seus artigos e conseguir mais visitas para o seu blog. Abaixo está o link em cada ferramenta para cadastrar seus artigos:

Caso você já envie seus links mas ainda não conseguiu ser publicado, não desanime. Leia as dicas deste artigos e dos outros que indiquei e avalie se não está cometendo algum deslize. E continue enviando seus links. Enquanto isso, não despreze os demais agregadores. Existem muitas outras opções interessantes, que normalmente trazem menos visitas em cada artigo, mas por outro lado são mais fáceis de conseguir a publicação. Em resumo: você pode conseguir mais visitas no total, justamente por conseguir publicar mais links. Na área Links úteis para gerenciar seu blog eu mantenho uma lista dos agregadores que utilizo, ordenados pelo número total de visitas que eles me trazem.   E você, já conseguiu divulgar seus artigos nestes agregadores? Deixe seu comentário!

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