Introdução
Aqui no Gerenciando Blog, já escrevi alguns artigos sobre o Windows Live Writer (WLW):
Em minha opinião, trata-se da melhor ferramenta disponível para você escrever os artigos do seu blog. Ela é gratuita, fácil de utilizar e possui diversos recursos interessantes para facilitar seu trabalho e melhorar a qualidade de seus artigo. Fazia algum tempo que o Windows Live Writer não recebia alterações realmente significativas por parte da Microsoft. Agora, foi lançada uma versão beta do que será o novo Windows Live Writer. Se você não conhece o termo, uma versão beta é uma versão que ainda não está 100% testada e pronta para o público final. Por isso, ela ainda pode conter pequenos erros que estarão corrigidos na versão final. Já estou utilizando essa versão beta há cerca de duas semanas e estou escrevendo este artigo para compartilhar com vocês minha avaliação sobre a nova versão. Cabe a você decidir se já é hora de atualizá-la ou se vale a pena esperar pela versão final.
Instalando a versão beta
Uma observação importante: o Windows Live Writer faz parte do pacote de aplicativos Windows Live Essentials da Microsoft. Por isso, ao atualizar o WLW, você atualizará também os outros aplicativos desse pacote que estão instalados em seu computador, como o Live Messenger e o Live Mail. Para instalar a nova versão, basta acessar http://explore.live.com/windows-live-essentials-beta e seguir as instruções. A instalação é bastante simples e não apresentou problema nenhum em meu caso. Outro ponto positivo é que os blogs que já estavam configurados na versão anterior funcionaram normalmente na versão beta.
Novo visual
Já ao entrar no novo Windows Live Writer, você perceberá uma grande diferença: um visual totalmente renovado, utilizando os “ribbons” (botões diferenciados na barra de ferramentas, conceito lançado no Office 2007).
Inserir Emoticon
Uma nova funcionalidade da versão beta do Windows Live Writer é a possibilidade de inserir emoticons (como estes aqui:
Carregar todas as postagens
Ao abrir os posts de seu blog na versão anterior do Windows Live Writer, só era possível carregar para edição as últimas 500 postagens. Nesta versão beta, é possível carregar todas elas.
Ausência do Painel de Tarefas
A antiga versão do Windows Live Writer possuía o Painel de Tarefas, que ficava à direita do artigo que estava sendo escrito. Ele apresentava opções diferentes de acordo com o objeto selecionado em seu artigo. Na versão beta, ele não existe mais. A razão para isso é que agora as opções referentes ao conteúdo selecionado são mostradas numa aba especial na barra de ferramentas. Veja abaixo a aba que é mostrada ao selecionar uma imagem, por exemplo. Nessa aba estão todas as opções para você trabalhar com uma imagem, para tornar seu trabalho mais rápido.
Alterações menores
1. Ao inserir um hyperlink, o conteúdo da área de transferência é automaticamente trazido como sugestão de endereço. Isso quer dizer que, se você acabou de copiar o endereço de uma página da web, esse endereço aparecerá automaticamente na caixa “Endereço Web”, facilitando seu trabalho.
Bugs
Agora, os pontos negativos. Durante o uso da ferramenta, encontrei alguns erros que não são críticos, mas podem atrapalhar um pouco o trabalho: 1. As combinações de teclas CTRL+N ou CTRL+B não estão funcionando para deixar a fonte em negrito. Isso só pode ser feito através do botão na barra de ferramentas. 2. A lista de rascunhos recentes no menu principal não está funcionando corretamente e não exibe os últimos rascunhos salvos na ferramenta.
Conclusão
Fora seu visual – realmente inovador em relação à versão anterior – não houve alterações significativas nesta versão beta do Windows Live Writer. No entanto, o fato de não haver bugs impeditivos para o seu uso tornam a versão beta do WLW interessante para quem quer experimentar as novidades antes que elas se tornem oficiais. E você, já está utilizando a nova versão do Windows Live Writer? Encontrou alguma nova funcionalidade que não citei na lista? Deixe sum comentário com sua opinião!