Introdução
Muitos não imaginam que isso exista: a Wayback Machine é um serviço que armazena as diversas versões de sites da internet desde que o serviço foi criado, em 1996. Isso pode ser útil em situações como as que descrevi no início deste artigo. Ou, pode ser apenas uma forma curiosa para você relembrar como era o seu blog (ou qualquer outro site que você imaginar) em determinada época. Um exemplo curioso: para saber como era a página inicial do Google em 1998, basta visitar http://web.archive.org/web/19981202230410/http://www.google.com/.
Utilizando a Wayback Machine
Usar o serviço é muito simples: basta visitar a página http://www.archive.org/web/web.php, digitar o endereço desejado e clicar em “Take Me Back” (“Leve-me de volta”).
-
Quantas vezes o site foi armazenado na ferramenta (no caso do Gerenciando Blog, foram 3 vezes).
-
A data da versão mais antiga que há na ferramenta (em meu caso, 22/06/09).
-
Uma barra mostrando os anos, onde são colocadas barras verticais nos anos em que há versões capturadas.
-
Um calendário de meses daquele ano, destacando em negrito o dia em que há uma versão capturada.
As limitações
Para um serviço desse porte, há algumas limitações compreensíveis:
-
Normalmente, demora de 6 meses a 2 anos para que uma versão antiga seja mostrada no índice. Assim, é bastante provável que as versões mais recentes das páginas datem do final de 2010.
-
Nem todos os sites e blogs são armazenados pela ferramenta. As dicas que eles dão para que seu site apareça é estar listado no diretório Dmoz ou possuir links em sites de grande popularidade.
-
Você não controla quando sua página será armazenada. Isso é feito regularmente pela Wayback Machine, que possui seus critérios próprios para definir isso.
Conclusão
Seja pelo lado curioso ou pelo lado útil, a Wayback Machine é um recurso interessante. Ele ainda pode ser de grande valia para você. Se não for por isso, será uma forma interessante de ver como os seus sites favoritos evoluíram ao longo do tempo. Você já conhecia a Wayback Machine? Deixe um comentário!